Estou gestante e a minha pisiquiatra trocou a sertralina pela fluxocetina será que é mais confiável?

2 respostas
Estou gestante e a minha psiquiatra trocou a Sertralina pela Fluoxetina, será que é mais confiável?
Desconheço evidências de que a fluoxetina seja mais segura, na gravidez, do que a sertralina. Ambas apresentam uma PEQUENA chance de malformações, sendo as mais prováveis as cardiovasculares, quando usadas nos primeiros três meses. No final da gravidez, podem possivelmente levar, em alguns casos, a aumento da pressão arterial materna e há algumas evidências de possibilidade de hipertensão pulmonar, no bebê, além de alterações comportamentais e respiratórias, ao nascer. Mas, mesmo assim, há casos em que é preferível tratar a gestante a deixá-la sem tratamento e correr riscos de recaídas. Possivelmente, seu psiquiatra deve ter discutido os prós e contras do tratamento e examinou outras alternativas, além desses dois remédios. Se ainda estiver com dúvidas, não hesite em falar com ele.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Não há evidências de que a fluoxetina seja mais segura. No entanto vem sendo usado ambas as medicações na gestação. Claro, ou uma ou outra. Não se associa duas medicações da mesma classe, no caso ISRS para nenhum paciente normalmente. A escolha por manter a medicação provavelmente vem de uma real necessidade da mãe. Temos estudos que mostram como o sofrimento emocional da mãe impacta negativamente o bebê. Mantenha acompanhamento e o contato com seu psiquiatra e seu obstetra. Aconselho também o acompanhamento psicológico destinado gestantes.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 2655 perguntas sobre Cloridrato De Sertralina
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.