Estou há uns dias com medo de sufocar, ficar em ar. Isso começou por conta de um dia que os gases no

4 respostas
Estou há uns dias com medo de sufocar, ficar em ar. Isso começou por conta de um dia que os gases no meu estômago estavam tão intensos que precisava respirar manualmente. Mas parece que isso gerou um medo em mim, fazendo com quem eu a todo momento fique puxando ar. Para piorar, esse medo despertou em mim ataques de pânico.

Como posso deixar com que o corpo assuma controle da respiração novamente?
Se os sintomas estão tão intensos a ponto de causar desconforto, preocupação e ou outros prejuízos recomendo procurar tratamento especializado (deve ser individualizado para cada caso). Entre as modalidades de tratamento tem-se a psicoterapia. O tratamento clínico farmacológico pode ser uma opção em casos mais intensos e ou refratários. Atividade física regular, exercícios de relaxamento, técnicas de respiração e yoga também podem ajudar.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Bom dia! Um psicólogo poderá avaliar se existe necessidade de consultar um psiquiatra ou se somente com terapia poderá resolver seu problema. Pelo seu relato esse episódio foi recente. Quando procura-se ajuda no inicio de um sintoma é mais fácil de ser controlado. Obrigada!
Vamos buscar as evidências de seu pensamento. De todas as vezes em que você achou que fosse sufocar sem ar, quantas realmente aconteceram? Estes pensamentos que você tem não são reais, não vão lhe causar mal algum, mas, te causam muito sofrimento. Por isso, seria bom você procurar uma terapia cognitivo-comportamental para aprender a lidar com eles. Enquanto não começar a terapia com um psicólogo, pesquise no google a estratégia "ACALME-SE", do Bernard Rangè. Vai te ajudar muito a se acalmar nestes momentos.
Neste caso, seria indicado que buscasse por ajuda psicológica especializada, a fim de verificar de onde realmente surge esses ataques de pânico. Provavelmente tens o costume de controlar seus sentimentos e emoções e por vezes, isso gera os ataques de pânico. Importante buscar identificar e realmente SENTIR as tuas emoções, e aprender a ir lidando com elas. Por isso, a psicoterapia é o mais indicado no momento. O profissional é apto para saber se deverá indicar para um psiquiatra, a fim de iniciar com psicofármacos.

Especialistas

Júlia Henrique Nascimento

Júlia Henrique Nascimento

Psicólogo

Tubarão

Kassiane Ben Gonçalves da Silva

Kassiane Ben Gonçalves da Silva

Psicólogo

Nova Esperança do Piriá

Vanessa Fortunato de Oliveira

Vanessa Fortunato de Oliveira

Psicólogo

São Paulo

Thialy Beltran

Thialy Beltran

Psicólogo

Brasília

Rebeca Oliveira

Rebeca Oliveira

Psicólogo

Londrina

Gabriela Lazzari Ribas

Gabriela Lazzari Ribas

Psicólogo

Goiânia

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 403 perguntas sobre Transtornos de ansiedade
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.