Estou iniciando o tratamento para TDAH e, durante o primeiro uso da medicação, senti meu coração ace
2
respostas
Estou iniciando o tratamento para TDAH e, durante o primeiro uso da medicação, senti meu coração acelerado e fiquei inquieta/agitada. A impressão que tive é de que estava tomando uma dose alta de café/energético. Esses sintomas (tanto a agitação quanto a sensação de ter tomado apenas um energético) são comuns na fase de adaptação ao remédio?
A medicação para tratamento do TDAH costuma ser um psicoestimulante que pode realmente ser sentido como uma dose alta de café/energético pelo paciente. Esses efeitos colaterais descritos são relativamente comuns. Se os efeitos colaterais não forem tolerados a redução da dose ou troca por uma medicação de menor pico e meia vida mais longa pode ajudar a manejar esses efeitos colaterais. Importante é que havendo um transtorno de ansiedade comorbido é necessário primeiro tratar a ansiedade e só depois iniciar o psicoestimulante. O mais importante é levar as queixas pra o seu médico assistente para encontrar a melhor alternativa para o seu caso em específico.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Esses sintomas que você descreveu — aceleração cardíaca, inquietação e sensação de agitação — podem ser comuns na fase inicial de tratamento para TDAH, especialmente se o medicamento utilizado for um estimulante, como metilfenidato ou anfetaminas. Esses medicamentos aumentam os níveis de dopamina e noradrenalina no cérebro, o que pode causar efeitos colaterais como aumento da frequência cardíaca, nervosismo e insônia, principalmente nos primeiros dias de uso ou em caso de ajuste de dose.
No entanto, esses sintomas geralmente tendem a diminuir à medida que o corpo se adapta à medicação.
No entanto, esses sintomas geralmente tendem a diminuir à medida que o corpo se adapta à medicação.
Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.