Estou tomando escitalopram (espram) há pouco mais de 1 mês. Passo dias muito bem e outros (principal

4 respostas
Estou tomando escitalopram (espram) há pouco mais de 1 mês. Passo dias muito bem e outros (principalmente quando fico nervoso por causa de algo) nem tanto, com sensação de tremores e espasmos musculares. É normal? Na minha última consulta, meu psiquiatra disse que se tratava de neuroadaptação ao remédio. É isso mesmo?
Olá! O que você está sentindo realmente pode estar relacionado ao processo de neuroadaptação ao escitalopram, como seu médico mencionou. Isso ocorre porque o sistema nervoso precisa de um tempo para se ajustar ao funcionamento modificado pelo medicamento, especialmente nas primeiras semanas ou meses de uso.

É comum que alguns sintomas, como tremores, espasmos musculares ou até variações no humor, sejam sentidos nesse período. No entanto, caso esses sintomas persistirem ou se tornarem muito incômodos, é importante relatar ao seu médico para que ele avalie a dose ou outras estratégias de manejo. Fico a disposição.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá, como voce percebe esses sintomas somente em situações de maior nervosismo, provavelmente a dose da medicação precisa de ser ajustada para seu grau de ansiedade. Nas primeiras duas semanas é comum efeitos colaterais da medicação, mas neste caso, parece que a dosagem está insuficiente, pois temos um resultado completo com 4-6 semanas.
Espero ter ajudado.
Olá! É importante verificar essas questões em consulta, para avaliar se são efeitos da medicação, ou se ainda restam sintomas do motivo do tratamento. Fico à disposição!
Sim, esses sintomas podem ocorrer como parte do processo de neuroadaptação ao escitalopram, especialmente em situações de estresse. Eles tendem a diminuir com o tempo, mas se persistirem ou forem muito intensos, informe ao seu médico para avaliar possíveis ajustes.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.