Estou tomando donaren (genérico)a uns 4 meses para TAG, no início parece que o remédio surtiu efeito,

6 respostas
Estou tomando donaren (genérico)a uns 4 meses para TAG, no início parece que o remédio surtiu efeito, agora parece que não esta mais fazendo o efeito esperado, já tentei vários remédios e acontece a mesma coisa, tenho pensamentos negativos, fico pensando uma coisa e fico bitolado naquilo, cada hora 1 coisa. Que me aconselham?
Boa tarde!
Embora o uso de medicamentos para TAG seja muitas vezes necessário, ele sozinho não vai resolver o problema, é necessário um acompanhamento psicológico também. O tratamento correto para TAG é a psicoterapia associada, quando necessário, à medicação e não apenas a medicação, pois essa vai aliviar os sintomas mas não vai resolver as questões psicológicas que os provocam. Isso só é possível com a psicoterapia .

O acompanhamento psicológico é fundamental para que você, com o auxílio de um profissional capacitado, seja capaz de identificar esses pensamentos repetitivos e "bitolados". Nos casos de Transtorno de Ansiedade Generalizada, a associação das terapias psicológica e farmacológica tende a alcançar bons resultados.
Os medicamentos às vezes são necessários, mas eles somente aliviam os sintomas. A terapia, principalmente a cognitivo comportamental, vai te ensinar ferramentas para lidar com pensamentos e emoções e diminuir sua ansiedade, habilidades que você pode usar pra sempre.
Você realiza psicoterapia? Seria muito indicado.
A questão da medicação também sou favorável, mas talvez o Donaren não seja o medicamento de primeira escolha para seu caso, a prova disso é que não surtiu efeito positivo no médio prazo.
Minha sugestão seria conversar com um bom psiquiatra a respeito da medicação e incluir a psicoterapia de base Cognitiva.
Terapia é essencial para trabalhar a TAG, não sei se está fazendo terapia, se não estiver aconselho a procurar um profissional. A medicação pode ser bastante útil no tratamento, mas a psicoterapia vai te ajudar a melhorar o quadro e a trabalhar seus momentos para não haver alguma recaída.
Entendo como deve ser difícil lidar com esses sintomas de ansiedade que parecem persistir, mesmo com o uso de medicação. O Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG) é uma condição complexa, e é comum que, com o tempo, o efeito de um medicamento possa parecer menos eficaz. Isso pode acontecer por várias razões, incluindo o desenvolvimento de tolerância ao remédio ou a necessidade de ajustar a dose ou até mesmo o tipo de medicamento.

Embora a medicação, como o Donaren, possa ser útil, ela geralmente não resolve sozinha todos os aspectos do TAG. A psicoterapia, especialmente a terapia cognitivo-comportamental (TCC), é uma ferramenta poderosa que pode ajudar você a entender e lidar melhor com esses pensamentos repetitivos e negativos. A TCC ensina técnicas para desafiar e modificar esses padrões de pensamento, reduzindo a ansiedade de forma mais duradoura.

Se você ainda não está fazendo terapia, eu realmente recomendo que considere essa opção. Trabalhar com um psicólogo pode fazer uma grande diferença na maneira como você gerencia a ansiedade. Além disso, seria bom discutir com seu psiquiatra a possibilidade de ajustar sua medicação ou explorar outras alternativas, já que o Donaren pode não estar sendo a melhor escolha para você neste momento.

Uma teleconsulta pode ser uma excelente maneira de iniciar ou continuar esse acompanhamento, sem precisar se expor a riscos desnecessários em tempos de doenças infectocontagiosas como a COVID-19. A plataforma Doctoralia oferece uma seleção de profissionais altamente qualificados, que podem ajudar você de forma segura e eficaz. Se precisar de mais orientação ou quiser discutir suas opções de tratamento, é só clicar no perfil e agendar sua consulta.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 900