Estou grávida de 11semanas. É verdade que posso tomar sertralina na gestação?

3 respostas
Estou grávida de 11semanas. É verdade que posso tomar sertralina na gestação?
Apesar de os riscos do uso de sertralina na gravidez serem baixos, ela não é uma droga considerada 100% segura nestas condições. Entretanto, os riscos de uma depressão severa na gravidez e depois dela são muito grandes, de modo que o psiquiatra deve pesar os prós e contras de administrar a medicação. Por uma série de questões, a fase de menor risco costuma ser considerada entre a 12a. e a 24a. semana, aproximadamente - e você está próxima a esta fase. Também, em alguns casos, é possível tentar medicações consideradas mais seguras e observar. Mas apenas conhecendo você é possível discutir as várias possibilidades e é função do seu psiquiatra conhecê-la bem e também seu tratamento. Tire todas as dúvidas que tiver, com ele e jamais mexa em sua medicação sem orientação médica.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Sertralina era considerada até 2018 a medicação mais segura na gravidez. Continua sendo a segunda mais mais segura. É importante lembrar que a depressão pode ter consequencias e riscos muito maiores do que a da medicação. Depressão durante a gravidez aumenta risco de baixo peso ao nascer e aborto espontâneo.
Sim,a Sertralina pode ser usada durante a gestação, e seu uso é feito neste período nas pacientes que não conseguiriam permanecer todo o período gestacional sem serem medicadas,em função de seus sintomas aniosos ou depressivos.
A avaliação da necessidade ou não do seu uso durante a gestação deve ser feita pelo seu médico psiquiatra.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 2721 perguntas sobre Cloridrato De Sertralina
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.