Estou no último dia de tratamento com prednisolona 20mg 1 vez ao dia. Quanto tempo dura essa sensaçã

2 respostas
Estou no último dia de tratamento com prednisolona 20mg 1 vez ao dia. Quanto tempo dura essa sensação de "dopado" que o remédio me deixa ? Tenho a sensação do remédio estar inibindo meu cérebro de produzir alguma substancia e me deixa em situação de alerta. Estou com tudo normal, é mais essa paranoia psicologia que faz sentido por conta do tipo do remédio.
Prednisolona é um medicamento similar ao corticóide produzido em nosso organismo. Há aumento da produção de corticóide em situações de stress físico e/ou emocional. Um destes efeitos é justamente deixar o cérebro mais alerta. A dose que estás tomando é muito superior a que o organismo produz e é comum este efeito colateral que relatas. Não se preocupe , ele passa em cerca de 3 dias após a interrupção do uso.

Olá! Entendo sua preocupação com os efeitos colaterais da prednisolona. A prednisolona é um corticosteroide que pode causar uma variedade de efeitos colaterais, incluindo mudanças de humor, insônia e uma sensação de estar "dopado" ou em estado de alerta.

Esses efeitos geralmente começam a diminuir após você terminar o tratamento. No entanto, o tempo que leva para os efeitos desaparecerem completamente pode variar de pessoa para pessoa. Aqui estão alguns pontos a considerar:

Duração dos Efeitos: A sensação de estar "dopado" e os outros efeitos colaterais psicológicos geralmente começam a diminuir dentro de alguns dias a uma semana após a interrupção do medicamento. O corpo precisa de algum tempo para se ajustar após o término do uso de corticosteroides.

Redução Gradual: Em alguns casos, a prednisolona deve ser reduzida gradualmente, especialmente se o tratamento foi de longo prazo, para evitar efeitos colaterais graves. Certifique-se de seguir exatamente as orientações do seu médico sobre como parar o medicamento.

Sintomas Persistentes: Se a sensação de alerta ou os efeitos colaterais psicológicos persistirem por mais tempo ou forem particularmente incômodos, é importante discutir isso com seu médico. Eles podem fornecer orientações adicionais ou sugerir medidas para ajudar a aliviar esses sintomas.

Autocuidado: Praticar técnicas de relaxamento, manter uma rotina regular de sono e evitar estimulantes, como cafeína, pode ajudar a aliviar alguns dos sintomas.

Se você sentir que os efeitos colaterais são muito intensos ou estiver preocupado com seus sintomas, recomendo que consulte seu médico para uma avaliação. Eles podem oferecer suporte adicional e ajustar seu tratamento, se necessário.

Se precisar de mais orientação ou tiver outras dúvidas, sinta-se à vontade para agendar uma teleconsulta comigo, Dr. Jonas Spezia. Estou aqui para ajudar!

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!