Estou gestante e a minha pisiquiatra trocou a sertralina pela fluxocetina será que é mais confiável?

2 respostas
Estou gestante e a minha psiquiatra trocou a Sertralina pela Fluoxetina, será que é mais confiável?
Desconheço evidências de que a fluoxetina seja mais segura, na gravidez, do que a sertralina. Ambas apresentam uma PEQUENA chance de malformações, sendo as mais prováveis as cardiovasculares, quando usadas nos primeiros três meses. No final da gravidez, podem possivelmente levar, em alguns casos, a aumento da pressão arterial materna e há algumas evidências de possibilidade de hipertensão pulmonar, no bebê, além de alterações comportamentais e respiratórias, ao nascer. Mas, mesmo assim, há casos em que é preferível tratar a gestante a deixá-la sem tratamento e correr riscos de recaídas. Possivelmente, seu psiquiatra deve ter discutido os prós e contras do tratamento e examinou outras alternativas, além desses dois remédios. Se ainda estiver com dúvidas, não hesite em falar com ele.

Não há evidências de que a fluoxetina seja mais segura. No entanto vem sendo usado ambas as medicações na gestação. Claro, ou uma ou outra. Não se associa duas medicações da mesma classe, no caso ISRS para nenhum paciente normalmente. A escolha por manter a medicação provavelmente vem de uma real necessidade da mãe. Temos estudos que mostram como o sofrimento emocional da mãe impacta negativamente o bebê. Mantenha acompanhamento e o contato com seu psiquiatra e seu obstetra. Aconselho também o acompanhamento psicológico destinado gestantes.