Estou fazendo tratamento para depressão, ansiedade e síndrome do Pânico há um pouco mais de 1 ano. T

3 respostas
Estou fazendo tratamento para depressão, ansiedade e síndrome do Pânico há um pouco mais de 1 ano. Tomo sertralina, amitriptilina e risperidona. Há algumas semanas estou com oscilações no meu humor. Vai desde me sentir deprimida, sem vontade de nada, e horas q estou super bem e disposta. Pode ser recaída, mesmo tomando os medicamentos?
Olá, uma avaliação clínica detalhada é necessária para que possamos determinar a que se deve essas oscilações de humor. Uma parcela dos pacientes mesmo realizando o tratamento de forma adequada apresentam recaídas dos sintomas dos transtornos. Recomendo que você tente conversar com o médico que vem te acompanhando para discutirem a situação. É muito importante que, ainda que tenha havido melhora do quadro, o seguimento médico continue sendo feito de forma rotineira!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
As oscilações no humor que você está sentindo podem ter várias causas, incluindo uma possível recaída dos seus sintomas de depressão, ansiedade e síndrome do pânico. Mesmo tomando os medicamentos prescritos, é possível que você ainda experimente oscilações de humor ou outros sintomas ao longo do tratamento. Isso pode ocorrer devido a vários fatores, como a dose inadequada, a metabolização do medicamento no organismo, a presença de outras condições de saúde e a resposta individual de cada pessoa.

Além disso, é importante lembrar que o tratamento da depressão, ansiedade e síndrome do pânico é um processo contínuo e que pode levar tempo para que os sintomas sejam controlados. Também é importante que você continue acompanhando com seu médico e relatando quaisquer mudanças ou oscilações em seus sintomas, para que ele possa avaliar se há necessidade de ajustar a dose dos medicamentos ou fazer outras mudanças no tratamento.

É importante também estar atenta a possíveis fatores desencadeantes que possam estar afetando seu humor, como estresse, dificuldades interpessoais, problemas financeiros, entre outros. O acompanhamento psicológico pode ajudá-la a lidar melhor com essas questões e a desenvolver estratégias para lidar com as oscilações de humor e outros sintomas.
Oscilações de humor podem ocorrer mesmo com tratamento, e pode ser uma indicação de que o plano precisa ser ajustado. É importante discutir essas mudanças com seu psiquiatra para avaliar a necessidade de ajustes nos medicamentos ou na abordagem terapêutica. Estou aqui para ajudar e esclarecer qualquer dúvida que você possa ter.

Especialistas

Adriana Garbin

Adriana Garbin

Psicólogo

Cascavel

Nadir Lara Junior

Nadir Lara Junior

Psicanalista, Psicólogo

Curitiba

Agendar uma visita
Thiago Cantisano

Thiago Cantisano

Psicólogo

Rio de Janeiro

Isaac Ferro

Isaac Ferro

Médico de família

Imbituba

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1143 perguntas sobre Depressão
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.