Estou passando por um momento difícil, sem conseguir estudar ou trabalhar. Passo horas olhando para

19 respostas
Estou passando por um momento difícil, sem conseguir estudar ou trabalhar. Passo horas olhando para a tela do computador e acabo dormindo o dia todo, sem vontade de fazer nada. Mesmo no meu curso, que sempre foi o meu sonho, não consigo me concentrar e acabo indo embora sem aprender nada. Tenho TDAH e, na escola, tomava remédio para me ajudar a focar, mas parei há muito tempo. Estou perdido e não sei como lidar com isso.
Olá. Às vezes nos sentimos mais frágeis e paralisados e é neste momento que precisamos de uma força extra. Procure ajuda. Tem muitos especialistas da saúde, médicos psicólogos que podem te ajudar. O que em um momento não conseguimos fazer, há de se buscar ajuda, com certeza. Abra uma janela para sair. Você consegue!

Olá! Talvez o seu corpo esteja te indicando que algo não vai bem. Há momentos na vida que é necessário olhar para dentro e a partir disso perceber novas possibilidades a seguir. É importante que você busque ajuda profissional especializada, será um passo de autocuidado e mudança.
Olá! Me parece que seu quadro atual está mais associado ao desânimo do que a falta de foco e concentração. Considero importante buscar um psicólogo/ psicanalista para poder ter um espaço de escuta sensível e acolhimento, o profissional escolhido irá investigar seu caso e avaliar a necessidade do trabalho conjunto com neurologista e psiquiatra, já que existe um diagnóstico de TDAH anterior aos sintomas atuais. Espero ter ajudado, estou á disposição!
Olá! É importante, neste momento, você buscar uma ajuda profissional de um psicólogo que irá irá analisar seu caso e avaliar a necessidade do trabalho conjunto com outros profissionais, visto seu diagnóstico de TDAH. Acredito que seu quadro está mais relacionado a este desânimo que você vem sentindo e este implica na falta de foco e de concentração. Espero ter contribuído!, coloco-me a disposição!
Olá! Sinto muito por você estar se sentido assim. Na Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC), uma prática que desenvolvemos em sessões é entender como nossos pensamentos, emoções e comportamentos estão interligados, além de desenvovler ferramentas mais funcionais para lidar com eles. Em alguns casos de pessoas que se sentem desmotivadas e com dificuldades de concentração, como no seu caso, é comum que pensamentos automáticos disfuncionais estejam interferindo no processo (Ex: "Eu não sou capaz", "Eu nunca vou melhorar", "Isto é perda de tempo"). O TDAH também pode estar interferindo em seu humor e foco, já que atualmente você não está fazendo uso de medicação.

Sugiro que procure um acompanhamento psicológico e psiquiátrico para que consiga lidar melhor com seu momento atual. Fico à disposição.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 150
Olá, me chamou atenção em sua fala o "não conseguir lidar", "sem vontade de fazer nada", a participação no curso que sempre foi seu sonho de um modo distinto. Isso que você nomeia como momento difícil refere-se a essa sensação atual ou algo difícil que antecede toda essa descrição? O curso que sempre foi seu sonho ainda é seu sonho? São muitas perguntas possíveis para seu relato, mas o ponto chave é você escutar que está vivenciando um momento de difícil enfrentamento que traz impactos na sua vida, no seu ânimo e em suas atividades. Portanto seria importante você procurar um atendimento de Psicólogo ou Psicanalista para te ajudar a entender e manejar melhor isso que está estranho, diferente e te causando sofrimento.
A falta de energia e motivação, junto com a dificuldade de focar, pode ser um indicativo de que algo mais profundo está acontecendo. O TDAH, mesmo controlado no passado, pode estar influenciando sua capacidade de concentração agora. Além disso, outros fatores emocionais, como ansiedade ou estresse, podem estar amplificando esses desafios.

Uma primeira etapa importante é reconhecer seus limites atuais, sem se julgar por eles. Considere buscar apoio novamente, seja através da terapia ou até mesmo conversando com um psiquiatra sobre a medicação que antes ajudava. Muitas vezes, momentos de impasse como esse podem sinalizar a necessidade de um olhar mais cuidadoso para o seu autocuidado e bem-estar emocional.

O que você está vivendo é real e merece ser tratado com acolhimento e gentileza. A psicoterapia pode te ajudar a entender melhor esse momento, explorar caminhos e resgatar sua motivação aos poucos.
Sinto muito em saber que você está passando por um momento tão difícil. É importante reconhecer que, com o diagnóstico de TDAH, você pode enfrentar desafios adicionais em relação à concentração e à motivação, especialmente em situações estressantes. Vamos explorar algumas estratégias que podem ajudá-lo a lidar com isso.

Primeiramente, considere a possibilidade de revisar seu tratamento. Você mencionou ter tomado medicação para TDAH no passado, e pode ser útil conversar com um profissional de saúde sobre reavaliar essa opção. A medicação, em combinação com a terapia, pode ajudar a melhorar sua capacidade de foco e produtividade.

