Estou tirando CNH fico nervosa da hora da prova posso tomar algum remédio pro nervosismo e anciedade

16 respostas
Estou tirando CNH fico nervosa da hora da prova posso tomar algum remédio pro nervosismo e anciedade
Olá, meus parabéns pela iniciativa! Esse momento de avaliação evoca algumas sensações desagradáveis, né?
Psicólogos não receitam medicamentos, entretanto podem indicar a ida a especialistas que farão essa avaliação detalhadamente. Medicamentos para ansiedade são vendidos sob prescrição médica, caso veja a necessidade procure um psiquiatra (especialista) e detalhe mais a respeito de sua ansiedade, se ela surge em momentos mais pontuais ou se em outras situações cotidianas também... De maneira pontual, eu diria para você tentar algumas técnicas de relaxamento para ver se te ajudam, como o Mindfulness (tem no youtube alguns exercícios).
Abraço e boa prova.

Olá!

Entendo a intensidade com que esses sentimentos devem visitá-la nessa hora. Tirar sua habilitação exige bastante foco e concentração, além de ter, no mundo de hoje, um valor pessoal importante quando se trata de permitir que você reafirme sua autonomia e liberdade de ir e vir para aonde quiser.
Contudo, sugiro que encontre auxílio de um profissional da área (Psiquiatria) caso avalie ser realmente necessário usar medicamentos para conter a manifestação desses sintomas durante este momento tão relevante pra você.
Lidar sentimentos como esses não é nada fácil, mesmo. Muitas vezes, posso dizer que é até inevitável, dada a dimensão do desejo e da necessidade que deve estar carregando para poder conquistar sua carteira. Algumas vezes, queremos poder simplesmente não ter que lidar com o desafio de ter que passar numa prova tão difícil acompanhada de sensações completamente indesejáveis. Entretanto, tenho certeza que se conseguir desenvolver sua autoconfiança e compreender que qualquer margem de erro é totalmente natural e que fazem parte deste processo, seus pensamentos e seu coração deverão se acalmar e você conseguirá canalizar suas tensões para um caminho muito produtivo durante a sua aprendizagem ao volante. Tire sempre suas dúvidas e saiba reconhecer que ninguém nasceu sabendo dirigir. Verá como passar por tudo isso pode ser mais leve e até, quem sabe, agradável pra você.

Desejo muito sucesso pra você nessa etapa!
Que fique bem.
Um forte abraço.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 90
Olá, tudo bem?
Este momento que estás vivendo pode sim, ser bastante ansiogênico. É normal sentirmos ansiedade diante de algum desafio, algo que é importante e que estamos buscando um bom resultado. Porém, seria preciso avaliar o nível desta ansiedade. Antes de pensar em medicação, sugiro que busque auxílio de um psicólogo, que certamente poderá te dar alguns caminhos e entender este processo. Uma boa sorte na prova!
É comum esse comportamento antes da temida prova de direção do DETRAN. O exame, leva muitas pessoas a reprovarem por vários motivos, mas o principal é a insegurança. Então vou deixar umas técnicas simples que podem substituir o uso de medicação e tentar trazer um pouco mais de equilíbrio e tranquilidade para você: Treine o percurso e revise os passos da prova, Alimentação leve e durma cedo para estar bem descansada no dia.
Na hora da prova, respire fundo, mantenha os pensamentos limpos. Tb é possível vc fazer 5min de atenção plena (vc consegue fazer em qualquer lugar, basta um fone de ouvido) e concentre-se. Chegar com um pouco de antecedência pode fazer toda a diferença, pois torna possível que você analise bem o local. E na hora de fazer a prova, evite falar com outros candidatos, pois isso pode despertar insegurança.
Boa sorte!
Como psicóloga da Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC), o medo da prova do Detran pode ser abordado de maneira eficaz. A TCC se concentra em identificar e modificar os padrões de pensamento negativos e comportamentos desadaptativos que contribuem para a ansiedade.

Identificação de pensamentos negativos: Trabalharemos juntos para identificar os pensamentos automáticos negativos relacionados à prova do Detran, como "Eu vou falhar" ou "Eu não sou bom o suficiente". Esses pensamentos podem aumentar a ansiedade e afetar negativamente o desempenho.

Questionamento e reestruturação cognitiva: Vamos desafiar esses pensamentos negativos, examinando a evidência que os apoia e buscando alternativas mais realistas e positivas. Substituiremos os pensamentos negativos por afirmações mais equilibradas e positivas, como "Eu estudei e me preparei bem para a prova" ou "Eu sou capaz de enfrentar desafios".

