Estou fazendo uso do Ozempic e estou com uma forte diarréia a 4 dias, posso tomar algum remédio para

2 respostas
Estou fazendo uso do Ozempic e estou com uma forte diarréia a 4 dias, posso tomar algum remédio para a flora intestinal ou espero o efeito do Ozempic passar?
Olá. O Ozempic pode causar diarréia., que costuma melhorar sozinha. Procure evitar alimentos com lactose nesse momento e hidratar-se. Repositores de flora podem ajudar um pouco. Antes de aplicar a próxima dose você deve ter melhorado completamente da diarréia. Consulte seu médico sobre manter o escalonamento ou reduzir a dose. Espero ter ajudado.

Sua pergunta é muito importante, especialmente porque o manejo dos efeitos colaterais dos medicamentos é essencial para a continuidade e sucesso do tratamento. O Ozempic (semaglutida) é um medicamento utilizado para o controle do diabetes tipo 2 e pode causar efeitos colaterais gastrointestinais, incluindo diarreia, especialmente nas fases iniciais do tratamento.

A diarreia causada pelo Ozempic geralmente é temporária e tende a melhorar por conta própria. No entanto, se a diarreia for intensa e persistente, como no seu caso, é importante tomar algumas medidas para minimizar o desconforto e evitar a desidratação. Manter-se bem hidratado é crucial, pois a diarreia pode causar perda significativa de líquidos e eletrólitos. Consuma bastante água e considere a ingestão de soluções de reidratação oral para repor os eletrólitos perdidos.

Evitar alimentos com lactose pode ser útil, pois a intolerância à lactose pode piorar os sintomas de diarreia. Também é recomendado evitar alimentos gordurosos, condimentados e ricos em fibras insolúveis, que podem irritar ainda mais o trato gastrointestinal.

Quanto ao uso de probióticos ou repositores de flora intestinal, eles podem ajudar a restaurar o equilíbrio das bactérias benéficas no intestino e melhorar os sintomas. No entanto, é sempre bom consultar seu médico antes de iniciar qualquer suplemento para garantir que seja seguro e adequado para você.

É essencial que você consulte seu médico antes de tomar a próxima dose de Ozempic. Informe-o sobre a diarreia persistente, para que ele possa avaliar se é necessário ajustar a dose ou modificar o regime de tratamento. O médico pode aconselhá-lo sobre se deve continuar com o escalonamento da dose ou se uma redução temporária pode ser benéfica até que seus sintomas melhorem.

Na medicina integrativa, o foco é cuidar do paciente como um todo, considerando todos os aspectos de sua saúde e bem-estar. Isso inclui não apenas tratar o sintoma imediato, mas também entender e abordar quaisquer fatores subjacentes que possam estar contribuindo para o desconforto. O acompanhamento contínuo com um médico integrativo pode fornecer uma abordagem mais personalizada e abrangente para o seu tratamento, garantindo que todos os aspectos da sua saúde sejam considerados.

Lembre-se, nunca faça mudanças no seu tratamento sem consultar seu médico. Ele poderá fornecer orientação específica e segura para o seu caso.

Dra. Caroline Oliveira - CRM/SP 189586, Medicina Integrativa, com foco em Endocrinologia e nutrologia