Além disso, tente dividir seu material de estudo em partes menores e mais gerenciáveis. Isso pode reduzir a sensação de sobrecarga e tornar mais fácil começar. Estabeleça metas diárias simples e realistas, como estudar por 20-30 minutos antes de fazer uma pausa. Criar um ambiente favorável ao estudo também é fundamental. Minimize as distrações ao seu redor, organizando seu espaço de estudo, usando fones de ouvido para bloquear ruídos ou utilizando aplicativos que ajudem a limitar o tempo nas redes sociais.

Experimente técnicas de gestão do tempo, como a técnica Pomodoro, onde você estuda por 25 minutos e faz uma pausa de 5 minutos. Esse método pode aumentar sua concentração e tornar o estudo mais dinâmico. Além disso, ter uma rotina estruturada pode ajudar a regular seus horários de sono e aumentar a produtividade. Tente acordar e ir para a cama no mesmo horário todos os dias e inclua atividades que você gosta na sua rotina para torná-la mais agradável.

Seja gentil consigo mesmo durante esse período, reconhecendo que momentos de dificuldade são normais e que você está fazendo o melhor que pode. Evite se comparar com os outros, pois cada pessoa tem seu próprio ritmo.

Por fim, considere a terapia, especialmente a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC). Ela pode ser extremamente benéfica para desenvolver estratégias de enfrentamento, trabalhar a motivação e abordar pensamentos negativos que podem estar contribuindo para a sua situação. Se você se sentir confortável, buscar apoio profissional pode ser um passo importante para ajudá-lo a encontrar caminhos mais eficazes para lidar com essa fase. Existem maneiras de superar esse desafio!
Boa tarde. Pensando em você ter um diagnostico e melhorar sugiro agendar uma consulta profissional psicológica para sua avaliação e devida orientações a partir de mais detalhes do seu caso. A disposição!
Parece exaustivo se sentir desmotivado e perdido, mas o fato de você ter enviado essa mensagem já foi um passo super importante para saber para onde ir! Compartilho algumas sugestões para que você dê mais alguns passos na direção da sua melhora.

Primeiramente, é importante descartar problemas de saúde física que possam estar influenciando sua motivação e energia. Agendar uma consulta médica para realizar uma avaliação geral de saúde pode ajudar a esclarecer se há algum fator físico contribuindo para o seu cansaço.

Além disso, como você mencionou o diagnóstico anterior de TDAH, retomar o atendimento com psiquiatra e psicólogo pode ser extremamente útil. O acompanhamento conjunto desses profissionais pode contribuir significativamente para contornar as dificuldades associadas ao TDAH.

Estimo melhoras! Abraço!
Entendo como esse momento pode ser desafiador, e quero começar dizendo que você não está sozinho nessa. O que você descreve – dificuldade em se concentrar, perda de motivação e sensação de estagnação – é algo que muitas pessoas enfrentam, especialmente em situações de pressão ou em fases de maior sobrecarga emocional. Além disso, o TDAH pode tornar esses desafios ainda mais intensos.

Parar de tomar o medicamento que ajudava no seu foco pode estar contribuindo para essa sensação de descontrole, o que é compreensível. Esses remédios, quando usados de forma correta e com acompanhamento médico, são ferramentas importantes para ajudar na concentração e na produtividade, mas não são a única solução. Retomar a conversa com um médico ou psicólogo para avaliar se o medicamento ainda é necessário ou se existem outras formas de manejo pode ser um passo importante.

Outra coisa que vale pensar é que o seu corpo e sua mente estão te dando sinais de cansaço e de algo que precisa ser cuidado. O sono excessivo e a falta de energia podem estar ligados a vários fatores, como estresse, desmotivação, ou até questões emocionais mais profundas, como ansiedade ou depressão. Talvez seja o momento de se permitir parar, refletir e buscar um apoio especializado para entender o que está acontecendo por trás desse cansaço.

A sua vontade de retomar o foco e se sentir bem novamente é um ótimo ponto de partida. Isso mostra que você ainda valoriza seu curso e seus objetivos. Lembre-se de que lidar com o TDAH e com essa fase mais difícil é um processo, e tudo bem não ter todas as respostas agora. Um passo importante pode ser buscar ajuda, seja com um profissional de saúde mental, seja conversando com alguém próximo. Aos poucos, com apoio, você pode encontrar o caminho que faça sentido para você e voltar a se reconectar com seus sonhos e atividades.

