Estou gravida de 6 meses e meu Ginecologista me encaminhou para tratamento psiquiátrico pois acredita

20 respostas
Estou gravida de 6 meses e meu Ginecologista me encaminhou para tratamento psiquiátrico pois acredita que eu estou com depressão, gostaria de saber se constatado a minha depressão terei que tomar remédios?
Não necessariamente. Depende da gravidade do quadro. Procure um psicólogo. Caso a medicação seja mesmo necessária, ele a encaminhará à psiquiatria.

se realmente for constatado depressão um bom psiquiatra saberá avaliar a necessidade de medicamento. Porém, é indicado que também passe por uma avaliação psicológica, algo que irá ser importante para tratar a depressão.
O psicólogo também saberá avaliar a necessidade de você procurar ajuda psiquiáttica. O ideal é que seja atendida pelos dois peofissionais.
Querida, este momento deveria ser só alegria na vida de uma mulher não é mesmo? De repente, sentimentos afloram, as emoções desordenadas tomam conta da mente e o coração adoece. Não se culpe por não estar tudo as mil maravilhas. Procure sim o psiquiatra, mas procure um psicólogo que possa lhe atender pelo menos duas vezes por semana. Lembre-se que o tratamento não durará para sempre e será um investimento em seu futuro bem estar. Fique em paz.
A resposta, absolutamente, é não! O primeiro profissional que deve ser procurado é o Psicólogo que fará uma avaliação e planejará o tratamento psicológico mais adequado, o qual não terá nenhum efeito colateral (diferente do uso de antidepressivos). Ainda assim, caso haja a necessidade de encaminhamento para outro especialista, o Psicólogo não hesitará em fazê-lo.

Abraço!

Psicólogo Derek Kupski Gomes
CRP:08/18317
Você deve procurar um psiquiatra para melhor avaliação. Em casos leves, em que a depressão não é grave somente a psicoterapia já resolve. Em casos graves, terapia e medicação são obrigatórios!
Seu receio pela confirmação do diagnóstico e, consequentemente, da medicação, indicam o reconhecimento de que algo não anda muito bem. Se for o seu interesse, busque um psicólogo para entender melhor o que está acontecendo. Os atendimentos psicológicos e psiquiátricos não são excludentes, mas são alternativas com propostas diferentes de tratamento.
Uma avaliação do psiquiatra poderá retirar essa dúvida. Como os colegas abordaram, é de suma importância a articulação entre os dois saberes para a resolução da sua problemática. O atendimento psicológico será útil tanto na compreensão do ser mãe, ser mulher e das transformações e desafios que essa condição traz como também será útil na relação do paciente com a possível medicação.
Cara paciente. A depressão se apresenta em três níveis de gravidade (Leve, Moderada ou Grave), e sua origem pode ser genética ou psíquica. Tomar remédio, independente de estar gravida ou não, nunca é a melhor opção sem ter um diagnostico muito bem claro. O remédio se faz necessário somente quando outras opções tenham sido observadas a priori. É aconselhável fazer uma consulta psicanalítica e uma psiquiátrica para identificar com clareza a origem e a gravidade da depressão para ai sim decidir-se pela orientação mais adequada.
Olá existe uma escala de Depressão que vai do leve, moderado, ao Grave, é necessário uma investigação clínica mais detalhada numa equipe médica, composta por Psiquiatra, Psicólogo e se possível um Nutricionista, pois a falta de alguns alimentos no corpo pode levar a um quadro de Depressão Orgânica associada a questões emocionais enraizadas e assim o cérebro para de produzir alguns homônios, e
o Medicamento passa ser fundamental para o reestabelecimento da Saúde Mental, Emocional e também Física... Se Permita ser cuidada e também cuidar do seu Bebe que é o Milagre da Vida dentro de você ! Um abraço carinhoso !!!
A gravidez, por si só, gera muitas emoções e instabilidades emocionais e hormonais. Somado a isso, ainda temos muitas preocupações relacionadas à saúde do feto, ao parto, aos preparativos para receber o bebê e em alguns casos, o medo de o cônjuge se afastar. Isso e mais alguns fatores podem desencandear quadro depressivo sim. A boa notícia é que existem antedepressivos que podem ser usados pelas grávidas com risco benefícios confiáveis, mas isso só quem pode dizer com segurança é um especialista na área. Procure um psicólogo ou psiquiatra para acompanha-lá nesse momento especial de sua vida e boa sorte! Espero tê-la ajudado.
Se o seu médico orientou para procurar um médico Psiquiatra em função dos sintomas apresentados e ele é de sua confiança, então é importante fazê-lo.

