Estou na menopausa, e o que está me preocupando é que o meu coração dispara até quando estou sentada.

3 respostas
Estou na menopausa, e o que está me preocupando é que o meu coração dispara até quando estou sentada. Já fui no cardiologista que receitou tomar Atenolol e melhora bem esse estado. Pergunto, se o coração dispara quer dizer que tenho problemas em outros orgãos, ou o problema é nele mesmo?
O batimento cardíaco pode acelerar em resposta a diversos estímulos e situações como no esforço físico, medo, susto e ansiedade. O coração também reage a substâncias, medicamentos e hormônios, como o produzido pela tireóide. Portanto, cabe identificar se a aceleração está adequada, normal para o estímulo/ situação ou sinaliza a falta de adaptação do coração por doença própria ou de outros órgãos. A avaliação do seu cardiologista é fundamental para investigar a causa e indicar o melhor tratamento para o seu quadro clínico.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
As palpitações podem indicar apenas um aumento da frequência dos batimentos do coração, o que chamamos de taquicardia sinusal, mas, podem indicar a presença de arritmias cardíacas. Nos idosos há uma prevalência de fibrilação atrial. De tal maneira que, palpitações em idosos podem indicar a presença dessa arritmia, que deverá ser tratada e investigada devido ao risco de ocorrência de eventos tromboembólicos, o acidente vascular cerebral (AVC), sendo o mais frequente e grave.
É importante procurar o cardiologista ao perceber palpitações para afastar e tratar as causas.
As palpitações ocorrem geralmente quando a frequência cardíaca está acima de 100 batimentos por minutos, o que é chamado de taquicardia. São várias as causas dessa taquicardia, como uma resposta do organismo ao estresse físico, ansiedade, tabagismo, febre, medo, dor, excesso de bebidas alcoólicas ou com cafeína ou também resposta compensatoria a distúrbios orgânicos como arritmias e hipertireoidismo. Por isso, é importante ir ao cardiologista para saber a causa dessas palpitações e tratá-las.

Especialistas

Juliana Cunha Suassuna

Juliana Cunha Suassuna

Cardiologista, Médico clínico geral

Rio de Janeiro

Rafael Fernandes Martins

Rafael Fernandes Martins

Cardiologista

São Paulo

Tiago Bignoto

Tiago Bignoto

Cardiologista, Médico clínico geral

São Paulo

Paulo Humberto Gaudiano de Andrade

Paulo Humberto Gaudiano de Andrade

Cardiologista, Médico do trabalho

São Paulo

Bruno Leonardo Duarte Pereira

Bruno Leonardo Duarte Pereira

Cardiologista

Brasília

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Médico clínico geral

Recife

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 64 perguntas sobre Palpitações
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.