Se cuide e lembre-se de que há saída, mesmo nos momentos mais difíceis. Você não precisa enfrentar isso sozinho.
Oi, espero que você esteja melhor e disposto(a) a ir em busca de ajuda. A terapia cognitivo comportamental pode ser um caminho. Ela tem mostrado através de pesquisas científicas, o quanto pode ser beneficiadora no tratamento do quadro de TDAH. As técnicas utilizadas irão te ajudar a encontrar a melhor maneira de fazer você aprender de forma eficaz, aumentar o nível de concentração e trabalhar com os pensamentos distorcidos de que você não consegue, por exemplo. Procure um terapeuta que tenha expertise na área, juntos vocês podem montar um plano de tratamento para essa demanda específica.
Olá! Procure um profissional para lhe auxiliar neste momento! Que tu possas falar sobre essas questões.
Caro anônimo, você parece descrever um cenário de perda de vitalidade, que pode lhe levar a sentir alguma angústia, sim? Isso pode nos acontecer ao longo da vida pelas mais variadas razões e, ao buscar falar sobre isso, você deu um pequeno passo na promoção de uma boa elaboração desse momento. Penso que talvez você possa apostar nessa direção, buscando uma terapia/uma análise. A ideia de um trabalho como esse é promover um espaço privilegiado para entender o que se passa por aí e poderá apoiá-lo numa reaproximação de um horizonte de sentidos mais amplo. Boa sorte no percurso.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicanálise
Saudações. Seguramente que a visita aos especialistas adequados pode te ajudar a encontrar um caminho para sair desta situação. Momentos de reavaliação da caminhada podem ser normais e até benéficos para que você compreenda que valores e desejos quer fortalecer em direção à uma vida que esteja de acordo com seus anseios. Talvez os anseios mesmos mudem como a vida muda e fica um pouco mais difícil olhar para o presente sem sentir-se imerso entre as decisões do passado e as perspectivas de futuro. Trabalhar o presente e a busca de concentrar-se no aqui e no agora, acolher e compreender os incômodos atuais e identificar as ferramentas certas para lidar com suas características pessoais pode ser um bom caminho. Sucesso no percurso!
Olá. Sinto muito que você esteja passando por isso. O TDAH pode realmente tornar as coisas desafiadoras, mas há algumas estratégias que podem ajudar a melhorar sua concentração e motivação. Primeiro passo é você pensar em voltar a com um profissional de saúde, considerando que você já usou medicação no passado, pode ser útil conversar com um médico ou psiquiatra sobre a possibilidade de retomar o tratamento ou explorar outras opções. É prioridade que você estabeleça uma rotina. Criando uma rotina diária que inclua horários específicos para estudar, trabalhar, descansar e se alimentar. Manter uma estrutura pode ajudar a reduzir a sensação de estar perdido. Divida as tarefas em partes menores, as grandes tarefas podem parecer esmagadoras. Divida-as em partes menores e mais gerenciáveis, e celebre cada pequena conquista. Tente criar um ambiente de estudo ou trabalho que minimize distrações. Isso pode incluir desligar notificações do celular, usar fones de ouvido com música calma ou encontrar um espaço tranquilo. Sempre importante a atividade física que pode melhorar a concentração e o humor. Tente incorporar algum tipo de exercício na sua rotina diária. Conversar com amigos, familiares ou um psicoterapeuta pode proporcionar o suporte emocional necessário para lidar com os desafios do TDAH. Você pode organizar suas tarefas, usando ferramentas como listas de tarefas, aplicativos de organização ou um planner para manter suas atividades em ordem.

Lembre-se de que não há problema em pedir ajuda e que você não está sozinho nessa jornada. Se precisar de mais orientações ou quiser conversar mais sobre isso, estou aqui para ajudar.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 100
Olá! Imagino como deve ser frustrante esta constatação/sensação. No entanto, sendo bem direto e objetivo, acredito que seria o momento ideal para retomar o acompanhamento profissional. O tratamento medicamentoso vai auxiliar na distração e, provavelmente, na disposição. Um psicólogo poderá ajudá-lo a verificar se existem outros motivos que o deixam desanimado ou entediado diante de seus afazeres.
O TDAH impacta diretamente os circuitos de atenção e motivação no cérebro, resultando na dificuldade de manter o foco. A Terapia Cognitivo-Comportamental pode ajudar você a criar novas estratégias para reestruturar seus pensamentos e romper o ciclo de procrastinação. Estudos mostram que a neuroplasticidade do cérebro permite mudanças duradouras através de novas práticas comportamentais. Como especialista em TCC, posso te ajudar a desenvolver ferramentas práticas para melhorar o foco e a produtividade, resgatando seu bem-estar e sua capacidade de realizar tarefas.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 270
É compreensível que, com o TDAH, essas dificuldades estejam te afetando de forma ainda mais intensa. A falta de concentração e motivação podem estar ligadas ao TDAH e à sobrecarga emocional que você está vivendo. Recomendo que você considere voltar ao acompanhamento médico, especialmente para avaliar a necessidade de retomar a medicação. Além disso, a psicoterapia pode ser um espaço importante para te ajudar a lidar com o desânimo e a encontrar estratégias para organizar melhor sua rotina e sua vida emocional. Sei que pode parecer desafiador agora, mas com o suporte certo, você pode começar a retomar aos poucos o foco nos seus estudos e no trabalho.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 180

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!