Estou separada há quase dois meses, um casamento de 11 anos. Tenho dois filhos,05 e 09 anos. Gostaria
14
respostas
Estou separada há quase dois meses, um casamento de 11 anos. Tenho dois filhos,05 e 09 anos. Gostaria de saber se é importante eles terem um acompanhamento psicológico nesse momento de separação?
A necessidade ou não de um acompanhamento psicológico vai depender de como seus filhos estão reagindo a situação e da forma como ocorreu esta separação, se envolveu agressões físicas ou verbais em que os filhos foram atingidos direta ou indiretamente. O fato em si de vocês terem se separado não implica necessariamente em prejuízos às crianças. O mais importante neste momento é preservar os vínculos pai/filhos, mãe/filhos.As crianças, em geral, são capazes de compreender que o relacionamento pai e mãe acabou mas que o afeto de pai e de mãe em relação a ela serão mantidos. Percebo que está preocupada com o bem-estar de seus filhos e que está atenta ao comportamento deles. Então, observe se há sinais de mudança de comportamento e como estão lidando com a nova realidade e se perceber que precisam de ajuda busque um auxílio psicológico.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Uma separação é sempre muito difícil para o casal, por isto é importante ter o cuidado para que o trauma não se estenda aos filhos. O diálogo aberto, buscando administrar as dificuldades que eles possam apresentar neste momento é necessário. Caso haja algum desenquilíbrio emocional e problemas nas relações interpessoais o acompanhamento psicológico adequado é indicado.
Sim, considero fundamental você procurar acompanhamento psicologico para seus filhos, pois se trata de um momento bastante tumultuado e complicado para a maioria das famílias. Abraço!
Depende, temos que pensar em como as crianças estão vivenciando esta separação. A mudança da nova rotina esta afentando de alguma forma, elas. Por exemplo: as notas da escola abaixaram, estão ficando agressivas... E também vale ressaltar: vocês, como casal, acreditam que não tem a capacidade de explicar de maneira clara para crianças da idade deles? Se a reposta for sim para as duas a questões levantadas, acredito que um psicólogo ou psicanalista infantil podem sim ajudar neste processo.
Sim é importante porque cada criança tem sua sensibilidade e não dá para avaliar como a situação de separação afetou as crianças. Se puder encontre um profissional especializado para acompanhar as crianças para que elas possam elaborar mental e emocionalmente a separação.
Sim, é muito importante um acompanhamento psicológico para verificar como estão lidando com esta separação. É possível você mesma identificar esta necessidade, eles podem mudar de comportamento, ficando mais agressivos ou mais introspectivos, se isolando ou ter um rendimento menor na escola. O não acompanhamento psicológico pode gerar problemas futuros até a vida adulta.
A terapia é indicada quando percebe-se que as mudanças que ocorreram no ambiente estão gerando um prejuízo comportamental às crianças. Algumas perguntas podem clarear se há necessidade de buscar terapia, como após a separação, as crianças vem apresentando comportamentos que não apresentavam anteriormente? Ou, as crianças vem apresentando comportamentos inadequados com maior frequência? O fato isolado da separação não quer dizer obrigatoriamente a necessidade de se fazer terapia. Porém, em terapia, o psicólogo ajudará os pais e as crianças a compreenderem o que representou a separação, o que as crianças entendem sobre o assunto, quais as mudanças decorrentes de tal separação, contribuindo para uma adaptação saudavel a um novo contexto familiar.
Primeiro, certifique se realmente não há possibilidade de uma reconciliação, vejo muito em consultório casamentos "falidos" se reestruturar após psicoterapia de casais. Muitas vezes a falta diálogo, questões sexuais , ciumes e falta de cumplicidade são alguns fatores que podem ser resolvidos em psicoterapia . Indiferente da tomada de decisão é relevante a orientação Psicoterapeuta .
bç
bç
O diálogo é muito importante no ambiente familiar.Os filhos nesta idade já começam a ter noção dos eventos ocorridos!! Após a conversa, observe o comportamento de seus filhos após a separação sendo no contexto escolar, familiar e relações interpessoais, se apresentar agressividade, baixo desempenho e isolamento social será necessário o acompanhamento psicológico .
É importante saber q mtas vezes, a separação será vivenciada pelos filhos de acordo com como os pais lidam com ela, se lidam de maneira desesperadora, provável q assim seja para eles tb, se lidam de forma mais assertiva, idem a eles.
Separação é um processo de luto, luto pelos sonhos desfeitos, pela história q se encerra... e sendo um luto há sentimentos/reações próprios desse processo, como tristeza, choro, raiva, alívio, medo, q duram algumas semanas ou meses.
