Estou morando com meu marido a um ano, ele tem uma filha de 6 anos, e de vez em quando, faz xixi na

17 respostas
Estou morando com meu marido a um ano, ele tem uma filha de 6 anos, e de vez em quando, faz xixi na roupa ou fica segurando com a mão pra não escapar xixi, se perguntar ela o porque não foi ao banheiro,ela diz que esqueceu, o pode ser isso?
Ao longo da nossa vida existem fases do desenvolvimento em que algumas questões podem aparecer e é preciso lidar com elas de modo a auxiliar a criança a atravessá-las de modo mais seguro possível. O escape de xixi provavelmente está atrelado a questões emocionais, uma vez que o controle de esfíncteres se dá em fases anteriores. Seria importante saber o porquê dessa criança não estar conseguindo ter esse controle e somente com escuta especializada, podendo trabalhar com ela as possíveis inseguranças, dores emocionais que estejam por trás disso.

Olá! Sugiro que a criança seja levada a um psicólogo infantil para que isso seja avaliado. É importante acolher e não brigar, para que a situação não piore mais. Possivelmente é alguma questão de ordem emocional, mas somente um profissional poderá investigar a ajudá-la a passar por esse momento. Apoio é fundamental.
Provavelmente, ela está enfrentando questões emocionais e não está sabendo lidar com isso, por isso é importante buscar ajuda de um psicólogo, ele irá auxiliar vocês nesse processo. Embora a vida de uma criança pareça ser tranquila, elas também enfrentam problemas e muitos deles pode ser emocional.
Em casa, vocês podem ajuda-lá criando um ambiente seguro. É importante trata-lá com paciência e empatia.
Lembre-se que repreender, brigar, gritar e bater pode piorar a situação.
Olá! Provavelmente tem ligação com alguma questão emocional e o xixi está sendo a forma possível de vir á tona, diante disso, aconselho buscar um psicólogo/ psicanalista para a criança para que o profissional possa investigar e tratar o caso. Espero ter ajudado, estou á disposição!
Olá! Muito provavelmente esse comportamento está vinculado a algo emocional, sugiro que procure um psicólogo infantil, no modelo presencial.
Com certeza tem questões importantes acarretando esse controle do xixi. Precisa se investigar o que pode ser. Essa criança precisa de escuta e acompanhamento de um profissional especializado em comportamento infantil.
É necessário uma investigação mais aprofundada, pode ter questões com trauma, medo. Marque uma consulta com um especialista infantil.

Caso necessário, estou por aqui.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicológica da criança - R$ 150
Ola, como vai? O comportamento da criança de 6 anos, que faz xixi na roupa ou tenta segurá-lo, pode ter várias explicações. A falta de uma rotina consistente para ir ao banheiro pode ser um fator, especialmente após a mudança para um novo ambiente, ou da rotina, pode confundir seus hábitos. Além disso, a distração durante brincadeiras pode levar a esquecimentos sobre a necessidade de ir ao banheiro.

A ansiedade relacionada a mudanças na dinâmica familiar também pode influenciar esse comportamento, dificultando o controle da micção.

Para abordar a situação, é importante estabelecer uma rotina de idas ao banheiro, reforçar positivamente quando ela usar corretamente e ter conversas tranquilas sobre a importância de ir. Se o problema persistir, a consulta pode ser necessária para investigar questões emocionais ou médicas.
Olá! Esse é um sintoma comum nos consultórios de psicólogos e psicanalistas que trabalham com crianças. É uma forma que esta criança encontra de dar um sinal que algo em seu psicológico não vai bem. Esse sinal é inconsciente, é por esse motivo que ela te diz que "esqueceu" de ir ao banheiro. Com isso, ela está dizendo que ela também não sabe o motivo pelo qual isso está se passando com ela. Uma análise que considere a dinâmica das relações dessa criança é muito importante para se aproximar das questões que estão em aberto e que estão se manifestando por esse sintoma. Recomende ao seu esposo que leve-a a um consultório de uma pessoa de confiança e diga da importância da família estar aberta a esse processo. Um abraço!
Olá, é importante considerar a resposta da criança como ponto de partida para compreendê-la e acolhe-lá. O profissional indicado para a construção de um saber junto a criança e construções de caminhos se destinará ao psic(analista) psicólogo.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 200
Seria indicado procurar um pediatra ou urologista infantil para fazer exames e chegar a um diagnóstico.
Caso não seja problema físico, este profissional poderá orientar a criança a identificar os sinais de quando precisa ir ao banheiro.
Até que isto aconteça sugiro que Você a leve ao banheiro para urinar no máximo de 3 em 3 horas, durante o dia.
À noite antes de dormir, leve-a novamente para urinar, e no meio da noite carregue-a (Você ou seu Marido) para que, mesmo dormindo, ela faça xixi no vaso sanitário.
Ler uma história para ela antes de dormir, além de deixá-la mais relaxada, vai criar uma intimidade gostosa entre vocês e você pode dizer que com o tempo ela vai se lembrar de fazer xixi quando tiver vontade.
Desejo-lhe um afetuoso relacionamento com esta pequena!
Abraços.
Psicóloga Carmen Bitarães
Olá, como está?
Pode ser interessante dela fazer uma terapia, essa questão que ela apresenta talvez seja muitas coisas, o xixi aí que escapa sem querer, ela coloca a mão e esquece depois, apenas simboliza certas coisas que são diferentes do que se parece.
Em uma terapia ela poderá falar como é ir ao banheiro, como ela se sente, o que ela esquece, como ela segura, para que, quais as funções, significados e elementos não ditos por trás desse sintoma de segurar um xixi.
Espero ter ajudado, até mais.

Olá!

Sugiro que você consulte um pediatra para realizar os exames necessários e determinar um diagnóstico. Se não houver problemas físicos, é aconselhável procurar um psicólogo infantil, pois esse comportamento pode ser uma maneira da criança sinalizar que algo não está bem emocionalmente. Espero ter ajudado!
Nas fases do desenvolvimento humano, o controle dos esfíncteres ocorre por volta dos 2 anos de idade. Neste caso, que se trata de uma criança de 6 anos, não é natural que esses escapes de xixi. É bem provável que ela esteja atravessando alguma resistência emocional. Recomendo que procure ajude de um psicólogo que atenda criança para auxiliar neste processo.
É difícil trazer alguma definição específica do que é, através desse recorte. Na fase infantil desenvolve-se o controle esfincteriano, que cada criança aprende a sua maneira e no seu tempo, de acordo com o seu ambiente e as figuras de cuidado. A depender das vivencias que afetaram ou afetam essa criança, ela pode ter regredido a esta fase, como uma tentativa de elaboração emocional. O acompanhamento psicológico e apoio da família será importante para atravessar esse momento.
Boa tarde!
Nesse caso sugiro procurar um psicólogo infanitil especialista, para investigar o que está acontecendo. Isso pode estar atrelado à questões emocionais.
Podem estar relacionados as mudanças na dinâmica de vida diária uma vez que o controle dos esfíncteres geralmente é alcançado por volta dos 2 anos. Portanto, em uma criança de 6 anos, episódios de escapes urinários não são comuns. Ela pode estar lidando com resistência emocional, dificuldades de adaptação ou ansiedade. Recomendo procurar um psicólogo para oferecer um espaço seguro e ajudar na compreensão do comportamento. Estou à disposição para dúvidas.