Estou fazendo uso de Sertralina há 4 dias para tratar ansiedade, porém nesses primeiros dias a ansie

2 respostas
Estou fazendo uso de Sertralina há 4 dias para tratar ansiedade, porém nesses primeiros dias a ansiedade aumentou, o médico disse que é normal acontecer, que ao passar dos dias vai melhorar. Posso tomar chá de mulungu para diminuir essa ansiedade?
Sim, é normal que a ansiedade possa aumentar nos primeiros dias com o uso de qualquer antidepressivo, sendo uma reação bastante comum com a sertralina. Isso pode acontecer especialmente quando juntamente com a depressão existe também um transtorno de ansiedade concomitante ou quando os sintomas de ansiedade da própria depressão são mais proeminentes. O mulungu possui propriedades antidepressivas e tranquilizantes, podendo ser utilizado como coadjuvante no tratamento de transtornos de depressão e ansiedade bem como nos distúrbios do sono. O mulungu também tem propriedades anti-inflamatória e anti-hipertensiva, portanto deve ser usado com cuidado em quem já vem fazendo uso de anti-hipertensivos ou anti-inflamatórios. Não acho recomendável que você faça uso desse recurso sem orientação de seu médico, pois poderá estar interferindo no plano terapêutico que ele elaborou para o seu caso e mascarando sintomas que podem ser importantes para o diagnóstico e condução do tratamento, podendo, portanto, ser uma interferência indevida no tratamento que pode ter resultados mais prejudiciais do que benéficos. O diagnóstico e o tratamento são processos dinâmicos que pode ir sendo ajustados de acordo com a evolução e resposta terapêutica, A continuidade do tratamento irá demonstrar qual é o seu caso. O melhor caminho a seguir é sempre aquele encontrado em comum acordo entre médico e paciente através de um diálogo aberto e abrangente que leve em conta toso os aspectos envolvidos na geração de sintomas.

O mulungu (Erythrina) não possui estudos de interação com sertralina, além de não ser um tratamento comprovado para ansiedade. Assim, não é algo que um médico possa decidir, com base científica. Plantas podem conter dezenas ou mesmo centenas de substâncias diferentes, não sendo possível assegurar que alguma delas não vá interagir com a sertralina. Realmente, algumas pessoas podem ter certo grau de inquietação/nervosismo no início do tratamento com substâncias como a sertralina, o que costuma melhorar ao longo das primeiras semanas de tratamento e mesmo desaparecer. Fale com seu médico, para ver se ele recomenda alguma medida ou medicação para melhorar seu conforto, se o motivo de piora da ansiedade for atribuído à sertralina.