Estou tomando Fluoxetina 02 capsulas por dia, não tenho dormido direito, acordo tipo 03 horas das manha,

9 respostas
Estou tomando Fluoxetina 02 capsulas por dia, não tenho dormido direito, acordo tipo 03 horas das manha, e não consigo dormir mais, me da uma ansiedade e começo a pensar nos problemas, no outro dia, fica toda tremula, sem apetite, posso passar a tomar apenas 01 capsula?
Geralmente há necessidade de esperar 15 a 20 dias para ver como o medicamento está agindo em seu organismo, não sei se é o seu caso. De qualquer forma é recomendável que você procure seu médico, e que também faça psicoterapia com psicólogo.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Boa noite! Isso somente o médico que te acompanha poderá dizer, ele te conhece e entende seu caso, por isso poderá mexer na medicação com mais segurança
Boa tarde!
Sempre que houver qualquer problema, seja em relação à efeitos colaterais, seja em relação ao quadro em si (depressão, ansiedade, e outros), é fundamental que você volte NO MESMO MÉDICO que lhe passou a medicação.
É um erro muito comum as pessoas abandonarem o tratamento ou trocarem de médico (e, com isso, começar tudo do zero), então nunca faça isso!
Volte no seu médico e tire todas as suas dúvidas.
Olá, a insônia e a mudança no padrão de apetite podem ser efeitos colaterais da medicação. O ideal é que antes de fazer qualquer alteração você entre em contato com o médico que lhe receitou para que vocês ajustem a medicação e a dose. Quando se faz uso de psicofármacos é de suma importância o acompanhamento com psiquiatra.
Quanto às preocupações relacionadas aos problemas que está vivendo, é importante buscar um psicoterapeuta para lhe ajudar a lidar com essa questão. Sempre teremos preocupação na vida, algumas são produtivas e outras são prejudiciais. A terapia cognitivo-comportamental tem se mostrado eficaz no tratamento da ansiedade e preocupação.
Volte no médico que lhe prescreveu a medicação para verificar dosagem ou até mesmo a troca da medicação. Nunca retire ou mude a dosagem da medicação sozinha. Não espere para procurar a psicoterapia. É necessário você conhecer suas crenças disfuncionais e que recursos utilizará para lidar com elas. A terapia cognitivo comportamental tem se mostrado eficiente em casos com o seu.
A fluoxetina deve ser tomada pela manhã pois pode sim afetar o sono. Se vc está tomando a noite sugiro a mudança (isso se voce não toma nenhuma outra medicação pela manhã). Quanto a dosagem apenas a médica que te acompanha pode verificar. a diminuição no apetite é outro efeito da fluoxetina, devido ao aumento da serotonina a pessoa pode perder o apetite, as vezes até fica com náuseas. Também sugiro um acompanhamento psicológico para lidar com a depressão e a ansiedade.
Você já está sendo acompanhado por um psicoterapeuta? Muito provavelmente você está vivendo situações que exigirão de você uma exposição futura causando-lhe essas preocupações com "o que fazer amanhã?", será que eu darei conta de tudo? e ainda, mesmo preocupada e exigente, poderá procrastinar e não realizar o que é preciso, visto que, o presente fica muito pesado e difícil nesses momentos. Bem como, o medo de nao conseguir fazer o que precisa ser feito. Sugiro que busque a psicoterapia para saber lidar melhor com o aqui e agora. Certamente você tomará consciência do seu processo e terá condições de promover mudanças positivas. Além disso, volte ao médico (a) para rever a dosagem e horário de administração da fluoxetina.
A fluoxetina é um antidepressivo que pode alterar a qualidade do sono, sendo imprescindível uma nova consulta médica para a avaliação da dose terapêutica e o início da psicoterapia psicológica.
Não reduze nem aumente a dose sem antes consultar seu Psiquiatra, para não ter o chamado efeito rebut. No mais, para dormir, é bom ter uma rotina bem específica, que te relaxar e que seu cérebro entenda que está na hora de dormir. Divida bem suas tarefas e tente trabalhar as angústias em terapia com um Psicólogo, se já não estiver fazendo.
Técnicas de meditação também ajudam, como as de Mindfulness.

Especialistas

Isa Melo

Isa Melo

Psicólogo

Patrocínio

Júlia Henrique Nascimento

Júlia Henrique Nascimento

Psicólogo

Tubarão

Kassiane Ben Gonçalves da Silva

Kassiane Ben Gonçalves da Silva

Psicólogo

Nova Esperança do Piriá

Vanessa Fortunato de Oliveira

Vanessa Fortunato de Oliveira

Psicólogo

São Paulo

Thiago Zorzetto de Oliveira Couto

Thiago Zorzetto de Oliveira Couto

Psicólogo

Ribeirão Preto

Pedro Henrique Faccenda

Pedro Henrique Faccenda

Médico de família

Curitiba

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1037 perguntas sobre Ansiedade
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.