Estou tomando sertralina de 100mg a 37 dias, comecei tomando 50 mg durante um mês. Sinto muito angústia

14 respostas
Estou tomando sertralina de 100mg a 37 dias, comecei tomando 50 mg durante um mês. Sinto muito angústia e um pouco de rejeição ao bebe ainda. Já era pra ter diminuido esses sintomas ou eles vão sumindo aos poucos? Estou com depressão pós parto.
A medicação não dará conta de "retirar" todos seus sintomas, pois o que foi nomeado como depressão pós parto é o sentido que você está atribuindo à sua experiência com a maternidade, que pode estar manifestando-se como rejeição ao bebê, entre outras características.
Além da medicação, falar sobre isso em um local seguro, com um profissional de sua confiança poderá lhe ajudar a elaborar o que está sentindo e vivendo.

Olá! A tendência é que haja uma gradativa diminuição dos sintomas. Vale aqui ressaltar que a depressão pós parto não possui uma única causa.São fatores biológicos, psicológicos e sociais envolvidos. A variação hormonal da gravidez para o período pós parto é um fator importante e com sua estabilização as alterações no humor vão melhorando. Assim como as causas são diversas o tratamento também é múltiplo.Nos casos de depressão pós parto é fundamental uma rede de apoio familiar e de amigos. É recomendado iniciar sessões de psicoterapia o mais breve possível. A prática de atividade física e alimentação balanceada também são aconselhadas. Espero ter ajudado, um grande abraço!
Olá! Acredito que a medicação tem um resultado lento. A depressão pós parto é muito delicada, porque além da alteração hormonal você vive um momento único que favorece tantos pensamentos em forma de perguntas que podem gerar medo e angústia, como vc falou. Sugiro busque ajuda daqueles que estão próximos de vc . Caso ainda não tenha pensado em uma ajuda com um profissional da psicologia sugiro que busque. Entendo que a junção psicoterapia e a medicação que está tomando vão favorecer muito. Outra coisa vc pode tambem voltar ao seu médico e contar a ele o que está acontecendo em relação ao que ainda continua sentindo. Espero ter te ajudado.
Obrigada pela atenção e confiança.
A medicação leva certo período para trazer alívio de alguns sintomas, contudo não atua no entendimento do momento em que estás vivendo, o qual, muitas vezes, vem repleto de sentimentos contraditórias, desregulação de emoções, pensamentos automáticos que geram desconforto, entre tantos outros desafios que a maternidade nos coloca. A rede de apoio é fundamental nesse processo, mas algumas pessoas tem dificuldade de entender toda a contradição de emoções provocadas pela chegada de um filho/a. Nesse sentido, a psicoterapia pode auxiliar, por criar um espaço de escuta e acolhimento, bem como de regulação emocional para lidar com as transformações que vem acontecendo em sua vida... Bom poder compartilhar contigo essas palavras, como forma de apoio e incentivo. Um Abraço, Jamile Peixoto Pereira, Psicóloga e Terapeuta Sexual
Olá, mamãe!!
Você está fazendo Psicoterapia em conjunto a medição??
Seria algo imprescindível, você não acha? Ter um espaço seu para reorganizar as suas emoções e ter mais autossuporte para não desaguar tanto em seu corpo.

Abraço!!
A medicação é um dos fatores que pode te beneficiar. Terapia EMDR é uma abordagem psicológica que pode identificar e tratar possíveis traumas relacionados ao que você está passando com mais objetividade.
Olá, você está fazendo acompanhamento com qual especialista?
Porque pelo que entendi você não está fazendo acompanhamento psicológico, é muito importante que você procure um psicólogo, e comece a psicoterapia para poder entender e lidar com as emoções.
Olá!

Essa condição pós-parto é bem delicada, mas é preciso aguardar um pouco até que seu organismo “entenda” a medicação que está recebendo.

É importante que você busque apoio e converse com a sua família para que possam estar sempre alerta a esse seu momento.

Caso não haja melhora significativa e/ou intensificação dos sintomas, volte ao seu médico para pensarem em outras estratégias. Procure também um psicólogo, ele vai te ajudar a resignificar e fazer a transição deste momento que está vivendo.

Espero ter ajudado!
Abraços, Cláudia Bispo
Psicóloga e Neuropsicóloga
Olá! A Sertralina começa a fazer efeito em 7 dias, mas vai depender de cada organismo. Normalmente com um tempo os sintomas vão diminuindo, porém caso não melhore é necessário retornar ao seu Psiquiatra para fazer uma nova avaliação. O acompanhamento psicológico é fundamental para elaborar esse momento difícil, nesse caso é recomendado que associe medicação e psicoterapia para eficácia do tratamento. Espero ter ajudado, abraço!
Deve estar sendo muito difícil para você passar por tudo isso. Entendo sua ansiedade para ver resultados efetivos, diminuição dos sintomas.
O ideal seria que você fizesse psicoterapia associada ao tratamento com remédio.
Se isso não for possível,no momento, sugiro que você procure grupos de mães que enfrentam ou enfrentaram o mesmo problema.
É muito importante falar sobre o que se sente sem ser julgada e ser compreendida e acolhida neste momento.
Estou à disposição para esclarecer outras dúvidas.
Olá! Há que ter paciência para que a medicação aja no seu organismos para diminuir alguns sintomas relativos à depressão pós-parto. Mas mais importante que ter apoio químico, é ter amparo psicológico. Entender o seu contexto emocional e trabalhar no sentido de elucidar possíveis causas de seu atual e transitório estado.
Que bom que você já buscou ajuda médica e tá medicada ! É um passo importante para melhora dos sintomas! No entanto, a medicação apenas sem o acompanhamento psicoterapeutico pode não ter o resultado que você espera pois, a depressão é mt influciada pela nossa percepção, ou seja, com a forma que encaramos e lidamos com os eventos que ocorrem em nossa vida e a psicoterapia tem um papel importante na mudança das percepções disfuncionais.
Olá!
A depressão pós parto é um quadro que pode durar muito mais do que algumas semanas e apresentar emoções muito mais intensas, severas e duradouras. O tratamento é medicamentoso e psicoterápico, tente iniciar o quanto antes, assim conseguirá gerenciar seus sintomas e aproveitar seu bebê.
Fique atenta pois a depressão pós parto quando não tratada pode aumentar o risco de apresentar futuros episódios de depressão maior.
Cuide-se...e espero ter ajudado a esclarecer sua dúvida!
Estou à disposição!
Abraço.
Um excelente psiquiatra disse em sua palestra: REMEDIO NAO CURA CONFLITOS. Procure um competente psicoterapeuta para fazer o tratamento que voce precisa urgentemente.