Procure uma indicação e conheça um pouco da atuação esse profissional, procure ir acompanhada de um parente ou amigo, é sempre ter alguém para esclarecer dúvidas diante da conduta médica a ser realizada.

Recomendo ainda o início de Psicoterapia, pois os fatores afetivos emocionais precisam ser trabalhados para uma maior eficiência do tratamento, considero que é importante a preparação para a chegada de seu filho.

Boa sorte!
Dependerá da gravidade e do risco-benefício associado, mas sim é provável. Os antidepressivos são seguros no terceiro trimestre e geralmente há um importante benefício no tratamento, inclusive na prevenção de quadros puerperais, que são potencialmente graves.
Converse com seu ginecologista a respeito de suas ansiedades. Como profissional de sua confiança ele poderá tranquilizá-la. É possível que você precise tomar antidepressivos, mas não necessariamente, pois nem todos os quadros depressivos precisam de medicação. Seu ginecologista acompanhará o tratamento e poderá encaminhá-la a um psiquiatra e a um psicólogo. O psiquiatra avaliará a necessidade de se fazer uso de medicação e seus possíveis riscos, e tomará a melhor decisão para o seu caso. Fazer terapia é muito importante no tratamento da depressão; a medicação torna-se mais eficaz associada à psicoterapia, como comprovam diversas pesquisas, mas nem sempre a medicação é necessária.
Os medicamentos antidepressivos são, em sua maioria, indicados em casos que o quadro depressivo esta interferindo em suas atividades cotidianas e seus relacionamentos.
Dependendo da rapidez que você procurar ajuda psicológica, da eficiência que tiver o tratamento e a sua disponibilidade para aceitar possíveis mudanças pessoais, menores se tornarão as possibilidades de que você precise tomar esses medicamentos.
A gravidez desperta uma série de sentimentos e emoções completamente novos e muitas vezes, bastante diferentes daquilo que é divulgado de forma idealizada pela mídia e sociedade. Trata-se de um momento de transformações imensas (tanto físicas, hormonais, quanto emocionais) na vida de uma mulher. Nem sempre essas transformações são fáceis de se lidar. Muitas vezes elas desencadeiam algum tipo de crise ( e é importante frisar que nem toda crise é ruim). Por isso, é importante sim, poder conversar com um Psiquiatra para que ele avalie a necessidade ou não de medicação para lidar com este momento. Nem sempre a medicação é necessária, e um bom profissional saberá reconhecer isso. De qualquer forma, recomendo a você que procure a ajuda de um Psicólogo para poder compreender e lidar com as emoções e sentimentos que estão aflorando nesse momento de sua vida. Acredito que com a ajuda da psicoterapia, você possa inclusive, que muitas de suas sensações, angústias, são naturais deste momento.
Complemento a resposta do colega Eduardo Humes indicando que procure também um Psicólogo, pois as pesquisas mostram que o tratamento de depressão é mais eficiente quando a estratégia medicamentosa é usada concomitantemente à psicoterapia.
Boa sorte!
Acredito que seja necessário, diante do psiquiatra, que o sujeito se coloque e participe da conduta psiquiátrica, assim, digo que não há como saber, é preciso que o psiquiatra dê a conduta dele com você, mas a responssbilidade final é sempre do paciente. Alem disso, seria interessante, e ja que você traz no corpo da pergunta o desejo de saber, entendo que você iria aproveitar bem o processo proporcionado pela psicanálise.
Não terá que tomar necessariamente, até porque qualquer medicação deve ser dada com muita cautela na gravidez. A psicoterapia é um potente espaço para acompanhar esse período e mais o enfrentamento da maternidade, que é tão bonito, porém cheio de desafios difíceis. As pessoas que tem esse espaço de cuidado de si podem ser bastante beneficiadas pelas orientações e troca de informações desse papel tão importante que é ser mãe.
Cautela com esse tipo de diagnóstico, procure a opinião de outros profissionais, muitas vezes o tratamento medicamentoso quando não apropriado pode prejudicar mais que ajudar. Se você realmente não conseguir lidar com o que lhe aflige, procure esse tipo de caminho, mas se você tiver dúvida sobre esse diagnóstico, procure outras opiniões.
Olá, bom dia. A depressão é uma doença séria, que deve ser tratada com um psicólogo, e em casos mais graves o acompanhamento do psiquiatra é importantíssimo , este entrará com os medicamentos.