Estou tomando Ritalina faz duas semanas e de efeito colateral só senti maior agitação e tremores. Ma

3 respostas
Estou tomando Ritalina faz duas semanas e de efeito colateral só senti maior agitação e tremores. Mas iniciei com a Sertralina faz menos de uma semana e estou me sentindo péssima, cansaço excessivo, desmotivação, pensamentos negativos, dissociação, confusão mental, dor de cabeça constante, falta de apetite, sinto como se estivesse dopada, não consigo pensar direito nem entender o que está ao meu redor, muito aérea e desatenta, não sinto vontade de fazer nada. Tenho depressão desde a infância e senti agravamento do quadro com o medicamento. Sei que é comum efeitos colaterais no início do tratamento, mas estou muito preocupada, nunca tinha ficado tão confusa. É normal tudo isso? Vai passar?
Tanto minha experiência de 37 anos em Psiquiatria quanto estudos sobre a queixa de sintomas tipicamente depressivos, com uso de antidepressivos, sugerem que isto não ocorra. O mais frequente é que, simplesmente, a depressão teria piorado de qualquer forma e coincidiu com o início do remédio - no caso de uma pessoa que tem depressão desde a infância, trata-se de uma explicação mais do que suficiente. Em alguns casos, pode ocorrer efeito nocebo - o posto do efeito placebo: a pessoa tem alguns sintomas de efeitos colaterais, geralmente físicos, que a deixam angustiada e vivencia isto como uma piora do quadro depressivo. Menos de uma semana de sertralina, mesmo que associada à Ritalina* (metilfenidato), que também tem um leve efeito antidepressivo, não é suficiente para que ela tenha agido. Além disto, a dose inicial de sertralina é insuficiente para grande parte das pessoas, havendo necessidade de ajustes, após algumas semanas de uso. Converse com seu psiquiatra, pois você est[a sofrendo e talvez ele consiga dar uma orientação que ajude você.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Os sintomas intensos que você está sentindo não são esperados com a sertralina e a Ritalina. A sertralina geralmente leva algumas semanas para começar a fazer efeito, e a dose inicial é suficiente. É importante conversar com seu psiquiatra sobre esses sintomas. Ele poderá ajustar seu tratamento e ajudar você a se sentir melhor. Não hesite em buscar orientação médica, especialmente se os sintomas forem intensos.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 500
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
Olá! Você acabou iniciando duas medicações praticamente ao mesmo tempo, e assim fica difícil saber qual delas está ajudando ou causando algum problema. É importante deixar claro, também, que algumas pessoas não respondem bem a antidepressivos, ou podem ter efeitos como aumento de ansiedade ou dificuldade para dormir no começo. Mas se os sintomas de depressão estão piorando, isso não é normal. Por isso, é importante você falar com seu psiquiatra sobre o que está sentindo. Existem outras classes de medicações que podem ser usadas nesses casos. Outra coisa importante é tratar a depressão primeiro. Isso porque sintomas de depressão podem parecer com sintomas do TDAH, como falta de atenção, ou o próprio desinteresse que pode ser confundido com procrastinação. E se começarmos a usar um remédio para TDAH enquanto você ainda está com depressão, pode piorar alguns sintomas; será que é o seu caso? Então, é importante tratar uma coisa de cada vez, seguindo a ordem certa. Abraço!
Te convidamos para uma consulta: Telemedicina - primeira consulta - R$ 500
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 2624 perguntas sobre Cloridrato De Sertralina
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.