Estou na menopausa, e o que está me preocupando é que o meu coração dispara até quando estou sentada.

3 respostas
Estou na menopausa, e o que está me preocupando é que o meu coração dispara até quando estou sentada. Já fui no cardiologista que receitou tomar Atenolol e melhora bem esse estado. Pergunto, se o coração dispara quer dizer que tenho problemas em outros orgãos, ou o problema é nele mesmo?
O batimento cardíaco pode acelerar em resposta a diversos estímulos e situações como no esforço físico, medo, susto e ansiedade. O coração também reage a substâncias, medicamentos e hormônios, como o produzido pela tireóide. Portanto, cabe identificar se a aceleração está adequada, normal para o estímulo/ situação ou sinaliza a falta de adaptação do coração por doença própria ou de outros órgãos. A avaliação do seu cardiologista é fundamental para investigar a causa e indicar o melhor tratamento para o seu quadro clínico.

As palpitações podem indicar apenas um aumento da frequência dos batimentos do coração, o que chamamos de taquicardia sinusal, mas, podem indicar a presença de arritmias cardíacas. Nos idosos há uma prevalência de fibrilação atrial. De tal maneira que, palpitações em idosos podem indicar a presença dessa arritmia, que deverá ser tratada e investigada devido ao risco de ocorrência de eventos tromboembólicos, o acidente vascular cerebral (AVC), sendo o mais frequente e grave.
É importante procurar o cardiologista ao perceber palpitações para afastar e tratar as causas.
As palpitações ocorrem geralmente quando a frequência cardíaca está acima de 100 batimentos por minutos, o que é chamado de taquicardia. São várias as causas dessa taquicardia, como uma resposta do organismo ao estresse físico, ansiedade, tabagismo, febre, medo, dor, excesso de bebidas alcoólicas ou com cafeína ou também resposta compensatoria a distúrbios orgânicos como arritmias e hipertireoidismo. Por isso, é importante ir ao cardiologista para saber a causa dessas palpitações e tratá-las.