Estou tomando Ritalina faz duas semanas e de efeito colateral só senti maior agitação e tremores. Ma

3 respostas
Estou tomando Ritalina faz duas semanas e de efeito colateral só senti maior agitação e tremores. Mas iniciei com a Sertralina faz menos de uma semana e estou me sentindo péssima, cansaço excessivo, desmotivação, pensamentos negativos, dissociação, confusão mental, dor de cabeça constante, falta de apetite, sinto como se estivesse dopada, não consigo pensar direito nem entender o que está ao meu redor, muito aérea e desatenta, não sinto vontade de fazer nada. Tenho depressão desde a infância e senti agravamento do quadro com o medicamento. Sei que é comum efeitos colaterais no início do tratamento, mas estou muito preocupada, nunca tinha ficado tão confusa. É normal tudo isso? Vai passar?
Tanto minha experiência de 37 anos em Psiquiatria quanto estudos sobre a queixa de sintomas tipicamente depressivos, com uso de antidepressivos, sugerem que isto não ocorra. O mais frequente é que, simplesmente, a depressão teria piorado de qualquer forma e coincidiu com o início do remédio - no caso de uma pessoa que tem depressão desde a infância, trata-se de uma explicação mais do que suficiente. Em alguns casos, pode ocorrer efeito nocebo - o posto do efeito placebo: a pessoa tem alguns sintomas de efeitos colaterais, geralmente físicos, que a deixam angustiada e vivencia isto como uma piora do quadro depressivo. Menos de uma semana de sertralina, mesmo que associada à Ritalina* (metilfenidato), que também tem um leve efeito antidepressivo, não é suficiente para que ela tenha agido. Além disto, a dose inicial de sertralina é insuficiente para grande parte das pessoas, havendo necessidade de ajustes, após algumas semanas de uso. Converse com seu psiquiatra, pois você est[a sofrendo e talvez ele consiga dar uma orientação que ajude você.

Os sintomas intensos que você está sentindo não são esperados com a sertralina e a Ritalina. A sertralina geralmente leva algumas semanas para começar a fazer efeito, e a dose inicial é suficiente. É importante conversar com seu psiquiatra sobre esses sintomas. Ele poderá ajustar seu tratamento e ajudar você a se sentir melhor. Não hesite em buscar orientação médica, especialmente se os sintomas forem intensos.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 500
Olá! Você acabou iniciando duas medicações praticamente ao mesmo tempo, e assim fica difícil saber qual delas está ajudando ou causando algum problema. É importante deixar claro, também, que algumas pessoas não respondem bem a antidepressivos, ou podem ter efeitos como aumento de ansiedade ou dificuldade para dormir no começo. Mas se os sintomas de depressão estão piorando, isso não é normal. Por isso, é importante você falar com seu psiquiatra sobre o que está sentindo. Existem outras classes de medicações que podem ser usadas nesses casos. Outra coisa importante é tratar a depressão primeiro. Isso porque sintomas de depressão podem parecer com sintomas do TDAH, como falta de atenção, ou o próprio desinteresse que pode ser confundido com procrastinação. E se começarmos a usar um remédio para TDAH enquanto você ainda está com depressão, pode piorar alguns sintomas; será que é o seu caso? Então, é importante tratar uma coisa de cada vez, seguindo a ordem certa. Abraço!
Te convidamos para uma consulta: Telemedicina - primeira consulta - R$ 500