Estou fazendo tratamento para o pânico com acompanhamento de psiquiatra, mas também estou com ansiedade

7 respostas
Estou fazendo tratamento para o pânico com acompanhamento de psiquiatra, mas também estou com ansiedade generalizada, e desde então minha vida parou. A psicanálise é eficaz neste tratamento? Não encontrei profissional que faça terapia cognitiva comportamental na minha cidade.
Que bom que já está sendo acompanhada por um psiquiatra, a medicação auxilia muito nesse primeiro momento.
É fundamental que seja acompanhada por um psicólogo, independente da abordagem, por mais que estudos apontem um bom resultado para o tratamento com a abordagem Cognitiva Comportamental isso não quer dizer que as outras abordagens sejam ruins.
Vale a pena buscar um psicólogo e conversar um pouco mais sobre isso.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A Psicanálise não se propõe a ser uma abordagem de tratamento baseada em evidências, com comprovação de eficácia. A Terapia Cognitivo Comportamental sim, tem estudos que comprovam sua eficácia no tratamento de Trasntornos de Ansiedade de maneira geral, inclusive do Transtorno do Pânico.
Olá! Sim, a terapia cognitivo-comportamental é bastante eficaz no tratamento da ansiedade e do pânico.
Caso considere a possibilidade do atendimento online, estou à disposição.
A psicanálise tem uma clínica que pode atuar em suas questões. Ela atuaria na causa dos sintomas e não no sintomas, que acabam se deslocando quando abordados unicamente. Procure lembrar dos eventos que iniciaram este processo e busque ajuda. Não desanime, pois você pode compreender e mudar como você vive e atua no mundo.
Querido(a),
Ambas abordagens podem te ajudar em momentos diferentes, com diferentes fins.
Quando o quadro se agrava demais a ponto da pessoa não sair mais de casa, se recorre ao medicamento. Nessa fase um psicólogo comportamental pode ajudar a pessoa a vencer a barreira inicial e reconquistar autonomia mínima.
Este tratamento porém, assim como o medicamentoso, age sobre o sintoma somente.
O tratamento psicanalítico, não somente tem eficácia comprovada para diferentes psicopatologias há bem mais tempo que a maioria das outras formas de terapia, como também age sobre a causa psíquica, e nesse momento, pode ser bom para tratar dela.
Se na sua cidade não se encontra um psicólogo cognitivo comportamental, você pode investigar com um psicanalista sim, caso haja um, a possibilidade dele ir visitá-lo em casa para o atendimento. Psicanálise é uma formação específica, a parte, nenhum psicólogo se forma psicanalista. Pode ser um psicólogo, um psiquiatra/psicanalista, ambos podem te ajudar bem.
A psicanálise entende que o sujeito é único e oferece a ele a possibilidade de buscar as causas que levaram a desenvolver os sintomas relatados por seus pacientes. E uma vez descoberta as causas, geralmente de origem psíquica, há a possibilidade de elaborar e tratar os seus sintomas lhe proporcionando uma melhor qualidade de vida.
Em alguns casos, há a necessidade de alguma medicação para que se possa auxiliar o paciente reduzindo os sintomas indesejados e essa orientação é realizada por um psiquiatra. Mas, para tratar as causas, é necessário sim um acompanhamento com psicólogo/psicanalista e a psicanálise, sem dúvida, é uma boa escolha por oferecer a você um espaço e uma escuta profissional. Se permita ver as suas questões, Você é mais que um diagnóstico.
.
A psicanálise é sim bastante eficaz em qualquer tratamento psicológico, pois busca as causas do que o paciente apresenta como queixa e somente a simples remoção dos sintomas. Estas causas são de origem inconsciente e, a partir das técnicas psicanalitica, podem sem desvendadas e simbolizadas pelo paciente, oportunizando a este melhora e qualidade de vida.

Especialistas

Mônica Quintão

Mônica Quintão

Psiquiatra, Médico clínico geral

Cuiabá

Sara Guerra

Sara Guerra

Psicólogo

Belo Horizonte

Douglas Renato Strozi

Douglas Renato Strozi

Psicólogo

Catanduva

Patrícia Moreira

Patrícia Moreira

Psicólogo

Manaus

Bianca Caroline Secco Silva

Bianca Caroline Secco Silva

Psicólogo

São Paulo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 151 perguntas sobre Transtorno do pânico
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.