Estou tomando Amitryl 50mg e Venlafaxina 150mg há 1 mês, e ate agora nao tive melhora. Tomo para depressao.

17 respostas
Estou tomando Amitryl 50mg e Venlafaxina 150mg há 1 mês, e ate agora nao tive melhora. Tomo para depressao. Me sinto sempre cansado, indisposto, sem vontade de trabalhar, malhar. Sem vontade de fazer nada. Quanto tempo leva pra fazer efeito os remédios?Ja nao sei mais o que fazer.
Olá! De acordo com o que tenha observado entre meus pacientes, a medicação começa a fazer efeito após 8 semanas. É importantíssimo consultar o profissional que te medicou e notifica-lo sobre como você se sente. No tratamento para a depressão, é fundamental combinar medicamentos e terapia. A terapia irá lhe ajudar a lidar com suas emoções e comportamentos disfuncionais que geram os sintomas depressivos.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Aliar o tratamento medicamentoso a psicoterapia possibilitará uma efetividade maior no processo de melhora, pois permite ao indivíduo aprender a lidar com pensamentos, sentimentos e comportamentos em parte geradores da depressão.
A Terapia Cognitivo Comportamental baseada em Mindfulness (Atenção Plena) apresenta evidências de benefícios adicionais na prevenção de recaídas.
Procure o médico para fazer uma reavaliação da medição e dosagens. Procure fazer terapia, vai ótimizar os resultados junto com a medicação.
A medicação pode precisar de ajuste, por isso mantenha contato com se médico para orientações.

Recomendo iniciar tratamento Psicoterapico para apoio e autoconhecimento, isso lhe auxiliará a obter estabilidade e equilíbrio psico emocional para lidar com as adversidades encontradas.

