Estou grávida posso continuar tomando o cloreto de sertralina?

2 respostas
Estou grávida posso continuar tomando sertralina?
O uso de medicações do grupo da sertralina (inibidores seletivos de recaptura de serotonina), na gravidez, pode aumentar os riscos de malformação, sobretudo do septo cardíaco, no primeiro semestre e há suspeitas de que possa estar associado a hipertensão pulmonar, no feto. Pode associar-se a aumento de pressão arterial na mãe, também, assim como alterações comportamentais no recém-nascido. Os riscos são considerados baixos, porém não inexistentes. Quando possível, na gravidez não se deve utilizá-los e, por vezes, há algumas medicações consideradas mais seguras, potencialmente. Porém, os riscos são baixos e, em cada caso, eles devem ser avaliados conjuntamente com o obstetra e o pediatra, pois o não-tratamento da mãe, dependendo do caso, pode também trazer riscos, de modo que muitas vezes se opta por sua continuidade.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá! Se você está grávida e tomando sertralina, é importante conversar com seu médico antes de fazer qualquer alteração no tratamento. Embora a sertralina possa ser segura para muitas mulheres grávidas, seu médico precisará avaliar os riscos e benefícios específicos para você e seu bebê, e talvez ajustar a dose ou considerar alternativas. Sempre siga as orientações do seu profissional de saúde.

Especialistas

Amanda Vitória Pereira da Silva

Amanda Vitória Pereira da Silva

Psicólogo

João Pessoa

Mônica Quintão

Mônica Quintão

Psiquiatra, Médico clínico geral

Cuiabá

Sara Guerra

Sara Guerra

Psicólogo

Belo Horizonte

Jonas Figueiró

Jonas Figueiró

Psicólogo, Psicanalista

Curitiba

Beatriz Quirino

Beatriz Quirino

Psicólogo

São Paulo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1037 perguntas sobre Ansiedade
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.