Estou triste, inseguro, desanimado, sem prazer com nada, tem dias que eu não sinto nd, nem sentimento.

10 respostas
Estou triste, inseguro, desanimado, sem prazer com nada, tem dias que eu não sinto nd, nem sentimento. Meus amigos estão se afastando de mim e meus irmãos, pq pensam que sou chato e desanimado, eu não tenho vontade de conversar e nem de sorrir, pareço anti-social, isso é a depressão?
Olá, esses sintomas que vc descreveu podem sim compor um quadro depressivo, porém para se chegar de fato nesse diagnóstico é preciso investigar a situação com calma. Aspectos como: qual o momento de vida que vc está vivendo, a quanto tempo vc está se sentindo desta maneira, o que vc faz quando se percebe assim, etc., são fundamentais para uma avaliação do seu caso. Se é depressão, uma crise existencial, angústia, tristeza ou oitra coisa, apenas um profissional especializado poderá dizer. Sugiro que vc procure ajuda de um psicólogo e/ou de um psiquiátra que te ajude a compreender o seu momento e pense junto contigo qual a melhor forma de tratamento.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá, muitos dos sintomas que descreve podem fazer parte de um quadro depressivo. Com certeza mesmo quando acredita que nem tem sentimentos, eles estão presentes ... Apenas não está se reconhecendo no atual momento. Há um estranhamento, essa situação é nova em sua vida.
Recomendo que procure um psiquiatra para avaliação, se necessário irá prescrever medicações que poderão lhe auxiliar muito.
É essencial o acompanhamento psicológico , a medicação irá atenuar os seus sintomas e o espaço da psicoterapia lhe ajudará a encontrar as causas de seu sofrimento.
É possível. De todo modo, antes de nomearmos, o mais importante para mim é olhar para o seu sofrimento, seu contexto, relações e histórias que são o fundo para o surgimento desse sintoma.
Entendo a depressão/dessensibilização (diminuição do contato com o que sente) como um ajustamento criativo que é construído para lidar quando algo está muito ruim ou difícil. A terapia pode lhe ajudar a cuidar de você nesse momento e aprofundar, com suporte emocional, no que está difícil.
O diagnóstico de depressão deve ser feito com cuidado. Mesmo que você descreva os sintomas, é preciso olhar caso a caso, como estes se relacionam com sua vida. Desse modo, seus sintomas deixam de serem meros sintomas e, assim, ficarão melhor articulados com sua história.
Pode sim ser depressão.... para diferenciar depressão de tristeza, levamos em consideração, dentre outros aspectos, duração, intensidade, causas e repercussões na qualidade de vida.

Somente um profissional habilitado será capaz de avaliar o seu caso especificamente. Mas não deixe de procurar ajuda. Com psicoterapia, medicação ou ambos, certamente você conseguirá superar seus sintomas e se sentir mais disposto e motivado.
Olá! Independentemente de ser ou não depressão, as emoções e comportamentos que você descreve estão trazendo sofrimento e afetaram sua qualidade de vida. Às vezes não é tão simples identificar sozinho e modificar aquilo que está causando essa situação. Além disso, esse afastamento das pessoas próximas pode agravar o problema. Procure um psicólogo ou psiquiatra. O psicoólogo pode ajudar a entender o que está acontecendo, te ajudar a lidar com essas emoções e comportamentos. O psiquiatra pode receitar algum remédio para alívio dos sintomas, caso necessário. Abraços.
Pode ser depressão, porém para ter certeza é preciso fazer uma avaliação com um psicólogo, para identificar se é apenas um momento depressivo em virtude de acontecimentos recentes, ou se já configura uma depressão de fato, tendo em vista que a depressão possui diversos graus e nos casos moderados ou graves, a medicação pode ser uma grande aliada. Portanto, deverá ser analisado sintomas físicos, emocionais, duração, frequência e situações que ocorrem.
O sintomas que descreveu são sim de um quadro depressivo, mas para saber se é mesmo uma depressão é necessário observar ha quanto tempo você se sente assim, se aconteceu algo que te deixou assim (pode ser passageiro). Se você já esta se sentindo desse jeito há algum tempo e não perceber melhora, busque ajuda.
Olá, pelo que descreve é possível esses sintomas serem depressão, pense na possibilidade de fazer uma avaliação com um psicólogo ou psiquiatra. Espero ter ajudado.
É possível sim... procure um psiquiatra para avaliar, diagnosticar e medicar. O tratamento com psicólogo também é essencial. A psicoterapia poderá ajudar na questão da insegurança, relacionamento social, além de identificar as causas da tristeza e desanimo.

Especialistas

Adriana Garbin

Adriana Garbin

Psicólogo

Cascavel

Nadir Lara Junior

Nadir Lara Junior

Psicanalista, Psicólogo

Curitiba

Agendar uma visita
Thiago Cantisano

Thiago Cantisano

Psicólogo

Rio de Janeiro

Isaac Ferro

Isaac Ferro

Médico de família

Imbituba

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1144 perguntas sobre Depressão
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.