Abraços
Na maioria das vezes a pergunta é com relação ao medicamento, isto é sinal evidente, que você que pergunta a respeito da medicação, se sente dependente desta química para melhorar. É exatamente aí que está o problema, você perdeu a esperança em si, e nem cogita tentar mudar a direção e o conteùdo dos seus pensamentos. Provavelmente o diagnóstico condiz com os sintomas que você apresenta. Contudo, há um perigo nos ‘rótulos’ que definem nossos sintomas, porque nós responsabilizamos os diagnósticos e esquecemos que foi nossa maneira de pensar e encarar a vida que desencadeou o ‘rótulo’ ou o diagnóstico, nos sentimos manipulados pela doença e perdemos a oportunidade de quebrar o ciclo vicioso. Para tomar consciência e mudar, só com terapia,
Um abraço,
Léa
De forma geral, as medicações antidepressivas começam a fazer efeito a partir de 2 semanas de tratamento. Após 4 semanas de uso dos remédios, já é possível avaliar s eficácia do tratamento. Entretanto, no caso de resposta insatisfatória, há de se considerar alteração de doses ou mudanças no regime terapeutico, através de retirada, substituições ou acrescimo de outros remédios para melhora dos sintomas depressivos.
Gostaria de adicionar que hoje em dia sabemos que o tratamento medicamentoso para depressão é mais eficaz quando acompanhado de psicoterapia. No seu relato não é dito se você está fazendo ou não. Sendo assim, em caso negativo, recomendo que procure um psicólogo e a comece. Tenho certeza que isso irá lhe ajudar. Dedique-se a sua melhora, cuide-se.
Os sintomas característicos da depressão podem ser resumidos nisso que você aponta como "sem vontade de fazer nada". A medicação pode ajudar a dar uma equilibrada nessa "vontade", mas sem tratar de fato o que causa essa "falta de vontade" a chance de uma melhora efetiva diminui bastante. A psicanálise é uma prática clínica que convida o paciente a se ver de um novo lugar, para que ele possa encontrar novas possibilidades de resolução para seus problemas. Em outras palavras, o desafio que se coloca é a construção de novas redes de sentidos e de um novo lugar subjetivo perante o que normalmente é sentido como realidade externa. A questão passa a ser: como que você (mesmo sem se dar conta) acaba por contribuir com aquilo de que se queixa? Ao perceber a parte que lhe cabe nos mais diversos acontecimentos, o sujeito pode retomar as rédeas da sua própria vida e passar a ter um novo jeito de lidar com ela e com suas escolhas.
Nesse caso acho importante voltar ao seu médico para ajuste dos medicamentos. Os efeitos desses era para ser no prazo de 20 dias. Considerando que o uso de medicamentos deve estar atrelado juntamente com acompanhamento psicológico. Ambos vão resultar numa melhora significante do quadro. Att.
Olá, uma vez iniciado o tratamento farmacológico, recomenda-se aguardar de 4 a 8 semanas pela resposta terapêutica. Em alguns casos como, por exemplo, transtorno depressivo persistente (distimia), a resposta pode ocorrer mais tardiamente, em até 12 semanas. Os antidepressivos tricíclicos como amitriptilina são efetivos a partir de um nível sérico mínimo que exige doses orais médias entre 100 e 150mg/dia. Geralmente, esses níveis são atingidos de forma progressiva, em 7 a 10 dias.
Percebi sua ansiedade quanto à eficácia do medicamento, pela experiência e observação que tive com pacientes, os medicamentos levam até 8 semanas para trazer alguma mudança físico/ mental, aliado ao remédio é interessante você busca na Psicoterapia o apoio necessário, ajuda muito no alívio aos sintomas, já que são tratamentos que se completam entre si.
Lembre-se seu organismo levou um tempo para adoecer, levará um outro tempo para que a química possa assimilar a nova conduta.
Espero que eu tenha conseguido lhe ajudar.
Abraço
Vera Pelizzari
É muito importante você estar atento de como está funcionando a medicação no seu corpo e de como está se sentindo.
De uma forma geral a medicação leva algum tempo para se adequar ao nosso organismo, em torno de 3 a 4 dias
a 2 ou 3 meses.para se desenvolver por completo.
É importante você poder estar sinalizando ao seu médico.
Aqui vai uma pergunta: Você está fazendo tratamento psicológico junto com a mediação? Ambas é de suma importância. Pense nisso!
Sucesso.
Retorne com o médico que receitou sua medicação para acertar a dosagem, se for o caso. E faça psicoterapia. Se dê 1 mês de psicoterapia, para então concluir se este tratamento foi importante para você sentir-se melhor. Certamente nova disposição, espaços e tempo para construir, estão te esperando.
Olá, tudo bem? acredito que o médico psiquiatra que o acompanha terá um domínio melhor sobre as indicações, efeitos colaterais e efeitos esperados para o efeito da medicação. Acredito também que o tratamento para depressão deve ter como parceiro o tratamento psicoterápico, desta forma, caso ainda não tenha um psicoterapeuta, comece o quanto antes seu atendimento. Até mais, Leidiane Rosa.
Ola! Os medicamentos trarão um efeito, mas o processo requer uma parceria com o paciente. Mesmo com todas as dificuldades motivacionais que a depressao traz é fundamental tentar, mobilizar forças para realizar algumas atividades. A prática de uma atividade física funcional (yoga, pilates, meditação), alimentação saudável, escolhas inteligentes sobre ambiente e pessoas poderão acelerar seus resultados, além da psicoterapia. Entender seu processo, emoções traumas farão toda diferença! Abraço
A medicação pode ser utilizada somente como carater emergencial e deveria ser encerrada assim que uma melhora se efetive, pois ela funciona apenas como um paliativo, ou seja, o sintoma melhora mas não cura. É necessário um acompanhamento psicológico a fim de se identificar o que está causando os sintomas.
O que posso te ajudar e que a medicação leva um tempo de 15 dias para você sentir um pouco melhor. Seria interessando falar com sua medica. O tratamento de depressão não tem efeito quando não e associado com a medicação. Os dois caminham juntos. Procura ajuda com psicólogo e continue sim com medicação que vc sentirá o melhor. Estou a disposição.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1088 perguntas sobre Venlafaxina
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.