Estou fazendo a descontinuacão de paroxetina conforme orientação médica por estar gravida por ela

4 respostas
Estou fazendo a descontinuacão de paroxetina conforme orientação médica por estar gravida por ela ter uma meia vida curta é correto tomar um dia sim um não na retirada gradual?
Como o colega acima falou, não existe um protocolo oficial para se realizar o desmame, que é particularmente delicado com a paroxetina por ela apresentar meia vida curta.

Concordo com a indicação de retirar a paroxetina durante a gestação, já que existe possível associação entre esta medicação e mal formação cardíaca no feto.

Porém não concordo com esta tática de se utilizar a medicação dia sim e dia não, pois na MINHA prática clínica observo que isto pode até dificultar a retirada da medicação. Acredito que o melhore seja reduzir a dose gradualmente até retirar.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Bom dia! O ideal é a redução gradual da dose até a sua suspensão. Além disso existe uma possibilidade, que é até melhor do que a retirada gradual, que é a combinação temporária de um antidepressivo de meia-vida longa durante 5 dias com posterior retirada garantindo que a pessoa não sinta efeito colateral nenhum!
Eu prefiro a redução da dose diária ao invés de dias alternados
Não existe protocolo oficial para o desmame. Depende do perfil de tolerabilidade do paciente, da urgência em ser retirado e da preferência do médico.
Na minha prática eu começo diminuindo 40mg/dia para 20mg/dia (partindo do pressuposto que a dose é 40mg). Deixo 01 semana com a dose de 20mg e, após isso, diminuo para 10mg/dia. Mantenho por mais 01 semana e faço a suspensão da medicação, monitorando efeitos indesejáveis que o paciente possa ter

Especialistas

José Umbelino Gonçalves Neto

José Umbelino Gonçalves Neto

Psicólogo

Fortaleza

Jeane Godoy

Jeane Godoy

Psicólogo

Cuiabá

Mônica Quintão

Mônica Quintão

Psiquiatra, Médico clínico geral

Cuiabá

Francisca Ferreira de Souza Vieira

Francisca Ferreira de Souza Vieira

Psicólogo

São Paulo

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Luis Falivene Roberto Alves

Luis Falivene Roberto Alves

Psiquiatra

Campinas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 942 perguntas sobre Transtorno bipolar
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.