Estou tomando 25 mg de lamotrigina há 6 dias. Sofro de um quadro misto de depressão e ansiedade. Nos

4 respostas
Estou tomando 25 mg de lamotrigina há 6 dias. Sofro de um quadro misto de depressão e ansiedade. Nos 3 primeiros dias senti um bem estar enorme, nos outros dias já senti o outro extremo, uma grande tristeza e desânimo. É normal essa oscilação no início do tratamento?
A lamotrigina é um anticonvulsivante - que tb é usada na psiquiatria no transtorno afetivo bipolar (tab). Especificamente na fase depressiva. É tido como um estabilizador de humor, mas fraco; não tão bom como o carbonato de lítio.
Pois o inicio é lento, obrigatoriamente, para não haver reação alérgica. Eu particularmente inicio com 25 mg por 10 dias; depois 50 mg por 10 dias e assim sucessivamente até a dose que se deseja chegar...mas isso é o médico que efetiva o ajuste final. "...quadro misto de depressão..." como citou, pode ser uma fase do transtorno bipolar...que possivelmente "foi melhorado" pelo inicio de ação da lamotrigina. Mas por estar em fase bem inicial de tratamento (nem chegou a 50-75-100 mg), não se pode dizer que seja ineficaz. Enfim: é normal esse efeito pela dose estar bem baixa, considerando que seja tab. Você ainda está saindo da depressão...
Converse com o seu psiquiatra. Melhoras.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Todo medicamento controlado tem suas reações quando iniciado o tratamento. Geralmente leva-se de 20 a 30 dias para que se comece a sentir o efeito da medicação. O psiquiatra vai avaliar durante o inicio como você reage ao efeito do remédio e com isso decidir se aumenta ou mantém a dose. A medicação tem que ser aliada a psicoterapia para poder ajudar no seu tratamento.
Todo início de tratamento com medicação causa efeitos colaterais que vão diminuindo e coincidindo com o aparecimento dos efeitos. É natural que isso ocorra em algum nível, porém, seria necessário você contatar seu médico para explicar sobre esses efeitos e ele lhe indicará o que fazer de acordo com o seu quadro clínico. O importante é não parar a medicação sem a recomendação dele.
Espero ter ajudado. Um abraço!
Sim no início do tratamento você pode demorar cerca de 20 a 30 dias para melhorar totalmente, caso isso não ocorra você precisa aumentar a dose do remédio. É necessário também realizar outras terapias para acelerar a resposta ao tratamento como psicoterapia, terapia ocupacional, atividades físicas. Vale ressaltar que a dose que você está usando agora de 25 MG é dose baixa,sendo assim você precisa conversar com seu PSIQUIATRA para ele te orientar a como aumentar a dose.
Lembre NÃO DEIXE O PRECONCEITO PREJUDICAR A SUA SAUDE

Especialistas

Maria Helena Silva

Maria Helena Silva

Psicólogo

Volta Redonda

Douglas Alves

Douglas Alves

Psicólogo

Rio de Janeiro

Juliana Xavier

Juliana Xavier

Psicólogo

Rio de Janeiro

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Luis Falivene Roberto Alves

Luis Falivene Roberto Alves

Psiquiatra

Campinas

Ana Larissa Marques Perissini

Ana Larissa Marques Perissini

Psicólogo, Sexólogo

São José do Rio Preto

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 125 perguntas sobre Transtorno depressivo maior
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.