Estou fazendo terapia e tomando remédios a 3 anos e ainda não tive melhoras.Tenho transtorno dismorfico

8 respostas
Estou fazendo terapia e tomando remédios a 3 anos e ainda não tive melhoras.Tenho transtorno dismorfico corporal e queria saber se o tratamento é muito lento assim?
Olá, realmente ficamos ansiosos quando não conseguimos os resultados esperados. Precisamos avaliar o que você chama de "não tive melhoras". A medicação ajuda a equilibrar quimicamente e a terapia a lidar com o conflito de base, ambas são terapêuticas que auxiliam no processo de enfrentamento da vida. Sempre que você estiver em contato com o que te causa a ansiedade os sintomas aparecerão, por isso, é importante encontrar novas alternativas de enfrentamento. Praticar exercícios, técnicas de respiração e alimentação consciente promovem a qualidade de vida. Buscar outra opinião ou terapêuticas sobre seu caso também podem ajudar.
boa sorte. abs.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Experimente reavaliar com a sua psicoterapeuta retrospectivamente. Como estava e como está. Vc pode também tentar quantificar de 0 a 10 o grau de desconforto que sentia no início e atualmente, para que veja, objetivamente o que melhorou e o que ainda não mudou. Isso vai lhe dar uma perspectiva do que já alcançou, se for o caso, e o que precisa ainda melhorar/mudar. Outra sugestão é você fazer uma avaliação o mais honesta possível do seu grau de comprometimento com o processo terapeutico, regularidade das sessões, exercícios realizados, foco, etc. Boa sorte.
A Psicoterapia é um processo individual que respeita o ritmo do paciente. Se você percebe que o ritmo poderia ser diferente, seria importante observar se está levando seus conteúdos para serem trabalhados no processo terapeutico, como por exemplo, sua percepção de não estar melhorando.
Existem técnicas psicoterapêuticas que dinamizam a terapia. Estou falando do EMDR (dessensibilização e reprocessamento através dos movimentos dos olhos). Consulte um psicólogo que trabalha com a técnica. Uma boa tentativa. A técnica é eficaz e não é catártica. Ela dissolve as angústias, os traumas, pensamentos negativos ... Foi inventada por Francine Shapiro e foi utilizada em soldados que retornaram da guerra. Geralmente os efeitos positivos começam aparecer depois de poucas sessões.
Prezado(a)

Talvez esse seja o momento de você procurar um outro tratamento, com outros profissionais já que você não sentiu nenhuma evolução nesses três anos, apesar da psicoterapia ser, comumente, um processo lento.

Atenciosamente
Dínerson Fiuza
O tratamento para um transtorno disfórmico corporal, realmente, não é rápido e as mudanças são graduais. E é muito importante que você esteja ciente dos pequenos avanços que tiver principalmente para se manter engajado(a) no tratamento.
Converse com seu psicólogo e psiquiatra sobre este sentimento de não estar vendo resultados e sobre como eles estão vendo os resultados. Após esta conversa eles podem, por exemplo, optar por alguma modificação no tratamento e você também pode optar por procurar outros profissionais, mas sabendo que não deve ficar sem acompanhamento para não ter nenhum retrocesso em seu tratamento.
Olá!
O decorrer do processo psicoterapêutico varia de pessoa para pessoa. Algumas demoram mais e outras menos. Vai depender d quanto essa relação é segura, do quanto há entrega do terapeuta e do cliente, da competência profissional, etc... O fato de estar sendo lento não quer dizer que não esteja acontecendo nada em seu processo. Ainda assim, se não conseguir identificar os benefícios da psicoterapia, sugiro que avalie possíveis causas e, quem sabe, consultar outro profissional seja uma boa alternativa? Na Psicologia, existem diferentes formas de abordar o cliente. Umas mais dinâmicas, outras menos... Enfim, Espero poder ter ajudado. Qualquer dúvida, me coloco à disposição. Abraço!
A Terapia Cognitivo Comportamental parece ser a melhor indicação terapêutica para Transtornos de Ansiedade. Verifique a abordagem na qual vem sendo atendida e se for o caso troque de abordagem. O fato é que em qualquer abordagem o diferencial de progressos depende do tempo e disponibilidade interna do paciente e o quanto ele se envolve de fato com as estrategias oferecidas pela psicoterapia.

Especialistas

Adriana Garbin

Adriana Garbin

Psicólogo

Cascavel

Tânia Márcia Leão

Tânia Márcia Leão

Psicanalista, Psicólogo

São Paulo

Rosimeri Dantas

Rosimeri Dantas

Psicólogo

Recife

Nadir Lara Junior

Nadir Lara Junior

Psicanalista, Psicólogo

Curitiba

Agendar uma visita
Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Luis Falivene Roberto Alves

Luis Falivene Roberto Alves

Psiquiatra

Campinas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 249 perguntas sobre Transtorno da ansiedade
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.