Estou sentindo minha panturrilha travada. Ao realizar atividades física onde levanto a perna dobra

1 respostas
Estou sentindo minha panturrilha travada.
Ao realizar atividades física onde levanto a perna dobrada sinto minha panturrilha “travada”
Uma obs: tive um acidente onde levei pontos no joelho( não afetou o osso ou cartilagem) e variz próximo a essa cicatriz.
O que pode estar causando isso?
A sensação de panturrilha "travada" ao realizar certas atividades físicas pode ter várias causas, incluindo condições musculares, articulares ou vasculares. Dadas as informações sobre o acidente anterior e a presença de varizes próximas à cicatriz no joelho, algumas possíveis explicações para sua panturrilha "travada" incluem:

Contratura muscular: Pode haver uma contratura muscular na panturrilha devido ao acidente anterior ou como resultado da atividade física. Isso pode ocorrer devido a desequilíbrios musculares, fadiga muscular ou mesmo cicatrizes de tecido conjuntivo que podem afetar a mobilidade e flexibilidade muscular.

Disfunção articular: Problemas articulares no joelho, como restrições de movimento devido à cicatrização do tecido ou inflamação da articulação, podem afetar a biomecânica durante a atividade física, levando a compensações e tensões adicionais na panturrilha.

Comprometimento vascular: Varizes próximas à cicatriz no joelho podem indicar problemas circulatórios, como insuficiência venosa, que podem afetar o retorno venoso das pernas. Isso pode levar a sintomas como sensação de peso, aperto ou "travamento" na panturrilha, especialmente durante atividades que aumentam a demanda circulatória, como levantar a perna dobrada.

Para determinar a causa exata e encontrar a melhor forma de resolver o problema, é importante consultar um médico, como um ortopedista, fisioterapeuta ou cirurgião vascular. Eles podem realizar uma avaliação física completa, incluindo testes de mobilidade, palpação da área afetada e possivelmente exames complementares, como ultrassonografia vascular, para identificar qualquer problema subjacente.

Com base na avaliação, o médico pode recomendar um plano de tratamento personalizado, que pode incluir fisioterapia para fortalecimento e alongamento muscular, técnicas de liberação miofascial para reduzir a tensão muscular, exercícios de mobilidade articular, tratamento para varizes, se necessário, e medidas preventivas para evitar recorrências, como modificações nas atividades físicas ou uso de meias de compressão.

Portanto, se você está enfrentando essa sensação de panturrilha "travada" durante atividades físicas, é importante buscar orientação médica para um diagnóstico adequado e um plano de tratamento eficaz.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!