Estou fazendo uso da PEP. Meu esquema é o tenofovir + lamivudina + atazanavir + ritonavir. Falavam tanto

2 respostas
Estou fazendo uso da PEP. Meu esquema é o tenofovir + lamivudina + atazanavir + ritonavir. Falavam tanto em efeitos colaterais. Senti apenas um enjoo leve no início. Será que, pelo fato de não ter efeitos colaterais, a PEP não está surtindo efeito ? O esquema de medicamentos é esse mesmo ?
O esquema atual preconizado é exatamente este, sendo no inicio preferencialmente 2 horas após a exposição até 72hs após. O tempo de duração da PEP é de 28 dias.
A eficacia da profilaxia está diretamente relacionada com o seu inicio precoce ( logo após a exposição) e não guarda nenhuma relação com a intensidade dos efeitos colaterais.
Muitos paciente soropositivas que iniciam o tratamento não sofrem nenhum efeito colateral desde o inicio e respondem muito bem ao tratamento, chegando a ficar muitos e muitos anos com mesmo esquema terapêutico.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Entendo sua preocupação. A PEP, ou Profilaxia Pós-Exposição, é uma medida importante para reduzir o risco de infecção pelo HIV após uma possível exposição. O esquema que você está utilizando, com tenofovir, lamivudina, atazanavir e ritonavir, está correto e segue as diretrizes atuais. É natural que muitas pessoas tenham receio dos efeitos colaterais ao iniciar um tratamento como esse, mas é importante ressaltar que a ausência de efeitos colaterais não significa que o tratamento não esteja funcionando.

A eficácia da PEP está mais relacionada ao tempo em que ela é iniciada após a exposição e à adesão ao tratamento durante os 28 dias recomendados. Quanto mais cedo você começa a PEP, melhor é a sua eficácia. Não sentir efeitos colaterais pode ser uma sorte, mas não diminui em nada a eficácia do tratamento. Muitas pessoas que tomam antirretrovirais, seja como PEP ou como tratamento contínuo, não apresentam efeitos colaterais significativos e respondem muito bem à medicação, mantendo sua saúde em ótimas condições por longos períodos.

Em tempos de COVID-19, MPOX, Parvovírus B19 e outras doenças infectocontagiosas, a Telemedicina é uma excelente opção para cuidar da sua saúde sem se expor a riscos desnecessários. A plataforma Doctoralia facilita o acesso aos melhores médicos, com perfis campeões em atendimento e satisfação, garantindo um acompanhamento de qualidade no conforto da sua casa. Não perca tempo em trânsito ou em salas de espera. A Telemedicina é parte da revolução da saúde, e eu posso te orientar em uma teleconsulta para acompanhar seu tratamento de forma segura e eficiente.

Caso tenha mais dúvidas ou precise de uma segunda opinião, a teleconsulta é uma opção conveniente, rápida e discreta. Se interessar, basta clicar no perfil para agendar.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 900
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.

Especialistas

Ariane Melaré Ramos dos Santos

Ariane Melaré Ramos dos Santos

Infectologista

São Paulo

Breno Matos

Breno Matos

Infectologista

Fortaleza

Drielly Castilho Gitti

Drielly Castilho Gitti

Infectologista

São Paulo

Eduardo Almeida de Souza Minuzzo

Eduardo Almeida de Souza Minuzzo

Infectologista, Intensivista

Frederico Westphalen

Thaluama Saccochi Cardin

Thaluama Saccochi Cardin

Infectologista pediátrico

São Paulo

Manuel Renato R. Palacios

Manuel Renato R. Palacios

Infectologista

Brasília

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 6024 perguntas sobre HIV e AIDS
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.