Estou me tratando com medicamentos pro transtorno de pânico. Mas desenvolvi um vício horrível de

18 respostas
Estou me tratando com medicamentos pro transtorno de pânico. Mas desenvolvi um vício horrível de aferi a pressão toda hora. Uma hora da 12/8 13/9 11/8 10/8. Meu médico disse que é normal. E que devo parar de aferir pressão. Ocupar a mente. E que 13 e 14 nao e pressao alta. Isso e devido ao medo?
Além da medicação, procure por ajuda psicológica para entender e lidar melhor com todos esses sintomas que demonstram o quanto se sente fragilizado...

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Percebo que já procurou ajuda com o médico, procure fazer uma psicoterapia que irá minimizar as crise e saber como entrar em contato consigo mesmo.
Abraços
Olá! Sim. O transtorno de Pânico pode alterar sua pressão dada a tensão vivida, contudo, essa alteração não é o suficiente para, sozinha, colocar sua vida em risco.

Esse comportamento que você repete compulsivamente de aferir sua pressão tornou-se um gatilho para as suas crises. Quanto mais problemático você enxerga esse comportamento, mais tensão ele gera.

Assim, seria interessante que você procurasse não apenas um tratamento psiquiátrico, mas também a psicoterapia com um profissional especializado para que o ajude a cuidar de si.

