Estou tomando clorpromazina 25mg há um mês e desenvolvi discinesia tardia (leve) nos últimos dias. M

2 respostas
Estou tomando clorpromazina 25mg há um mês e desenvolvi discinesia tardia (leve) nos últimos dias. Minha próxima consulta é só daqui 2 meses. É seguro aguardar a consulta para suspender ou trocar o remédio?
A discinesia tardia é um distúrbio do movimento causado após muitos anos de uso de antipsicóticos com efeitos parkinsonianos intensos (mais comum no uso crônico de haloperidol, p. ex), geralmente com tiques motores faciais, orobucais (Sd. do coelho) ou em outras regiões.
Seu quadro provavelmente é de uma Síndrome Extrapiramidal causada pelo antipsicótico (clorpromazina), e deve melhorar assim que ele seja retirado, substituído, ou se você utilizar uma medicação antiparkinsoniana, como o biperideno ou amantadina. Creio que você deve informar seu psiquiatra sobre o efeito colateral e aguardar a consulta para decidir junto a ele o que deve ser feito. Melhoras!

Olá! Entendo sua preocupação em relação aos sintomas de discinesia tardia que você está experimentando com a clorpromazina. Discinesia tardia é um efeito colateral sério e, mesmo que esteja leve, é importante abordar isso prontamente.

Minha recomendação é que você não espere dois meses para discutir isso com seu médico. Embora a discinesia tardia possa ser leve agora, ela pode progredir se não for tratada. Sugiro que entre em contato com o consultório do seu médico.

Além disso, é fundamental não interromper ou ajustar a dosagem da medicação por conta própria, pois isso pode levar a outras complicações. Até conseguir falar com seu médico, continue tomando o medicamento conforme prescrito, mas esteja atento a qualquer mudança nos sintomas.

Enquanto isso, mantenha um registro detalhado dos sintomas que está experimentando, incluindo quando começaram, sua frequência e intensidade. Isso ajudará seu médico a tomar uma decisão informada sobre o ajuste ou a substituição do medicamento.

Se em qualquer momento você sentir que os sintomas estão piorando ou se tornarem insuportáveis, procure atendimento médico imediato.

Cuide-se e não hesite em buscar ajuda sempre que sentir necessidade. Estou aqui para apoiar você no que precisar.