Estou muito confusa, fiz a quadrantectomia de Carcinoma Ductal In Situ, porém na biopsia do material

3 respostas
Estou muito confusa, fiz a quadrantectomia de Carcinoma Ductal In Situ, porém na biopsia do material cirúrgico não apareceu nenhum neoplasia, a lesão poder ter sido totalmente retirada durante a core biopsy, mas em contrapartida a biopsia do linfonodo sentinela apresentou micrometástase. Como pode?
Acredito que seu caso carece de maior estudo . Talvez haja alguma lesão invasiva no tecido mamário remanescente. Aconselho retornar ao seu médico.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Prezada paciente, a presença de micrometástase no linfonodo sentinela é um sinal da existência de uma lesão invasiva na mama. O fato de não ter sido identificado lesão na peça cirúrgica da quadrantectomia precisa de maior esclarecimento pela correta avaliação/revisão das imagens do pré-operatório e da peça cirúrgica. De fato, pode ocorrer a saída completa de uma lesão mamária de reduzidas dimensões numa biópsia do tipo mamotomia, mas, nesses casos, prevendo tal ocorrência, é indicada a colocação de um clipe metálico no local da biópsia, o que permitiria avaliar corretamente a área da lesão mamária na peça de ressecção cirúrgica. Seu caso precisa ser revisado desde o início. Espero ter ajudado a esclarecer suas dúvidas.
De fato é algo intrigante. Lesões muito pequenas podem ser retiradas integralmente após uma biópsia cirurgica ou biopsia assistida à vacuo (mamotomia) pois esses tipos de biópsias são capazes de obter uma maior amostragem. Porém é improvável que uma core biopsy tenha essa capacidade. Outra coisa que chama a atenção é o fato de micrometástase no linfonodo sentinela, entidade que indica a presença de doença invasora (e não in situ) na mama. Imagino que o seu médico provavelmente solicitará revisão de lâminas e blocos de parafina tanto do material da core biopsy quanto da cirurgia, bem como uma revisão por exames de imagem da mama para se certificar a eventualidade de ter ficado doença na mama.

Especialistas

Vanessa Pignataro

Vanessa Pignataro

Mastologista

Rio de Janeiro

Agendar uma visita
Roberto Didier

Roberto Didier

Ginecologista

Sobral

João Rodrigues

João Rodrigues

Especialista em diagnóstico por imagem

Caruaru

Agendar uma visita
Anne Rafaella Carneiro Roza

Anne Rafaella Carneiro Roza

Oncologista, Pediatra

Recife

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 377 perguntas sobre Biopsia da mama
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.