Estou na segunda semana do tratamento da sífilis, e estou com 23 semanas de gestação, é possível que meu BB esteja contaminado? Como saber?

1 respostas
Estou na segunda semana do tratamento da sífilis, e estou com 23 semanas de gestação, é possível que meu BB esteja contaminado? Como saber?
Quando se trata de infecção durante a gestação que podem ser passadas para o bebê e çebvar a sérias complicações nõs sempre pecamos pelo excesso. Com isso a depender de suas titulações de VDRL ou RPR caso você não tenha sorologia previa recente é até provável que as chances de que você na verdade não tenha sífilis é grande. SE este for o caso você não teria como passar uma infecção que não tem para o seu bebê.

Por outro lado, em caso de infecção ativa, o que faz a diferença é tratar o quanto antes. Por mais que apenas o tempo com a confirmação da redução das titulações nos permita dizer que a infecção foi curada, não se tem registros de resistência do Treponema à Penicilina benzatinica. Além disso, a prórpia penicilina benzationica conseghue passar pela barreira placentária matando qualquer treponema que por ventura tenha conseguido ultrapassar a barreira.

As possibilidades são muito boas. No entanto, saber se houve infecção ou mais que isso, algum tipo de dano ao bebê em formação, que é o que mais te engistia, infelizmente, apenas o tempo poderá dizer. É fundamental o acompanhamento próximo do infectologista e obstetra durante toda a gestação, conferindo fase a fase se todos os parametros do desenvolvimento do bebê e os niveis de liquido amniótico estão adequados.

Eventualmente, pode-se fazer uma paracentese para avaliar infecção do bebê, que é colocar um agulha dentro da barriga e retirar uma parte do liquido amniótico para análise, mas este procedimento não é isento de riscos. muito pelo contrário e para sua realização deve-se avaliar muito bem o risco beneficio de sua indicação.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?

Especialistas

João Paulo França

João Paulo França

Infectologista

Recife

Brennes Cabral

Brennes Cabral

Infectologista, Internista, Médico clínico geral

Rio de Janeiro

Lucas Aragão

Lucas Aragão

Urologista

Aracaju

Ana Paula Jafet Ourives Vanderlinde

Ana Paula Jafet Ourives Vanderlinde

Infectologista

São Paulo

José Justiniano Torrico

José Justiniano Torrico

Ginecologista

Rio Branco

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Médico clínico geral

Recife

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 2462 perguntas sobre Sífilis
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.