Estou tomando o Bup para parar de fumar, quanto tempo tenho que tomar? E tomo a Fluoxetina para depr

3 respostas
Estou tomando o Bup para parar de fumar, quanto tempo tenho que tomar? E tomo a Fluoxetina para depressão. Os dois juntos pôde-se tomar? Também tomo o Patz para dormir. Esses medicamentos podem ter contra indicação entre eles?
Estas mediações podem ser usadas concomitantemente, desde que prescritas por um médico (de preferência um psiquiatra). Quanto ao uso de Bup para cessar o tabagismo, siga o protocolo estabelecido pelo seu médico, respeitando os dias de troca de dosagem e o período de tratamento, informando suas impressões e episódios de fissura nas consultas de reavaliação. Um abraço.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A bupropiona (Bup) quando usada com o objetivo de abandono do tabagismo deve ser usada em duas tomadas de 150 mg e mantida durante tempo suficiente para alcançar a cessação do tabagismo e prevenção de recaídas, que, infelizmente são frequentes. Caso a pessoa não consiga parar de fumar após 1 mês de tratamento é recomendável que se associem outras medidas, como a terapia de reposição de nicotina, com uso de adesivos de nicotina ou goma de mascar de nicotina por pelo menos 90 dias. ´
Caso a cessação seja alcançada, atualmente a recomendação é de que o tratamento com bupropiona seja mantido por pelo menos 12 meses para prevenção de recaída, cuja incidência no primeiro ano após a cessação pode chegar a 80% dos casos nas pessoas que interrompem o tratamento antes desse prazo. É altamente recomendável a participação em grupos de ajuda mútua, de preferência sob coordenação de um profissional devidamente treinado e experiente. O SUS e alguns planos de saúde privados oferecem programas de apoio à cessação do tabagismo que incluem o fornecimento dos medicamentos e participação em grupos. O tratamento com bupropiona é eficaz em cerca de 30% dos pacientes. Caso após 90 dias de uso a pessoa continue fumando o tratamento deve ser suspenso, pois não será eficaz, podendo ser retomado mais tarde após um melhor preparo psicológico e cognitivo visando aumentar o nível de motivação. Não há contra-indicação do uso em associação a outros antidepressivos como a fluoxetina ou hipnóticos como o zolpidem (Patz). A grande contra-indicação é o histórico de convulsões e o uso concomitante de álcool, que pode aumentar o risco de convulsões mesmo em pessoas que nunca as apresentaram. Para o paciente que pretende continuar a fazer uso de bebidas alcoólicas durante o tratamento o uso de bupropiona não é recomendável, especialmente para pacientes que também sofrem de depressão, pois o álcool tem um efeito agravante sobre as depressões.
Olá!

Entendo suas preocupações com a combinação de medicamentos. Aqui está um conselho direto e acolhedor:

Bupropiona para parar de fumar: Normalmente, é tomada por 7 a 12 semanas. Consulte seu médico para a duração exata.

Combinação com Fluoxetina: Sim, você pode tomar bupropiona e fluoxetina juntos, mas sob supervisão médica para evitar possíveis efeitos colaterais.

Patz para dormir: Pode ser usado junto com os outros medicamentos, mas há risco de sedação excessiva e outros efeitos colaterais. Informe seu médico sobre todas as medicações para garantir segurança.

Por favor, não altere a medicação por conta própria. Consulte seu médico para orientação e monitoramento. Estou aqui para apoiar você. Cuide-se!

Especialistas

Davi Fonteles

Davi Fonteles

Médico de família

Fortaleza

Aline Sena

Aline Sena

Psiquiatra

Brasília

Eric Vinícius Ávila Pires

Eric Vinícius Ávila Pires

Médico de família

Belo Horizonte

Fabrício Rodrigues Mateus

Fabrício Rodrigues Mateus

Médico de família

Cuiabá

José Linhares

José Linhares

Médico de família

Porto Alegre

Agendar uma visita
Luis Falivene Roberto Alves

Luis Falivene Roberto Alves

Psiquiatra

Campinas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 12 perguntas sobre Transtorno por uso de tabaco
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.