Caso tenha mais dúvidas, fico a sua disposição.
Olá!Como você já tem o diagnóstico de Transtorno de Pânico, é recomendado que também faça psicoterapia em conjunto. Concordo com o seu médico, em relação a "ocupar a mente", pois o pânico tem um componente inexplicável de crises de ansiedade que podem vir associados a sintomas físicos e psicológicos. O tratamento psicológico vai variar de uma pessoa par a outra já que é individualizado. A disposição ! Abraços!
Olá, pode ser que sim. O medo altera nosso corpo de diversas forma, a variação de pressão é uma delas. Você está fazendo um tratamento psicoterapêutico aliado à medicação? Os resultados são vistos mais rápido, de forma mais eficiente e duradoura quando os dois tratamentos são somados.
Sim. Sintomas típico de pessoas com transtorno de pânico e ansiedade .É um transtorno que caracteriza medo de que algo de ruim aconteça. Quando ocorre as crises o indivíduo entre em desespero achando que o pior lhe acontecerá. Busque ajuda psicológica, aprenderá várias técnicas controlar essa ansiedade. Att/
Certamente deve existir algum motivo consciente e principalmente inconsciente para que haja a necessidade persistente e permanente de que você se mantenha aferindo a pressão arterial mesmo com valores normais. Um desses motivos possa ser o medo de que alguma anormalidade seja observada durante as aferições. Para explorar os reais motivos existentes por trás dessa alteração comportamental faz-se importante uma avaliação psicológica ou psiquiátrica por um psiquiatra com formação e área de atuação em Psicoterapia.
Isso se deve a sua ansiedade, que com certeza é alta, lembrando transtorno de pânico é um transtorno de ansiedade. Vc deve se tratar com psicoterapia e medicação
Ola! Essa conduta deve ser trabalhada, obsessão, além dos fármacos com psicoterapia. O medo, insegurança de que algo aconteça e vc não tenha controle são pensamentos recorrentes no diagnóstico de Transtorno de Pânico. Além da psicoterapia invista em uma melhor qualidade de vida: atividade física ao ar livre, meditação, contato com a natureza pode trazer melhor bem-estar! Abraço
Olá! Possivelmente essas alterações de pressão tem sim a ver com o medo. O próprio hábito de checagem, já demonstra que possivelmente você não está estável. Seria importante você procurar um psicólogo para acolhimento e escuta profissional e para que, juntos, você consiga compreender o que está por detrás dos sintomas do Pânico. Boa sorte!!!
O comportamento de aferir a pressão continuamente é considerado uma estratégia de segurança para o controle da ansiedade. As estratégias de segurança são negativas e mantém a ansiedade. Elas proporcionam alívio temporário. Esse alívio faz com que o indivíduo mantenha o comportamento negativo no futuro. Por exemplo, quando você afere a pressão e vê que está tudo bem, você se sente bem com isso, momentaneamente, pois logo surge novamente a vontade de aferir. Quando você faz isso impede o aprendizado e você não adquire confiança de que pode estar bem mesmo sem ter que monitorar a pressão o tempo todo. Você pode acabar construindo uma crença que só está bem pois afere a pressão e que precisa agir assim para continuar bem. E continuar agindo dessa forma, faz com que você não desconfirme essa crença, e não consegue desenvolver a confiança de que é seguro, que não tem necessidade de monitorar o tempo todo. Por isso a importância em eliminar essa estratégia de segurança.
É importante você conhecer o protocolo de 8 sessões de terapia cognitivo comportamental para tratamento do transtorno de panico e agorafobia. Assista no YouTube o documentário sobre esse tratamento de referência escrevendo: vencendo o pânico. Você na terapia vai aprender estratégias de manejo da ansiedade ficando livre das crises de pânico e desse problema com a pressão.. Na psicoterapia você receberá o livro Vencendo o pânico um trabalho de psicoeducacao. Coloco me a disposição para esclarecimentos.
Esse comportamento faz parte do seu estado psíquico do momento a ansiedade, excesso de preocupação com a saúde física devido os sintomas desagradáveis vivenciados, porém um tratamento psicológico neurofunciona (EMDR), tem trazido bons resultados na remoção dos sintomas.
Sim, é possível que seja devido ao medo. Recomendo que confie no seu médico, além disso gostaria de também sugerir que procure uma psicoterapia. Alem da psicoterapia ser um complemento necessário ao seu tratamento, também é possível mudar essa necessidade de aferir a pressão tantas vezes ao dia com poucas sessões. Tenho certeza que poderemos lhe ajudar. Cuide-se.
Olá! Você sofre de uma síndrome fácil de tratar, mas com tantos medicamentos a tendência será o declínio e surgimento de muitas manias. Busque por um bom Psicólogo cognitiva comportamental e hipnoterapeuta. Paz e bem!
Pelo que descreve sobre a sua pressão, acho que não há nenhum motivo para preocupação pois essa variação é absolutamente normal. Nenhuma pessoa mantém a mesma pressão arterial ao longo do dia pois diversos fatores como exercício físico, tensão, preocupação, ansiedade etc, podem fazer com que aja pequenas oscilações, como parece ser o seu caso. Além disso ela, apesar da oscilação que apresenta, ainda encontra-se em níveis normais. O que eu gostaria de salientar é que, o transtorno de pânico, pode estar sendo associado, pelo que descreve, ao TOC ( Transtorno Obsessivo Compulsivo ) como consequência do alto grau de ansiedade que parece caracterizar esse quadro. Você disse que já está tendo acompanhamento médico mas, é muito importante que faça juntamente, um acompanhamento psicológico através da TERAPIA COGNITIVO COMPORTAMENTAL para que essas questões sejam trabalhadas e resolvidas.
Como os sintomas do pânico são extremamente aversivos, é comum desenvolvermos estratégias para procurar evitá-los. Sua aferição de pressão pode reduzir sua apreensão imediatamente, a curto prazo. No entanto, esse comportamento pode aumentar sua ansiedade a longo prazo, por ser uma constante preocupação para você. As variações de pressão podem se dever justamente a sua apreensão em relação ao resultado. No entanto, como isso é uma hipótese, o acompanhamento médico esporádico é muito importante!
Olá.
Existe essa possibilidade, como pode existir outras causas. O que normalmente acontece é que, ao tomar medicamentos psiquiátricos, e não ter o devido acompanhamento psicoterapeutico pode aparecer outros sintomas, é como se o cérebro precisasse extravasar, pois ele sente que está perdendo o controle.

Caso ainda não tenha acompanhamento, procure ajuda profissional.

Com carinho,
Nathália Colombo

Especialistas

Mônica Quintão

Mônica Quintão

Psiquiatra, Médico clínico geral

Cuiabá

Sara Guerra

Sara Guerra

Psicólogo

Belo Horizonte

Douglas Renato Strozi

Douglas Renato Strozi

Psicólogo

Catanduva

Patrícia Moreira

Patrícia Moreira

Psicólogo

Manaus

Bianca Caroline Secco Silva

Bianca Caroline Secco Silva

Psicólogo

São Paulo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 151 perguntas sobre Transtorno do pânico
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.