O q deve ser sinal de alerta, para pais e filhos, é quando essa fase se prolonga por mto tempo ou quando a vida da pessoa fica bem comprometida, por ex, ela já não consegue trabalhar, estudar, isola-se em casa, apresenta uma desesperança, sono e apetite ficam bastante alterados. É preciso procurar ajuda de um profissional.
O psicólogo tb poderá ser procurado ainda no início do processo de separação, para um trabalho de orientação de pais, a fim de ajudá-los na maneira mais adequada de conduzir o momento.
Separação é um processo de luto, luto pelos sonhos desfeitos, pela história q se encerra... e sendo um luto há sentimentos/reações próprios desse processo, como tristeza, choro, raiva, alívio, medo, q duram algumas semanas ou meses.
O q deve ser sinal de alerta, para pais e filhos, é quando essa fase se prolonga por mto tempo ou quando a vida da pessoa fica bem comprometida, por ex, ela já não consegue trabalhar, estudar, isola-se em casa, apresenta uma desesperança, sono e apetite ficam bastante alterados. É preciso procurar ajuda de um profissional.
O psicólogo tb poderá ser procurado ainda no início do processo de separação, para um trabalho de orientação de pais, a fim de ajudá-los na maneira mais adequada de conduzir o momento.
Sem dúvidas um acompanhamento psicológico ajudará as crianças a entenderem e se adaptarem com a nova composição familiar. O psicólogo atuará junto a família, buscando o desenvolvimento saudável das crianças e adaptação a nova rotina - num momento onde pra elas é novo e muito intenso.
Como a senhora não nos deu mais informações sobre a separação, procure o psicólogo quando notar mudança de comportamento em seus filhos, a queda no rendimento escolar e se tiver dificuldade de explicar a separação para as crianças. Também é muito importante o psicólogo, porque haverá mudanças na rotina de seus filhos.
Olá, antes de iniciar um processo psicoterapêutico, você deverá primeiro sentar e conversar com seus filhos para você entender o que eles estão achando de tudo isto, o pai também deverá participar destes diálogos, você perceberá várias questões que irão surgir e assim poderá trabalhar junto com o psicologo(a) todas estas questões. Não se esqueça que mesmo separada, o pai não pode estar longe de todo este processo, pois a separação é do casal, mas os filhos dependem dos dois.
É importante estar atenta aos sinais das crianças, eventuais mudanças de comportamentos e hábitos. Caso demonstrem muitas dúvidas sobre a separação, descontentamento intenso com o fato ou mesmo mudanças na forma de agir, sugiro sim que leve as crianças para uma avaliação. Tudo depende de como estão reagindo, mas se estiver com dúvida, sugiro procurar uma avaliação psicológica.
Boa sorte!
Boa sorte!
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Eu não quero mais ter desejo sexual , oque eu faço ? Até pensando em cortar meu órgão estou pensando preciso de ajuda
- Eu tenho 15 anos, sou do sexo masculino, vivo so com a minha Mãe e meu pai está outra mulher e ele poucas vezes me da atenção e isso me deixa muito deprimido e eu vejo uma mudança nos meus estudos agora eu ja não consigo prestar atenção nas aulas. Que posso fazer para melhorar?
- Meus pais estão desconfiando que eu estou deprimida Como faço para eles pararem de pensar isso? Eu já disse que não estou deprimida! O que faço?
- Um indivíduo com transtorno bipolar, extremamente controlador com dinheiro, que impede a família de desfrutar um pouco a vida por medo de gastar. Tem como através de terapia se tornar um marido melhor? Um pai melhor?
- Bom dia, estou me separando da minha mulher e temos um filho de 3 anos, queríamos saber como lidar com isso, como conversar com ele, para que ele não fique com a cabecinha confusa, pois é muito pequeno ainda. Desde ja agradeço.
- Minha filha tem 28 anos, mãe de 1 criança de 2 anos, vítima de violência doméstica do ex-companheiro. Eu, mãe tenho sido agredida severamente por ela com extensão aos irmãos. Ela não aceita mais a convivência familiar. É possível eu ajudar minha filha através desta clínica, involuntariamente?
- Como é feita a Terapia familiar?
- Quando pequena sofri muito com a separação de meus pais. Vi muitas cenas de agressão e ódio. Tinha 5 anos, e apesar de todo amor que minha mãe me deu. Até hoje em relacionamentos nao sei lidar bem com a felicidade. Me saboto e depois me arrependo. Será que tem solução?
- Meu filho já fez tratamento para depressão, mas agora se recusa a ir ao médico, esta totalmente isolado, o q devo fazer ? já procurei vários médicos na area publica e todos dizem que ele tem que querer e ele não quer, e estou desesperada sem saber como ajudar
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 10 perguntas sobre Terapia de Família
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.