Estou fazendo glicemia em jejum 135 em média. Tomo mais recentemente 4 comprimidos de Metformina 500

2 respostas
Estou fazendo glicemia em jejum 135 em média. Tomo mais recentemente 4 comprimidos de Metformina 500 ação prolongada. Posso dizer que minha diabetes esta controlada? Que alimentação seria mais adequada?
existem varias ferramentas para avaliar controle glicemico como o Libre, o mapa de glicemias, a hemoglobina glicada e as metas podem ser individualizadas, mas no geral, uma glicemia de 135 nao representa um bom controle, mas somente seu medico podera dizer se esta bom no seu caso. A orientacao de alimentacao seria muito extensa para ser dada aqui.

Apenas a glicose de jejum não é suficiente para saber como anda o controle da doença. A glicose em jejum representa apenas aquele exato momento daquele dia. Vc pode estar com ela 135 em jejum e durante o dia ela estar bem mais elevada e vc não vai saber. Por isto existem outros exames (Ex:hemoglobina glicada) que vão mostrar como está o controle a médio e longo prazo. Procure seu médico para avaliar e se for o caso fazer ajustes no tratamento.
Lembrar que não basta o remédio. Alimentação e atividade física são fundamentais ao bom controle