Estou tomando o remédio concerta 36mg. O efeito do remédio é de 12h. Minha pergunta é: após este per

2 respostas
Estou tomando o remédio concerta 36mg. O efeito do remédio é de 12h. Minha pergunta é: após este período de 12h, posso ingerir bebida alcoólica ou é perigoso?
É recomendado que, durante o tratamento com Concerta (nome comercial do Metilfenidato, uma medicação da classe das afentaminas), não seja ingerido bebida alcoólica.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá, a bebida alcóolica é sempre contraindicada durante o tratamento com Concerta, mesmo que que após as 12 horas que ele fica no organismo, pois ainda haverá metabólitos. Importante que há um prejuízo de mão dupla, principalmente pelas duas medicações ocuparem os mesmos receptores de células do fígado.
Dessa forma, o álcool compromete a eficácia da fármaco e prejudica a depuração (Metabolismo de eliminação), o que faz com que os metabólitos do medicamento fique mais tempo no organismo, podendo causar ou agravar efeitos colaterais. Além disso, estando o fígado em parte ocupados com a metabolização do medicamento, o álcool pode ficar mais tempo no organismo e resultar em uma embriaguez com doses menores que o habitual.
A bebida alcoólica às vezes é usada para aliviar sintomas ansiosos pelo seu efeito de desinibição, como para deixar mais calmo ou alegre. Isto pode atrapalhar o tratamento, pois passado o efeito do álcool há tendência é que piore os sintomas de ansiedade, além de condicionar uma dependência química.
De qualquer forma sugiro que converse com seu psiquiatra para que possa fazer os devidos esclarecimentos e trazer segurança sobre o uso da medicação, fazendo as orientações necessárias sobre esta associação. Lembrar que a informação e o autoconhecimento podem ajudar a lidar com esta situação e trabalhar estratégias saudáveis de enfrentamento aos desafios que surgirem.

Especialistas

Bruno Vasconcellos

Bruno Vasconcellos

Psiquiatra, Médico do sono

Curitiba

Filipe Horacio da Cruz

Filipe Horacio da Cruz

Psiquiatra, Médico de família

Salvador

Fernando Bertol Scussel

Fernando Bertol Scussel

Psiquiatra

Passo Fundo

Roberta Muniz

Roberta Muniz

Generalista

Belo Horizonte

Sofia Elias De Lima

Sofia Elias De Lima

Psiquiatra

São Bernardo do Campo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 8 perguntas sobre Primeira consulta Psiquiatria
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.