Estou tentando lidar com o TDAH há um bom tempo. Tenho 27 anos e fui oficialmente diagnosticado aos

9 respostas
Estou tentando lidar com o TDAH há um bom tempo. Tenho 27 anos e fui oficialmente diagnosticado aos 21. Já passei por vários remédios, doses maiores ou menores. O que eu sinto é que ninguém acredita de verdade quando falo de como "é ser eu". Eu estou exagerando? Qual tipo de profissional procuro?
Bom dia,
Acredito que não seja fácil pensar que "ninguém acredita, de verdade, quando eu falo como é ser eu". Você se sente mal diante disso, ne? Talvez incompreendido ou invalidado. Correto?
Acredito que seja importante você procurar um psicólogo que trabalhe na abordagem cognitivo-comportamental, dessa forma você conseguirá conversar sobre essa experiência e desenvolver estratégias para lidar com o transtorno (além do uso da medicação). O que acha?

Espero ter ajudado

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Se você procura lidar com as sensações de "como é ser você" procure um psicólogo, estas emoções podem ser tratadas para que você se reconheça, aceite e se sinta melhor, independente das outras pessoas. Agora se você procura minimizar a falta de atenção, agitação, falhas que podem ocorrer no cotidiano seria interessante um neuropsicólogo para estimulação das áreas cognitivas que necessitam de uma atenção maior, as vezes acompanhado de um neurologista para o uso de medicação se for a sua escolha e necessidade terapêutica.
Acredito que será importante a psicoterapia, pois passará por um processo de autoconhecimento e só assim saberá responder "quem é você e como é ser você mesmo", estou á disposição.
Um bom psicólogo será ótimo para você saber quem realmente é você ☺. Sobre a dificuldade de aceitação das outras pessoas, existe uma linha tênue entre o que é sintoma e o que é comportamento mal adaptado. A terapia será importante para você observar se as queixas dos outros em relação aos seus comportamentos, são realmente sintomas do tdah!
Caro,
Definitivamente, você não está exagerando. O TDAH é um problema de base neurológica muito sério. É difícil lidar com as dificuldades no dia a dia sem o TDAH, imagine com ele? Os transtornos ainda são muito estigmatizados e com o movimento que houve sobre a existência ou não do TDAH as pessoas acabam adotando posturas muito céticas a respeito. Além da medicação você precisa de terapia para lhe ajudar com estratégias eficazes que irão diminuir o impacto no seu dia a dia.
O acompanhamento de um Psicólogo associado ao psiquiatra será fundamental em seu processo. Estabelecer as dificuldades e metas para alcançar disciplina na rotina diária é de estrema importância, associado a outros profissionais, como por exemplo, professor de educação física, terapia ocupacional. É necessário uma avaliação minuciosa para poder ser feita as indicações. Avaliação Neuropsicológica seria uma das intervenções, a qual irá identificar o prejuízo funcional e a presença de distúrbios e o grau de sua evolução, se você ainda não fez, fica a dica.
Muito obrigada pelo contato, Gratidão.
Olá,
Você disse que já passou por vários remédios, certo? E um psicólogo?
O medicamento é um importante aliado no tratamento de transtornos psíquicos, como o TDAH, porém, utilizá-lo sem uma psicoterapia não é o recomendado. Além disso, o remédio não soluciona a questão, apenas diminui ou inibe os sintomas enquanto se usa. O tratamento do transtorno se realiza falando sobre como é para você "ter TDAH", sua história de vida, suas questões, como se sente, quais são suas dificuldades.
Cada pessoa com TDAH é de um jeito, busque descobrir o seu.
Recomendo um psicólogo psicanalista.
Abraço
Bom dia! Sugiro que inicie, quando e se possível, uma análise pessoal com uma Psicóloga (o) de sua escolha e confiança. É de suma importância que além do auxílio medicamentoso que já faz, seja realizado um acompanhamento psicológico, que possivelmente, o médico psiquiatra que o acompanha, deve ter orientado. Ademais, relacionado a importância que hoje dá ao que o outro pensa a seu respeito , poderá vir ser a trabalhado em análise, desde que seja de sua vontade.
Espero ter auxiliado.
À disposição.
Gostaria de contribuir dizendo a você que nunca o que sentimos é algo exagerado. O nosso sentimento é único, independente do que os outros possam pensa, e as vezes temos a necessidade de compartilhar com alguém o que se passa conosco sem julgamentos.

Um psicólogo é alguém capaz de ouvir o que se passa com você sem julgamentos e a partir disto iniciar o tratamento que você precisa.

Especialistas

Andressa Lehmann

Andressa Lehmann

Psicólogo

Rio de Janeiro

Rosane Silva

Rosane Silva

Psicólogo

Salvador

Amanda Yuki Nakashima de Oliveira

Amanda Yuki Nakashima de Oliveira

Psicólogo

Taubaté

Regiane A Perli Simão

Regiane A Perli Simão

Psicólogo

Atibaia

Fabiana Gomes

Fabiana Gomes

Psicólogo

Pará de Minas

Jéssica Sartori

Jéssica Sartori

Psicólogo

Santa Luzia

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 441 perguntas sobre Transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH)
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.