Estou gravida de gêmeos fiz um morfológico, em um dos fetos a translucência nucal mediu 3.7 mm 9 aumentada,

2 respostas
Estou gravida de gêmeos fiz um morfológico, em um dos fetos a translucência nucal mediu 3.7 mm 9 aumentada, com a presença de material anecogenico ao redor do polo cefálico e todo o feto, o que pode ser indicativo de hidropsia) mas os médicos disseram que só terá certeza no 2 trimestre verdade?
Se forem gêmeos dizigóticos, ou seja, com material genético diferente, o aumento da translucência nucal de um deles pode indicar alguma alteração cromossômica. É possível o diagnóstico precoce através da amniocentese (retirada de líquido amniótico do feto acometido) para avaliação genética. Se for realizada em um centro de medicina fetal, este exame, apesar de invasivo, trará poucos riscos ao seu bebê. Se forem gêmeos monozigóticos, além de permanecer o risco de alteração cromossômica, que no caso, seria de ambos os fetos, existe o risco de síndrome da transfusão feto-fetal. Nesta doença, a placenta compartilhada contém anastomoses que desviam o sangue de um bebê para outro. O bebê que recebe mais sangue torna-se hidrópico. É uma alteração que deverá ser acompanhada e estadiada para que seja tomada conduta. A reversão é feita através de cirurgia por laser que desfaz as anastomoses, porém o sucesso depende do quão doente está o bebê e da posição da placenta para que seja acessada.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
É necessário mais informações para poder te orientar direito - por exemplo saber se são gêmeos idênticos, com uma ou com 2 placentas. 1 ou 2 bolsas amnióticas - Se for 1 só placenta pode ser síndrome de transfusão feto-fetal - que é quando um feto rebe sangue que deveria fluir para o outro - aí 1 fica "inchado" e o outro fica "anêmico" . Ou pode ser risco de alguma malformação - aí dá pra saber com mais certeza depois das 21 semanas pelo ultrasson - ou antes com procedimentos invasivos e arriscados como amniocentese ou biópsia da placenta. De qualquer maneira, é importante que você procure um especialista em medicina fetal.

Especialistas

Thaís Farias Cavalcante

Thaís Farias Cavalcante

Ginecologista

Belém

Flávia do Vale

Flávia do Vale

Ginecologista

Niterói

Márcio do Nascimento Ribeiro

Márcio do Nascimento Ribeiro

Ginecologista

Teresina

Stéphanno Gomes Pereira Sarmento

Stéphanno Gomes Pereira Sarmento

Ginecologista

Jundiaí

Anne Rafaella Carneiro Roza

Anne Rafaella Carneiro Roza

Oncologista, Pediatra

Recife

José Justiniano Torrico

José Justiniano Torrico

Ginecologista

Rio Branco

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 22 perguntas sobre Hidropsia Fetal
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.