Estou sem menstruar a muitos meses, e com um baixo nível de progesterona, médica me falou para tomar

2 respostas
Estou sem menstruar a muitos meses, e com um baixo nível de progesterona, médica me falou para tomar por 10dias de cada mês e esperar descer, mas quando descesse eu começasse a contar a partir daquele dia que seria o 14º dia do ciclo menstrual, no caso eu vou começar a tomar no próx mês no mesmo dia q a menstruação desceu ou 10 dias antes do dia q ela desceu ?
Sua pergunta é muito pertinente e reflete uma preocupação comum relacionada à regulação menstrual e ao tratamento hormonal. A orientação que você recebeu tem como base a tentativa de regularizar seu ciclo menstrual, simulando o ritmo natural de produção de progesterona do corpo, que tipicamente aumenta na segunda metade do ciclo menstrual. Quando se fala em tomar progesterona por 10 dias a cada mês, o objetivo é imitar essa fase do ciclo, induzindo um sangramento que se assemelha à menstruação. Esse processo ajuda a estabelecer um "novo" ciclo menstrual.

No seu caso, o início do tratamento com progesterona após o sangramento induzido é parte de um esforço para normalizar seu ciclo menstrual. Seu médico sugeriu que você considerasse o primeiro dia do sangramento como o 14º dia do seu ciclo. Isso é um pouco diferente do usual, pois, tradicionalmente, o primeiro dia de sangramento é considerado o 1º dia do ciclo menstrual. Contudo, parece haver um plano específico em sua situação para ajudar a sincronizar seu ciclo de uma maneira que se alinhe melhor com o tratamento proposto.

Em termos práticos, se você foi orientada a iniciar a tomada de progesterona 10 dias antes do que seria considerado o "novo" dia 14 do seu ciclo, isso significa que você contaria 14 dias a partir do primeiro dia de sangramento e, então, retrocederia 10 dias para começar a tomar a progesterona. Isso é feito na esperança de que, ao simular essa fase do ciclo, seu corpo possa começar a regularizar os ciclos subsequentes.

Porém, é crucial enfatizar a importância de uma comunicação clara com seu médico para esclarecer quaisquer dúvidas. Cada caso é único, e ajustes podem ser necessários. Além disso, a progesterona e o ciclo menstrual estão intrinsecamente ligados a vários aspectos da saúde feminina, incluindo a endocrinologia e a nutrologia. Fatores como o equilíbrio hormonal, a saúde do tecido uterino, e a nutrição desempenham papéis significativos na regularidade menstrual e na saúde reprodutiva.

Como médica integrativa, eu observo não apenas os sintomas isolados, mas o funcionamento do corpo como um todo. A ausência de menstruação, conhecida como amenorreia, pode estar relacionada a diversos fatores, incluindo estresse, variações de peso, condições médicas subjacentes, e desequilíbrios hormonais. Avaliar a alimentação, o estilo de vida, o estresse emocional e outros fatores hormonais é parte essencial do processo diagnóstico e terapêutico. Portanto, é imprescindível considerar todas essas variáveis em sua consulta médica para um plano de tratamento mais holístico e personalizado.

Lembre-se, a medicina integrativa procura harmonizar os tratamentos convencionais com abordagens complementares, visando uma saúde plena e individualizada. Esse acompanhamento detalhado e personalizado é fundamental para entender as peculiaridades do seu corpo e como melhor responder às suas necessidades.

Dra. Caroline Oliveira - CRM/SP 189586, Medicina Integrativa, com foco em Endocrinologia e Nutrologia.

Olá, seu caso é bem interessante. A falta de menstruação com nível de progesterona baixa reflete que você não está ovulando. Nestes casos, é importante fazer uma investigação do porquê disso estar ocorrendo, pois tratando a causa de base muitas vezes o ciclo e consequentemente a menstruação se recuperam. Mas voltando a seu questionamento, o uso de progesterona cíclica não contínua pode ser feita sempre nos primeiros 10-14 dias do início do mês, para se ter maior praticidade. Abraços.