Estou fazendo tratamento medicamentoso para transtorno do pânico crise diária. Estou a um mes comecei

7 respostas
Estou fazendo tratamento medicamentoso para transtorno do pânico crise diária. Estou a um mes comecei tratamento. Mas quando fico nervoso com algo ou automaticamente sinto formigamento no corpo principalmente no ombro na costa, isso é normal?
Não se preocupe isso é psicológico, vc tem que buscar a causa do seu problema, ver os motivos que adquiriu o transtorno, como vc faz isso? Buscando ajuda psicológica, com um bom psicoterapeuta.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá! O transtorno do pânico tem se tornado uma doença muito corrente na contemporaneidade, sabe? É comum a ansiedade antecipatória, mesmo durante o tratamento. Seria indicado um acompanhamento psicológico para que você possa compreender os gatilhos que fazem com que você perca o controle, gerando esse "sintoma" de formigamento, além de a psicoterapia te ajudar a entender os motivos que te levaram a desenvolver o transtorno e ainda assim te ajudar a lidar com ele até a estabilidade, pois é possível! Procure um bom profissional Psicólogo para cuidar de você! Boa sorte!
Durante estados de ansiedade ocorre a hiperventilação, uma das mudanças que ocorre durante a hiperventilação é constrição ou o estreitamento de vasos sanguíneos. Dessa forma o sangue alcança menos áreas do corpo e o oxigênio carregado pelo sangue também é menos liberado para os tecidos. Isto resulta em sintomas, que são produzidos pela redução de oxigênio, a certas partes do cérebro, como tonteira, sensação de vazio na cabeça, confusão, falta de ar, visão borrada. Outros sintomas são produzidos pela ligeira redução de oxigênio a certas partes do corpo, como aumento dos batimentos cardíacos, para bombear mais sangue pelo corpo, dormências e FORMIGAMENTOS nas extremidades, mãos frias e suadas e algumas vezes enrijecimento muscular. As reduções de oxigênio são ligeiras e totalmente sem perigo. O transtorno de pânico ocorre quando a pessoa percebe esses sintomas físicos presentes durante os estados de ansiedade e superestima a gravidade deles.
Olá! Esse sintoma de formigamento é normal dentro do pânico. É importante que você conheça modos de identificar sintomas que pertencem ou não às crises de pânico, inclusive para poder assegurar-se de que se trata de algo que tem um início, meio e fim.

Do mesmo modo, existem modos de lidar melhor com as crises. Pergunte ao seu psicólogo para que te ajude a lidar de modo mais eficiente com as crises.

Caso tenho dúvidas, fico à sua disposição.
Olá! O transtorno de pânico se caracteriza por crises de ansiedade inesperadas e inexplicáveis, levando a pessoa a experimentar momentos de medo intenso, e medo de voltar a sentir medo, gerando assim estresse e mais ansiedade. Sintomas físicos, como o que você descreve são comuns, como também psicológicos.O tratamento consiste em psicoterapia e psiquiatra (medicação) em conjunto. Fale com seu médico sobre a medicação, pois você está no inicio do tratamento, e os sintomas vão sendo controlados de forma gradativa. Coloco-me a disposição!
O pânico é apenas um sintoma. O tratamento medicamentoso trata apenas o sintoma e nem sempre é eficaz. É preciso investigar na sua história as causas do pânico. A psicanálise é bastante indicada para estes casos, resultando não só no fim desses sintomas, como num interesse por si e pela vida.
Olá! É importante manter o seu psiquiatra informado sobre tais sintomas porque, se for necessário, ele pedirá uma avaliação clínica de outro profissional. Porém, pensando que parece se tratar de um início do tratamento, é muito comum que o paciente ainda apresente sintomas diante de eventos/situações de estresse. Parece que o seu corpo ainda precisa demonstrar em sintomas o que você não consegue enfrentar ou resolver de maneira saudável. O formigamento, vendo de um ponto mais psíquico, pode ser uma somatização. Procure investir em um tratamento psicológico para dar conta das emoções e situações que podem desencadear as crises de pânico e demais somatizações. Boa sorte!!!

Especialistas

Mônica Quintão

Mônica Quintão

Psiquiatra, Médico clínico geral

Cuiabá

Sara Guerra

Sara Guerra

Psicólogo

Belo Horizonte

Douglas Renato Strozi

Douglas Renato Strozi

Psicólogo

Catanduva

Patrícia Moreira

Patrícia Moreira

Psicólogo

Manaus

Bianca Caroline Secco Silva

Bianca Caroline Secco Silva

Psicólogo

São Paulo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 151 perguntas sobre Transtorno do pânico
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.