Exposição gradual: Utilizaremos técnicas de exposição gradual para ajudá-lo(a) a enfrentar o medo da prova do Detran. Começaremos com situações menos desafiadoras, como estudar o material da prova ou fazer simulados online. À medida que você ganha confiança, gradualmente aumentaremos a exposição, até que você possa enfrentar a situação real da prova com mais tranquilidade.

Técnicas de relaxamento e controle da ansiedade: Aprenderemos técnicas de relaxamento, como respiração profunda e relaxamento muscular progressivo, que podem ser usadas antes e durante a prova para reduzir a ansiedade.

Reforço positivo e comemoração de conquistas: Celebraremos cada etapa do processo e valorizaremos suas conquistas, mesmo que sejam pequenas. Isso ajudará a fortalecer sua autoconfiança e motivação.

O tratamento será adaptado às suas necessidades individuais. O objetivo é capacitá-lo(a) a enfrentar o medo da prova do Detran com mais confiança e desenvolver habilidades para lidar com a ansiedade de maneira saudável.

Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 180
Olá! Espero que esteja bem!
Entendo que muitas vezes pode parecer tentador utilizar medicamentos para lidar com a ansiedade em situações como essa no entanto, talvez seja mais produtivo desenvolver habilidades para lidar com a ansiedade.

Entenda, a ansiedade é uma resposta emocional natural e comum diante de situações percebidas como desafiadoras, estressantes ou ameaçadoras. É uma sensação de preocupação, tensão ou medo em relação ao futuro ou a eventos incertos.

Embora a ansiedade seja uma resposta natural, em alguns casos (acredito que seja o que você refere), ele pode se tornar muito intensa, persistente e interferir nos seus objetivos. Aí entramos com as habilidades...

Primeiro: Não tente "brigar" com a ansiedade ou não senti-la, isso dificilmente vai te ajudar.
Segundo: Aceite que um pouco de ansiedade faz parte da vida. Quando aceitamos que não podemos controlar tudo, tendemos a ficarmos mais tranquilos.
Terceiro: Respire profundamente. Faça a seguinte respiração - Inspire o ar contando, devagar, até 4; Segure o ar nos seus pulmões contanto até 2; Expire contando, calmamente, até 6. (Insira esse exercício de respiração na sua rotina e faça também antes da prova. Sei que vai te ajudar pois me ajudou também quando tirei a minha carteira!).

Um forte abraço e boa sorte!
Olá! Procure a orientação de um psicólogo, faça exercícios de relaxamento, tente se cobrar menos em relação a isso e se necessário, procure um psiquiatra que possa te orientar com relação à medicação. Um abraço! Que dê tudo certo!
Bom dia! A prova prática para a CNH não é fácil e realmente coloca as pessoas sob momentos de ansiedade, tensão e estresse. O uso da medicação é necessário que seja realizado com prescrição médica para seja feito de maneira apropriada e que não lhe traga prejuízos. Também existem técnicas de mindfulness que podem ajudar no momento da prova (respiração profunda, relaxamento progressivo etc). Além disso, o acompanhamento psicológico também pode ser de grande valia. A psicoterapia de abordagem Cognitivo-Comportamental (TCC) é o padrão ouro para tratamento da ansiedade e apresenta bons resultados diante desta demanda. Fico à disposição. Abraço!
Ola, prazer pela oportunidade de falar com você.
O processo da habilitação é extremamente desgastante e requer um controle emocional muito elevado.
Ter contato com suas angustias e também avaliar e valorizar cada etapa superada reforça sua confiança e te fortalece para o processo.
A Psicoterapia pode te auxiliar a vencer este processo.
Considerando a hipótese da presença de um quadro de ansiedade, essa merece ser cuidada por um profissional de saúde mental com intervenção medicamentosa e psicoterapia... Agende uma consulta!
Oi, como vc está hoje?

sugiro vc buscar ajuda com um profissional da psicologia.
A crise de pânico pode ser entendida como um excesso de pensamentos no futuro, o melhor a fazer é procurar um psicólogo e psiquiatra . Agora, aqui de pronto posso te dar uma ideia, como quando estamos em pânico não vivenciamos o presente, é interessante na crise você tentar voltar para o “aqui agora “ estale os dedos , conte até 10 respirando profundamente, comece a narrar em voz alta ou somente para você os objetos presentes no cômodo que está .essas técnicas ajudam você a se observar melhor e a facilitar a saída da crise .
A psicoterapia pode de auxiliar com tudo isso, e aos poucos você vai se sentir mais seguro para conseguir falar sobre seus sentimentos não só com a psicóloga(o) mas a vc conseguir passar por essas sitruaçoes mais dificeis. Espero ter te ajudado. Caso faça sentido, sou a Letícia, sou psicóloga e me coloco à disposição, e te convido a vir conhecer meu trabalho. @leticiafernandespsi
É compreensível sentir nervosismo e ansiedade durante a prova da CNH. No entanto, é importante abordar esses sentimentos de maneira saudável e segura. Antes de tomar qualquer tipo de medicamento, é altamente recomendável que você consulte um médico ou psicólogo.

