Estou gravida de 7 meses,peguei sifilis,mas fiz o tratamento certinho estava com 1:2,depois refiz o exame

3 respostas
Estou gravida de 7 meses,peguei sifilis,mas fiz o tratamento certinho estava com 1:2,depois refiz o exame deu 1:4. Porque aumento se eu ja fiz o tratamento? Estou com sifilis ainda ? Sifilis ja se espalhou e infectou minha filha mesmo depois de tratar?
Olá. Você fez o VDRL 1:2. Devido ao título baixo deste exame e pela gravidez ser um momento em que este exame poderá vir falso positivo, é recomendável realizar o teste treponemico confirmatorio como o FTA-ABS. Se o VDRL e FTA-ABS vierem positivo você tem ou teve sífilis. Esse VDRL baixo é compatível com tratamento para a sífilis. Você realizou o tratamento em algum momento? Caso não, é recomendável fazê-lo.
Para ser considerada corretamente tratada, você e seu parceiro tem que ter realizado o tratamento correto, na dose correta conforme o estádio da sífilis.
O controle é feito com VDRL em 3 meses.
A sífilis pode ser transmitida para o feto em qualquer momento da gravidez determinado aborto, óbito intra-uterino, óbito após o nascimento ou síndrome de sífilis congênita.
O tratamento ainda dentro do útero melhora o prognóstico mas o seguimento pediátrico após o nascimento é fundamental.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Calma, se você fez o tratamento certinho como diz e não está se expondo novamente à doença, esse aumento isolado de VDRL de 1:2 para 1:4 pode não significar doença em atividade. Pode ser apenas título residual pós-tratamento (cicatriz sorológica), até porque na gestação o VDRL pode dar falso-positivo. De qualquer forma, como já foi dito, é importante checar se o tratamento foi adequado e se o parceiro foi também tratado. Procure seu médico, faça essas checagens e repita o VDRL para ver se está aumentando mesmo! Boa sorte!
O tratamento da sífilis na gestação inclui o uso da medicação em dose e tempo correto, assim como tratamento do parceiro concomitantemente. Um aumento na titulação pode significar que não houve resolução adequada do quadro. É necessária a reavaliação com o médico que está realizando seu tratamento. Essa informação não tem nenhum significado em relação a possível infecção da bebê, porém pode mudar a investigação a ser realizada na avaliação após nascimento.

Especialistas

Ana Luiza Barbosa

Ana Luiza Barbosa

Infectologista

Belo Horizonte

Paulo Cesar Landim Filho

Paulo Cesar Landim Filho

Infectologista

Capão da Canoa

Glaura Fernandes

Glaura Fernandes

Infectologista

Fortaleza

João Luis Beber

João Luis Beber

Infectologista

Rio Do Sul

Daniel Henriques

Daniel Henriques

Infectologista

Rio de Janeiro

Alex Ricardo Ferreira

Alex Ricardo Ferreira

Infectologista

Aracaju

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 2432 perguntas sobre Sífilis
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.