estou fazendo tratamento para o medo de dirigir, mas recentemente tive uma recaida sentido os sintomas

9 respostas
estou fazendo tratamento para o medo de dirigir, mas recentemente tive uma recaida sentido os sintomas novamente. Ja estou quase no final do tratamento o que devo fazer?
De maneira geral os tratamentos em saúde mental apresentam pequenos períodos de melhora e piora. Quando esses períodos são somados ao longo de dias a semanas aí sim percebemos a resposta ao tratamento. Isso ocorre porque o ser humano é um ser biopsicossocial que está em constante transformação, e é influenciado constantemente por estímulos externos e estímulos internos.
Mantenha-se firme no tratamento.

Respeitosamente,

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá. Converse com seu psicólogo sobre isso pois, provavelmente o procedimento estabelecido não está dando resultado e talvez tenha que mudar algo. Entenda também o vínculo que você estabeleceu pois esta relação deve ser saudável para o resultado satisfatório. Tente e seja feliz.
Olá. muitas vezes esses medos como dirigir, ou andar de avião estão ligados a transtornos de ansiedade como pânico ou fobias específicas. deves fazer uma avaliação psiquiátrica, ter um diagnóstico bem claro e um plano terapêutico, que pode incluir tratamento medicamentoso, para poder ter uma melhor qualidade de vida, não ter prejuízos como evitações, perda de oportunidades pelo medo de dirigir, que podem custar muito mais que um bom tratamento. Boa sorte, Leonardo.
O cair e levantar faz parte de nossa vida, e consequentemente do tratamento.É indicado leve está questão para análise.

Atenciosamente.
O processo terapêutico não é algo linear e inclui períodos de melhora e de pior sem que isso indique que ele não está funcionando. É importante que você observe a duração dessa recaída dos sintomas, que deve ser passageira. Converse com o seu terapeuta para tentar entender a função e o contexto da recaída nesse momento do processo terapêutico. Juntos vocês conseguirão avaliar a melhor estratégia para esse momento.

Atenciosamente,
A recaída, muitas vezes, faz parte do tratamento e da sua melhore. Converse com o profissional que está te acompanhando, para que, juntos, vocês possam lidar com este novo episódio. Não abandone seu tratamento, nem desanime.
Sou psicólogo e terapeuta de EMDR. Uma nova abordagem breve e de alta resolutividade. Já trabalhei com dois casos de amoxofobia, medo de dirigir, e os resultados foram excelentes porque pelo EMDR a memória disfuncional relacionada ao problema é limpada do cérebro. Geralmente, essas memórias disfuncionais são oriundas de traumas localizam-se no hemisfério direito do cérebro. A terapia verbal não consegue atingir essa profundidade. Com as técnicas do EMDR é possível conectá-la e limpar. E ao mesmo tempo instalar ou reforçar crenças mais positivas. Procure um psicólogo com certificado do EMDR Brasil pois essa terapia requer muito cuidado na sua aplicação.
Recaídas fazem parte do processo de terapia. Não se sinta culpado por falhar. Converse com seu terapeuta para buscar novas formas de enfrentar a situação. Um abraço,
Seu relato é muito breve e vago, mas importante buscar ajuda de um bom Psicólogo e também psiquiatra.

Especialistas

Thalia Gabriela Cichaczewski

Thalia Gabriela Cichaczewski

Psicólogo

Novo Progresso

Rosane Silva

Rosane Silva

Psicólogo

Salvador

Amanda Yuki Nakashima de Oliveira

Amanda Yuki Nakashima de Oliveira

Psicólogo

Taubaté

Janete Aparecida Rodrigues da Silva

Janete Aparecida Rodrigues da Silva

Psicanalista

Cristalina

Fabiana Gomes

Fabiana Gomes

Psicólogo

Pará de Minas

Jéssica Sartori

Jéssica Sartori

Psicólogo

Santa Luzia

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 151 perguntas sobre Transtorno do pânico
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.