Existem medicamentos prescritos para ansiedade, como os ansiolíticos, mas eles devem ser indicados por um profissional de saúde após avaliar seu quadro clínico. Além disso, outras abordagens podem ajudar a reduzir a ansiedade, como a prática de técnicas de respiração, meditação, exercícios físicos regulares e técnicas de relaxamento. Um psicólogo também pode fornecer estratégias para lidar com o nervosismo durante situações desafiadoras. Lembrar sempre que a orientação médica é fundamental antes de iniciar qualquer tratamento.
Olha, é bem comum o nervosismo ao fazer as provas do Detran. Para começar, procure observar sua respiração e pontos de tensão em seu corpo. Outra coisa que pode ajudar é fazer o máximo de aulas possível, mesmo que ultrapasse as obrigatórias, até o ponto em que se sinta mais segura.

Prefira pensamentos repetitivos como “Eu posso; Eu quero; Eu consigo”. Isso ativa emoções POSITIVAS que fortalecem a sua autoconfiança e envia mensagens que estimulam o seu cérebro a executar corretamente aquilo que você aprendeu.

Vamos agendar uma sessão para te ajudar no fortalecimento emocional,
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 130
Olá. Quando somos colocados em teste nosso organismo responde. Algumas pessoas não desencadeiam nenhum sintoma, já outros podem apresentar sintomas físicos e mentais que dificultem e até mesmo impossibilitem a realização de algo. Primeiro te sugiro a olhar pra outros momentos que passou por situações em que você foi testado. Quais foram suas sensações? Teve dificuldades da mesma ordem? Se sim, já há uma indicação para uma avaliação visando verificar os motivos desse funcionamento. Caso sua resposta seja não. Pergunte-se: "O que está causando essas sensações?" O que de pior pode acontecer nesse teste? Quando compreender pode saber como solucionar ou não. Não sabe como solucionar: busque ajuda terapêutica. Sou psicóloga na cognitivo-comportamental. Essa abordagem é referência para que você conquiste um bom resultado no seu teste. Te convido a visitar meu perfil. Estou à disposição.
Olá :) Que bela iniciativa, parabéns. É super normal ficar apreensiva perante o novo, como aprender a dirigir, Entretanto, antes de iniciar qualquer regime medicamentoso, é imperativo que se busque orientação médica adequada. Um profissional de saúde capacitado estará habilitado a avaliar a necessidade do uso de medicação em cada caso específico, levando em consideração as condições médicas individuais, histórico de saúde e possíveis interações medicamentosas. No mais, Confie no Seu Treinamento. Lembre-se de que você passou por treinamento e preparação adequados para o exame. Confie no seu instrutor, nas suas habilidades de direção e no seu conhecimento das regras de trânsito. Tire alguns momentos para respirar profundamente. Inspire pelo nariz contando até quatro, segure a respiração por alguns segundos e expire lentamente pela boca. Repita isso várias vezes até se sentir mais calma.. E pense sobre isso: Você é capaz! Lembre-se de que é normal estar nervoso, mas também é importante manter a calma e confiar em si mesmo durante o exame de direção. Boa sorte! Se precisar de assistência ou tiver alguma dúvida, estarei aqui para ajudar da melhor forma possível.
Te convidamos para uma consulta: Tratamento para medo de dirigir - R$ 80
Olá!
Entendo que a ansiedade durante a prova prática da CNH pode ser difícil de lidar. Aqui estão algumas sugestões mais objetivas sobre como proceder:
Técnicas de Relaxamento:
• Respiração Profunda: Inspire lentamente pelo nariz, conte até quatro, segure a respiração por alguns segundos e expire lentamente pela boca.
• Exercícios de Relaxamento: Praticar técnicas de relaxamento, como meditação ou mindfulness, pode ajudar a acalmar a mente.
Uso de Medicamentos:
• Consulte um Médico: Antes de tomar qualquer medicamento para ansiedade, é essencial consultar um médico. Ele poderá avaliar sua situação e, se necessário, prescrever um medicamento seguro e adequado.
• Efeitos Colaterais: Alguns medicamentos podem ter efeitos colaterais que afetam a sua capacidade de dirigir. Por isso, qualquer medicação deve ser usada sob orientação médica para garantir a segurança.
Espero que essas orientações sejam úteis. Se precisar de mais ajuda, estou à disposição.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!