Estou grávida (19 semanas) e hoje, em um atendimento de emergência, fui diagnosticada com conjuntivi
1
respostas
Estou grávida (19 semanas) e hoje, em um atendimento de emergência, fui diagnosticada com conjuntivite viral e “um pouco de ceratite”. Foram prescritos apenas 2 umidificantes (Hyabak e Epitegel), sob o argumento de que não posso usar medicamentos na gravidez. Só que estou com medo. Corro o risco de ter alguma sequela? Como saber se já estou totalmente curada? Quanto tempo ficar sem usar lentes de contato? Na hora fiquei tão impactada com a notícia, que esqueci de perguntar… Sempre fui muito cuidadosa. Nunca tinha sido acometida por conjuntivite antes. Tenho certeza de que só peguei dessa vez porque diagnosticaram errado o meu marido (disseram que ele estava com conjuntivite alérgica) e eu acabei me descuidando. Estou muito triste…
As conjuntivites virais, quando não há sinais de gravidade, são tratadas com lubrificantes e por vezes, com anti-inflamatórios ou corticoide. Porém, muitos são contra-indicados na gestação. O uso de medicações na gravidez deve sempre ser restrito e avaliado o risco e benefício, pois os estudos em grávidas são limitados pela ética. Caso não haja sinais de gravidade, não há necessidade de antibióticos em conjuntivites virais. Sugiro que você acompanhe de perto com o oftalmologista para avaliar a evolução do quadro e em conjunto com a obstetra.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.