Estou grávida e 11 semanas e 2 dias. Estou passando com psicoterapeuta e os meus sintomas são de depressão.

9 respostas
Estou grávida e 11 semanas e 2 dias. Estou passando com psicoterapeuta e os meus sintomas são de depressão. Semana passada de madrugada tive palpitação, falta de ar, mal estar e tremedeira e fui pro hospital. Desde que descobri a gravidez meu corpo todo treme e fiquei assim. Meu coração esfria! Que posso fazer?
Imagino que não deve estar sendo uma gravidez tranquila por conta dos sintomas da ansiedade e depressão. Converse com o seu psicoterapeuta para entenderem se a ansiedade é pré-existente á gravidez, ou se está sendo trazida pelo fato de estar grávida.
Existem medicações que podem ser administradas para tratar os transtornos de humor durante a gravidez.
Neste momento tão especial na vida de uma mulher, a gestação tem que ser vivida da melhor maneira possível, pois é um momento único na vida! Por isso, os profissionais que a tratam devem estar cientes desses sintomas para te ajudar a se equilibrar.
Boa sorte e grande abraço

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Entendi que você já estava com depressão, quando descobriu a gravidez é sintomas físicos surgiram, no período gestacional, de uma forma geral as mulheres, ficam mais sensíveis, devido às variações hormonais, a situação nova de estar com o bebê já é estressante e pode aumentar as ansiedade, esse quadro envolve cuidados maiores, busque seu médico obstetra, siga o pré-natal, nesse momento a Psicoterapia e o acompanhamento Psiquiátrico se faz necessário.
Espero que lhe tenha ajudado.
Estou a disposição,
abraço.
O que acontece no corpo da mulher durante os 9 meses de gestação se reflete em seu comportamento e bem-estar ou mal-estar como você relata. Uma vez que já faz psicoterapia talvez seja importante consultar um médico para compreender estas reações no corpo. Uma grande parte das emoções que afloram vem da questão hormonal que muda muito durante a gravidez. Uma dica simples é procurar descansar o máximo que puder e não lutar contra o sono nestes primeiro meses de gravidez. Boa gravidez e pense em coisas boas!
A gestação trás inúmeras mudanças e descobertas, que continuarão após o nascimento do bebê, mas acredito ser importante dois pontos da sua pergunta:
O primeiro, você disse ter sintomas de depressão, mas você já teve depressão antes? Pois isso é um fator importante e deve receber atenção especial tanto do obstetra que te acompanha quanto do seu psicólogo. E se necessário, deverá passar também por avaliação psiquiátrica.
Outro ponto, relate isso ao seu psicólogo pois talvez tenham questões importantes a ser trabalhadas em relação à este período que está. Bem como, acredito ser de igual importância uma avaliação médica dos sintomas.
Torço para que possa compreender o que está acontecendo e se preparar para o nascimento do bebê da melhor forma possível. Um abraço.
Continue a terapia, pois esses sintomas são psicossomáticos e um bom psicólogo irá conduzir o tratamento da melhor maneira e se for o caso, encaminhar para o psiquiatra. Na gravidez evita-se medicação psiquiátrica, mas, dependendo do caso e para que você possa sair desse sofrimento, alguns psiquiatras conseguem ajustar doses de medicações bem pontuais que não afetem a sua saúde e a do seu filho.
Boa tarde, querida! A gravidez traz muitas mudanças e receios naturalmente, e algumas mulheres sentem isso de forma mais intensificada. Por ser um período de muitas transformações e baseado nos relatos do que você vem sentindo, sugiro que busque auxílio de uma psicoterapia afim de que possa cuidar das questões que sugiram ou possam surgir ao longo da gravidez e após o nescimento de seu bebê. Um abraço!
Relate o que está acontecendo com você ao seu terapeuta, com certeza ele vai poder te ajudar bastante nesse processo. Lembre-se que o espaço terapêutico é seu, quanto mais você o informá-lo sobre o que acontece com você, mais a terapia será eficaz e mais resultados você vai obter.
Olá, a gravidez é um período bastante conturbado psicologicamente falando. Eu te indico procurar um psicólogo perinatal, pois ele tem um conhecimento mais específico para trabalhar essas questões intrínsecas a esse período. Qualquer coisa, estou à disposição. Abraços e boa sorte!
Mantenha sua psicoterapia! Espero ter ajudado.

Especialistas

Débora Lopes

Débora Lopes

Psicólogo

Caxias Do Sul

Rosane Silva

Rosane Silva

Psicólogo

Salvador

Lisarb Ribeiro

Lisarb Ribeiro

Psicólogo

Caxias Do Sul

Jonatan Ribeiro

Jonatan Ribeiro

Terapeuta complementar

Rio de Janeiro

Amanda Yuki Nakashima de Oliveira

Amanda Yuki Nakashima de Oliveira

Psicólogo

Taubaté

Regiane A Perli Simão

Regiane A Perli Simão

Psicólogo

Atibaia

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1150 perguntas sobre Depressão
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.