Estou sofrendo de ansiedade generalizada e preocupações extremas já tem 3 meses. Estou fazendo psicoterapia

8 respostas
Estou sofrendo de ansiedade generalizada e preocupações extremas já tem 3 meses. Estou fazendo psicoterapia e ultimamente comecei a sentir sensações de irrealidade, despersonalização persistentes.. Estou muito preocupado! Essa sintomatologia some com o tratamento medicamentoso?
A sintomatologia descrita com certeza é bastante desagradável. A avaliação de um psiquiatra para acompanhamento medicamentoso será de suma importância. Contudo, não abandone a psicoterapia, uma vez que você não é somente um conjunto de sintomas: irrealidade, despersonalização, etc... Sucesso!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá. O tratamento com remédios podem aliviar sintomas, porém dificilmente irão corrigi-los definitivamente pois, as causas estão em sua mente. Para isso é necessário mudanças de atitudes e comportamentos. Ter Atitudes assertivas, livrar-se de pensamentos negativos e procurar estar mais presente nas suas atividades podem ajudar. Continue o tratamento terapêutico e comente com seu psicólogo. Tente e seja feliz.
Olá, sua pergunta sugere que saibamos mais sobre vc e o ideal é conhecermos o paciente. Pode ocorrer que alguns transtornos de ansiedade necessite sim de medicação. Para isso seu psicólogo(a) deverá saber e encaminhar vc ao médico. Quando estamos cuidando de um paciente sabemos quando ele necessita de um trabalho multidisciplinar, até porque esse procedimento favorece o processo terapêutico. Como tb o psiquiatra às vezes não tem um resultado favorável, porque o paciente não faz o tratamento de psicoterapia. Mas, como falei acima depende do caso. No seu caso sugiro uma avaliação multidisciplinar. Muitos casos de transtorno de ansiedade que tratei junto com o paciente não precisou de medicação, mas outros precisaram sim. Como falei precisamos ver o paciente e entrevistar p poder responder. Procure ajuda. Abraço, bom dia!
Como já relatado, são sintomas que podem acompanhar os quadros de ansiedade. A comorbidade na ansiedade generalizada é praticamente regra. Com o surgimento de novos sintomas, faz-se necessário uma investigação nesse sentido.
Nesse caso, sugiro uma avaliação psiquiátrica para possibilidade de medicação, pois esses sintomas podem ser muito desconfortáveis e demorarem a passar. Havendo melhora dos sintomas com o tratamento medicamentoso correto, você conseguirá aproveitar melhor a terapia, intensificando a melhora. A terapia será o fator para a manutenção da melhora a longo prazo, quando não houver mais indicação de medicação.
O tratamento medicamentoso pode ser um auxiliar importante, mas com o tratamento psicoterápico você pode aprender estratégias para lidar melhor com sua ansiedade. Abraço!
o tratamento medicamentoso é sempre um coadjuvante no tratamento da ansiedade. ele vai ajudar controlar sintomas e pode até favorecer o avanço da psicoterapia - te oferecendo um tempo para você aprender identificar sintomas e como reagir a eles, caso sua psicoterapia seja focada na resolução de problemas. um abraço!
O Transtorno de Ansiedade Generalizada pode apresentar uma miríade de sintomas, incluindo desrealização e despersonalização.
Em grande parte dos casos o tratamento combinado entre psicoterapia e uso de medicações é o mais indicado.
Embora seja bastante complexo o funcionamento cerebral, de modo resumido, a psicoterapia e a medicação podem gerar mudanças estruturais na anatomia e na fisiologia cerebral, o que é chamado de neuroplasticidade.
Os sintomas que relatou provavelmente remitirão com o tratamento adequado.

Respeitosamente,
Olá,

Os sintomas de desrealização e despersonalização são comumente encontrados em quadros de Transtorno de Ansiedade Generalizada. Tais sintomas são muito desconfortáveis, e levando em consideração que já está preocupado e muito provavelmente incomodado, considero indicado procurar um tratamento psiquiátrico. Juntas, as duas terapias serão muito mais eficientes diante do seu quadro.
Seguramente a medicação também ajudará no processo psicoterapêutico.
Sucesso no tratamento,

Especialistas

Amanda Vitória Pereira da Silva

Amanda Vitória Pereira da Silva

Psicólogo

João Pessoa

Mônica Quintão

Mônica Quintão

Psiquiatra, Médico clínico geral

Cuiabá

Sara Guerra

Sara Guerra

Psicólogo

Belo Horizonte

Douglas Renato Strozi

Douglas Renato Strozi

Psicólogo

Catanduva

Raisa Trajano

Raisa Trajano

Psicólogo

Campina Grande

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 403 perguntas sobre Transtornos de ansiedade
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.