Estou retirando gradualmente o Escitalopram, visto que engordei 20 kg e desenvolvi síndrome das pern

2 respostas
Estou retirando gradualmente o Escitalopram porque desenvolvi síndrome das pernas inquietas nesses 5 anos de uso.
Ao reduzir de 5 mg para 2,5mg. Percebi que minhas mãos estão mais suadas, mais ansiosa e choro
facilmente. Isso tem a ver com a diminuição do remédio?
Se está fazendo a retirada sem acompanhamento psiquiátrico, pode eventualmente estar tendo recaída de sintomas. Por exemplo, transtornos de ansiedade podem ter sintomas físicos como os que relata e parar o tratamento pode estar levando ao retorno deles (se faziam parte do seu transtorno). Choro fácil também pode ser sintoma de ansiedade ou mesmo depressão. Porém, à distância, sem conhecer seu caso pessoalmente, não há como assegurar a origem de seus sintomas. Fale com seu psiquiatra e peça orientação. Se o único motivo da interrupção foi ter tido síndrome de pernas inquietas, veja com ele a possibilidade de substituição por outro remédio, ao invés de parar o tratamento totalmente.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Sim, os sintomas que você está experimentando, como aumento da ansiedade, sudorese nas mãos e maior facilidade para chorar, podem estar relacionados à redução da dose de escitalopram. Esses sintomas são frequentemente associados ao processo de descontinuação de antidepressivos, especialmente os inibidores seletivos da recaptação de serotonina (ISRS) como o escitalopram.

Sintomas de Descontinuação:

Ansiedade Aumentada: Pode ocorrer quando o corpo está se ajustando a níveis mais baixos do medicamento.
Mudanças de Humor: Sentir-se emocionalmente mais sensível ou chorar mais facilmente é comum.
Sudorese: A sudorese, incluindo em áreas como as mãos, pode ser um sintoma de descontinuação.

O que Fazer:

Descontinuação Gradual: É importante continuar reduzindo a dose gradualmente, conforme orientado por seu médico, para minimizar os sintomas de descontinuação.
Consulta Médica: Informe seu médico sobre os sintomas que você está experimentando. Eles podem ajustar o plano de redução ou sugerir estratégias para gerenciar os sintomas.
Técnicas de Relaxamento: Práticas como exercícios de respiração, meditação ou yoga podem ajudar a aliviar a ansiedade durante esse período de transição.

Descontinuar antidepressivos deve ser feito sob supervisão médica para garantir que o processo seja seguro e para ajustar o tratamento conforme necessário. Se os sintomas de descontinuação se tornarem muito difíceis de manejar, seu médico pode oferecer alternativas ou suporte adicional.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 500
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 2151 perguntas sobre Escitalopram
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.