Estou tomando clorpromazina 25mg há um mês e desenvolvi discinesia tardia (leve) nos últimos dias. M

2 respostas
Estou tomando clorpromazina 25mg há um mês e desenvolvi discinesia tardia (leve) nos últimos dias. Minha próxima consulta é só daqui 2 meses. É seguro aguardar a consulta para suspender ou trocar o remédio?
A discinesia tardia é um distúrbio do movimento causado após muitos anos de uso de antipsicóticos com efeitos parkinsonianos intensos (mais comum no uso crônico de haloperidol, p. ex), geralmente com tiques motores faciais, orobucais (Sd. do coelho) ou em outras regiões.
Seu quadro provavelmente é de uma Síndrome Extrapiramidal causada pelo antipsicótico (clorpromazina), e deve melhorar assim que ele seja retirado, substituído, ou se você utilizar uma medicação antiparkinsoniana, como o biperideno ou amantadina. Creio que você deve informar seu psiquiatra sobre o efeito colateral e aguardar a consulta para decidir junto a ele o que deve ser feito. Melhoras!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá! Entendo sua preocupação em relação aos sintomas de discinesia tardia que você está experimentando com a clorpromazina. Discinesia tardia é um efeito colateral sério e, mesmo que esteja leve, é importante abordar isso prontamente.

Minha recomendação é que você não espere dois meses para discutir isso com seu médico. Embora a discinesia tardia possa ser leve agora, ela pode progredir se não for tratada. Sugiro que entre em contato com o consultório do seu médico.

Além disso, é fundamental não interromper ou ajustar a dosagem da medicação por conta própria, pois isso pode levar a outras complicações. Até conseguir falar com seu médico, continue tomando o medicamento conforme prescrito, mas esteja atento a qualquer mudança nos sintomas.

Enquanto isso, mantenha um registro detalhado dos sintomas que está experimentando, incluindo quando começaram, sua frequência e intensidade. Isso ajudará seu médico a tomar uma decisão informada sobre o ajuste ou a substituição do medicamento.

Se em qualquer momento você sentir que os sintomas estão piorando ou se tornarem insuportáveis, procure atendimento médico imediato.

Cuide-se e não hesite em buscar ajuda sempre que sentir necessidade. Estou aqui para apoiar você no que precisar.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 135 perguntas sobre Amplictil
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.