Estou tomando Tapazol 10 mg 1 ao dia , já fazem 2 meses , mas agora comecei a sentir tonturas. Isso

2 respostas
Estou tomando Tapazol 10 mg 1 ao dia , já fazem 2 meses , mas agora comecei a sentir tonturas.
Isso é normal?
Tontura é um sintoma que pode ter vários significados, mas é um pouco improvável ser um efeito colateral da medicação. Você já fez exames de controle após iniciar o Tapazol? A dose pode estar mais alta ou mais baixa que o necessário. Ou pode ser algo totalmente não relacionado, como uma labirintite. Você precisa ser reavaliado pelo endocrinologista para ter uma ideia melhor.

Sentir tonturas após iniciar um tratamento com Tapazol (metimazol) pode ser uma experiência desconfortável e preocupante. O Tapazol é comumente prescrito para tratar o hipertireoidismo, uma condição na qual a tireoide produz hormônios em excesso. Embora seja eficaz na redução da produção desses hormônios, como qualquer medicamento, o Tapazol pode ter efeitos colaterais.

Tonturas não são os efeitos colaterais mais comuns do Tapazol, mas isso não significa que não possam ocorrer. Cada pessoa reage de maneira diferente aos medicamentos, e o que é uma reação rara para um pode ser uma experiência mais direta para outro. Além disso, as tonturas podem ser influenciadas por vários fatores, incluindo ajustes nos níveis hormonais, interações com outros medicamentos que você possa estar tomando, ou até mesmo outras condições médicas não relacionadas ao tratamento do hipertireoidismo.

Diante disso, é importante abordar suas preocupações com seu médico. Uma avaliação detalhada pode ajudar a determinar se as tonturas são de fato um efeito colateral do Tapazol ou se há outra causa subjacente que precisa ser investigada. Seu médico pode considerar ajustar a dose do medicamento, sugerir alternativas de tratamento ou investigar outras causas potenciais para suas tonturas.

Na medicina integrativa, além do tratamento convencional para o hipertireoidismo, pode-se explorar abordagens complementares para gerenciar os sintomas e melhorar o bem-estar geral. Isso pode incluir ajustes na dieta, técnicas de relaxamento para gerenciar o estresse (que pode agravar as tonturas), e exercícios físicos adequados, sempre sob orientação profissional.

Lembre-se, a comunicação aberta com seu médico é fundamental. Relatar todos os seus sintomas e preocupações permite que o profissional tenha uma visão completa da sua saúde, facilitando a identificação da melhor abordagem de tratamento para você. O objetivo é não apenas tratar o hipertireoidismo, mas também garantir sua qualidade de vida durante o processo.

Dra. Caroline Oliveira - CRM/SP 189586, Medicina Integrativa, com foco em Endocrinologia e Nutrologia.