Estou ha mais de 3 anos afastada por depressão, recidiva, uso de medicamentos controlados. Meu médico

7 respostas
Estou ha mais de 3 anos afastada por depressão, recidiva, uso de medicamentos controlados. Meu médico acha que não estou bem pra voltar. As vezes tenho panico só de pensar em entrar de novo no hospital.Por isso eu queria saber até quanto tempo a pericia aceita o afastamento, o meu é estadual?
Faça uma Avaliação cognitiva para investigar se você está apta a voltar aos trabalhos laborais, sendo assim juntando com o relatório de seu médico que a acompanha lhe ajudará na perícia. Tenho acompanhado esses casos e a resposta é muito satisfatória.
Abraços

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Está é uma resposta que não dá para se responder de imediato pois, o perito que lhe avalia dará o parecer diante das perícias e caso, lhe dê alta do afastamento mesmo assim, você poderá recorrer caso, seu médico ache que não é o momento do retorno ao trabalho. Mas não deixe de buscar uma psicoterapia cognitiva comportamental para auxiliar em seu tratamento e cuidar da causa da depressão e pânico e não apenas o sintoma por meio, de medicação controlada. A medicação faz parte do tratamento mas não é o tratamento como um todo.
A perícia médica é soberana, o seu médico assistente fornece a opinião de quem cuida e o perito decide a conveniência de manter afastada ou readaptar
Existe uma necessidade de agilização nas decisões de perícia pois envolve quadros que pioram sem atividadde funcional entrando em ciclo de piora, é preciso resignificar o trabalho e muitas vezes readaptar
Varias coisas precisam ser avaliadas nessa questão. Quais os motivos de sua depressão, se você faz acompanhamento psicológico,se esse pânico vem somente diante da ideia de voltar ao trabalho? Portanto, reflita sobre essas perguntas pois parece estar se preocupando com coisas menos importantes . Não adiantar só se medicar. No tratamento para depressão é fundamental o atendimento psicológico sendo este até mais impoque o psiquiátrico . Quanto ao tempo de afastamento aceito pela perícia isso tem que ser olhado no INSS. Percebo que voltar ao trabalho lhe perturbar bastante.Mas devia se preocupar mais em fazer um tratamento psicológico de qualidade e se comprometer em se tratar e equilibrar se emocionalmente, o que lhe dará as respostas a esse pânico com mais propriedade e autonomia .
Como disse o colega "a perícia é soberana" e pode decidir o retorno a qualquer momento.

Mas, além do tratamento medicamentoso, é fundamental a Psicoterapia, para entender os conflitos internos que levaram a Depressão, através do autoconhecimento podem ser superados.

Mas a possibilidade de retorno ao trabalho, deve ser acompanhada de uma processo de readaptação.

Muitas vezes a atividade laboral auxilia na recuperação do paciente.

Tenho acompanhado casos em que o paciente, após o tratamento conjunto do Médico e Psicoterápico, com resultados positivos, e melhora nas relações afetivo-familiares bem como profissionais.

Boa sorte.
Abraços.
Esta Resposta, depende do quadro Clinico seu, em Conjunto com uma Bateria de testes feito em conjunto com especialistas, só assim acredito eu, um parecer em definitivo ou não, por isso não e possivel um prazo especifico para a Licença.
Issso depende da avaliação do perito . Ele tem autonomia para determinar o tempo necessário. Abraços Dr, Marcos Piovan

Especialistas

Lorena Lustosa

Lorena Lustosa

Psicólogo

Belo Horizonte

Agendar uma visita
Victor Fontes Pacheco

Victor Fontes Pacheco

Ortopedista - traumatologista

Santos

Agendar uma visita
Arthur Cardoso

Arthur Cardoso

Psiquiatra

Piracicaba

Rodrigo Beraldo

Rodrigo Beraldo

Ortopedista - traumatologista

Jundiaí

Agendar uma visita
Herbert Nascimento dos santos

Herbert Nascimento dos santos

Ortopedista - traumatologista

Senhor Do Bonfim

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 29 perguntas sobre Laudo Pericial
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.