Estou tomando alprazolam 0,5mg e iniciei ontem devido a ansiedade e síndrome do pânico. Ainda estou

9 respostas
Estou tomando alprazolam 0,5mg e iniciei ontem devido a ansiedade e síndrome do pânico. Ainda estou sentindo taquicardia e mesmo calma, ainda está em torno de 108bpm. Já fiz eletro agora em dez e ecocardiograma, holter e exames de sangue em março de 2017 e estava tudo normal. O q poderia ser?
Importante associar o tratamento psiquiátrico a uma terapia com um bom psicologo. O medicamento consegue aos poucos dar conta das questões biológicas, contudo a síndrome do panico tem muito a ver com questões mais subjetivas, como sentimento de desamparo.
Os exames parecem descartar causas orgânicas para o seu problema, assim o seu psiquismo precisa ser trabalhado. Busque um psicologo e fale sobre suas aflições.

Boa tarde! Ansiedade causa sintomas psíquicos e físicos. Inclusive sendo muito comum a taquicardia.
Acredito que o acréscimo do medicamento Propranolol 40mg pela manhã pode te ajudar bastante. Converse com seu psiquiatra.
Atenciosamente.
Olá! A ansiedade é uma sensação ou sentimento decorrente do excesso de excitação do Sistema Nervoso Central (SNC) consequente da interpretação de uma situação de perigo. É uma interpretação subjetiva, algo não palpável, ou seja, o seu SNC identifica esse estímulo e reage a ele. Gera uma descarga de um neurotransmissor, a Noradrenalina, produzindo sintomas físicos e psíquicos. Tudo acontece para que seu corpo reaja a um perigo iminente e sobreviva. No aspecto psíquico, ocorre uma aceleração do pensamento, como se estivéssemos elaborando um plano, uma maneira de se livrar do perigo, o mais rápido possível.
Essa dinâmica mental, na maioria das vezes, não é eficaz, o que produz novas sensações de desconforto e perigo, criando um circulo vicioso, aumentando o estado ansioso.
É muito importante para um bom prognóstico, não apenas eliminar o desconforto dos sintomas, mas sobretudo, você encontrar as causas e recursos para lidar com a sua ansiedade. Sugiro que você faça psicoterapia.
A medicação iniciada pode acarretar alguns efeitos colaterais similares a sua queixa no início do tratamento. Isso varia de paciente e ajuste do mesmo a medicação prescrita. Porém, é importante que você procure um psicólogo para fornecer um espaço de acolhimento e escuta para as situações que podem estar desencadeando esses sintomas.
Todos estes sintomas físicos provém da ansiedade. É importante que juntamente com a medicação você tenha um acompanhamento de um psicólogo. Assim que possível faça uma terapia e você vai se sentir bem melhor.
Você informa ter iniciado a medicação ontem. Há um prazo para a medicação agir no seu organismo e habitualmente o psiquiatra pede retorno para ajustar. Cada pessoa responde de uma forma as medicações, há vários fatores que influenciam. Logo, está no prazo de iniciarem os efeitos esperados e se necessário, procure o médico que prescreveu e faça o retorno na data recomendada. Medicação sozinha, não é o tratamento adequado. Então, procurar ajuda psicológica é parte do tratamento para alcançar melhores resultados.
Olá!

É compreensível que tenha pressa em parar de sentir os sintomas que da síndrome de pânico.

Eles são aterrorizantes e podem prejudicar muito a qualidade de vida de quem os sente.

Ainda assim, agora que já deu início ao tratamento medicamentoso, é hora de esperar que ele tenha tempo para fazer o seu efeito.

Porém, mais importante do que sanar estes sintomas, é você poder tratar do que os originou.

A própria pressa de ter os sintomas diminuídos, apesar de compreensível, já pode ser indicativo de algo que alimenta a sua ansiedade.

Por isso, como já foi indicado por outros colegas, é fundamental aliar o tratamento que já está fazendo a um tratamento psicoterapêutico ou psicanalítico.

Nele, você terá o espaço para poder falar sobre o impacto que o que sente está tendo em sua vida e de como, mesmo sem se dar conta, você pode alimentar o que está acontecendo.

Lembre-se de que há muito mais sobre você do que somente o alívio dos sintomas.

E, nisso, a medicação não poderá ajudar.
Bom, pela sua descrição você tem feito boas tentativas de lidar com isso com os cuidados médicos adequados, mas precisa lidar com os elementos psíquicos associados a esse quadro. O tratamento medicamentoso e apenas parte, precisa aliar a um processo terapêutico, cuja analise de sua vida e seu funcionamento psíquico vai permitir a construção de recursos internos para lidar com as demandas do dia a dia que te geram angustia. Se você cuidar disso também, com certeza vivera muito melhor.
O medo, de uma forma equilibrada, é uma condição necessária para todos, faz parte do instinto de sobrevivência. A exacerbação deste medo se transforma em ansiedade e pânico! Elevados níveis de estresse, o modo de vida, dificuldades para dormir, taquicardias, a velocidade que estamos em relação ao mundo, tudo é fator desencadeante de estado paralisante.
A medicação ajudará no controle de sua ansiedade, mas deve ser acompanhada de um médico, que irá ajustando dosagens, através de suas informações. Exames físicos normais e comportamentos alterados, só constatam o nível de estresse do indivíduo. Associar a terapia medicamentosa, a uma terapia psicológica, é o melhor meio de encontrar o sucesso. A eficácia, provém desta associação de bons profissionais, novas atitudes e principalmente aceitação e ação.