Estou estudando para os vestibulares e desde os últimos anos, me sinto muito sozinha. Não consigo me

34 respostas
Estou estudando para os vestibulares e desde os últimos anos, me sinto muito sozinha. Não consigo me abrir com as pessoas e quase sempre me pego chorando por coisas besta. Poderiam me dar uma dica de tentar melhorar o meu dia a dia e se o que estou passando é alguma doença mental.
Muito bom dia!
Veja, o sentimento de solidão faz parte da condição humana, é normal que alguem se sinta assim momentaneamente, mas o fato de vc sentir esse mal estar contínuamente já mostra que algo a mais está acontecendo. Chorar pelas coisas pequenas do dia a dia já diz tudo, afinal a rotina é feita de uma somatória de coisas pequenas. Recomendo que busque psicoterapia. Me coloco à disposição para qualquer dúvida.
Grande abraço, desejo melhoras e sucesso!

Olá
Solidão de certa forma é um dos processos naturais e que faz parte do desenvolvimento de cada indivíduo, porém se é um sentimento que você percebe que te impede de seguir adiante no seu dia a dia, então é interessante que você busque ajuda.
Bom dia! Conforme o colega colocou, sim os sentimentos e emoções ditos socialmente como negativos fazem parte da condição humana. Mas se nota que esses sentimentos de desconforto estão refletindo negativamente na sua vida atual, sim sugiro procurar ajuda psicológica. Fico a disposição. Fique bem!
Olá! Parece que você está em um momento de grande sofrimento. A psicoterapia pode te ajudar a lidar com seus sentimentos, entender melhor o que está por trás deles e te proporcionar um espaço para elaborá-los.
É importante dizer que todos podem se beneficiar muito da terapia, mesmo sem ter um diagnóstico de transtorno mental, uma vez que o sofrimento é parte da vida.
Fico à disposição!
Olá, o momento de vestibular pode trazer a tona muitos sentimentos, como a cobrança, a desmotivação, cansaço, tristeza, solidão, e como os colegas mencionaram são sentimentos normais, mas se estão causando sofrimento para você, sugiro buscar ajuda para poder lidar de uma melhor maneira. Veja, a psicoterapia não é só para pessoas com Transtornos Mentais, muito pelo contrario, é um espaço de acolhimento, onde você pode aprender a manejar seus sentimentos. Qualquer coisa fico a disposição, abraço!!!
Olá, para melhorar seu dia-a-dia sugiro que reserve um tempo para o seu lazer, um tempo de ócio, para ficar sem fazer nada. Buscar a compania ou o contato com os amigos pode ser uma boa alternativa também. Se você for adolescente, é comum que nessa fase venhamos a nos sentir mais sozinhos e sensíveis. Em princípio, pela descrição dos sintomas, não parece ser o de uma doença mental. Se quiser saber mais sobre o porquê você está assim, busque um psicólogo. Com ele você terá confiança em falar dos seus sentimentos. Fique bem.
Olá! Através desse pequeno relato não temos acesso as informações necessárias para o diagnóstico. Se há uma doença mental ou não, não sabemos. Essa resposta só poderá ser obtida através de uma avaliação mais cuidadosa, pois existem diversos aspectos que precisam ser investigados. E, para isso, você pode contar com a ajuda de um Psicólogo. Mas, mesmo que o diagnóstico não seja constatado, a psicoterapia ainda pode ser útil. Pelo o que conta, você tem apresentado dificuldade para lidar com suas emoções, então o profissional pode te ajudar a manejar isso. Aproveito para deixar aqui também uma reflexão. Será que você tem passado tempo demais estudando e não tem dado atenção as outras áreas da sua vida? Por mais que esteja comprometida com o seu objetivo (que é ser aprovada no vestibular), você precisa tirar um tempo para descansar, fazer coisas que gosta e estar com pessoas queridas... mesmo que seja de vez em quando. A solidão que sente pode ser reflexo dessa falta. Fique atenta a isso! Cuide-se bem!
Olá, você pode estar passando por uma de muita pressão, o vestibular pode causar angústia, cobranças excessivas e medo que muitas vezes faz com que a pessoa se isole.
Tente alternar seu tempo com estudo e lazer. Dedique-se a uma atividade que te faça bem. Se sentir sozinha em alguns períodos da vida é normal.
Faça terapia,vai te ajudar muito,você terá mais confiança.

Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 190
Boa tarde! Você está passando por um momento de solidão, onde você se sente que está só. A solidão, apesar de ser algo sentido a um nível universal, é ao mesmo tempo complexa e única a cada indivíduo. A solidão não tem causa única comum, por isso, as prevenções e os tratamentos para este estado de espírito variam bastante de pessoa para pessoa. A solidão conduz ao sentimento de um vazio, sentimo-nos sozinhos e indesejados. Nestas situações, as pessoas anseiam muitas vezes o contato humano, mas o seu estado de espírito faz com que seja mais difícil conectar-se com outras pessoas. Procure ajuda de um profissional da Psicologia. Estou à disposição.
O que acontece é que está diante de um evento significativo na sua vida acadêmica/ profissional. De alguma forma, este tipo de situação mexe com as pessoas de uma maneira geral! Mas parece que vc está tendo algum tipo de disfuncionalidade social, o que torna o caso preocupante. Não caracteriza uma doença mental, pelo seu breve relato, no entanto fica essencial vc entrar na psicoterapia. Encontre um profissional que sinta confiança e inicie o processo! Boa sorte e bom caminho
Olá! Estudar é em si um processo solitário, mas você pode fazer algumas mudanças significativas! A principio não parece ser uma doença mental, mas você precisa passar por um especialista para compreender a fundo o que está acontecendo. Abraços!
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 140
Olá,
Como estão as atividades para além dos estudos? Por onde andam teus amigos ou colegas da escola? Após este período sem aulas presenciais, os reencontros se fazem necessários, até para conversarem sobre este momento de vida que condensa tantas expectativas.
São várias questões em jogo: o desempenho sobre o aprendizado, a quantidade de matéria a ser absorvido, as provas de vestibulares, a escolha de um curso que pode definir sua profissão no futuro. Tudo isto gera bastante pressão psíquica.
Por isso é importante ter algum momento de pausa, lazer. Bem como a busca de atendimento psicológico que possa te ajudar a sustentar este momento de tamanha pressão.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 130
Olá! Se esse sentimento de solidão está te incomodando, interferindo nas suas atividades do dia a dia, um psicólogo pode te ajudar a entender esse sentimento e em como lidar com ele. O momento de vestibular é de bastante pressão, que pode gerar ansiedade, estresse. Analise se sua rotina de estudos está muito pesada, ter momentos de distração no dia a dia é importante em momentos de pressão, ter horário de sono suficiente para descanso também é importante. Um abraço.
Olá! Essa fase de estudos para o vestibular tende a ser muito desafiadora. Costumam ser horas e horas de estudo e a pressão para passar no vestibular. Também tende a ser um período mais solitário, como você falou. Pode não parecer para quem olha de fora, mas é um período muito estressante. Não se esqueça que esta é uma fase, vai passar. Durante este tempo, procure dedicar alguns momentos para fazer coisas que você gosta, e também, sempre que possível, estar com pessoas que gosta. É frequente que os vestibulandos estudem por longos períodos, inclusive aos finais de semana e "esqueçam" de que também precisam de um tempo para aliviar a cabeça e descontrair. Quando se permitem fazer alguma coisa, logo se sentem culpados porque "deveria estar estudando mais". Todo esse estresse torna a pessoa mais sensível. Se você perceber que essa situação está tomando uma dimensão que está te prejudicando, inclusive nos seus estudos, procure ajuda psicológica para conseguir lidar melhor com essa fase.
Oi! Estudar muitas vezes é um ato solitário. É importante você organizar sua rotina de estudos com intervalos. Dessa maneira você poderá aliviar a tensão que pode ocorrer com a concentração nos estudos. O fato de você estudar com o objetivo de ingressar em um curso universitário poderá causar angústia. Nem sempre nos sentimos confiantes para falarmos nossas angústias com algumas pessoas. Às vezes precisamos de um lugar de escuta especializado, e isso não quer dizer que você tenha alguma doença mental. Quando silenciamos nossas dúvidas, incertezas, medos, elas podem virar uma bola de neve, talvez por isso, o choro surja como forma de alívio. Cuide-se e procure inserir na sua rotina algumas coisas que te possibilite aliviar essa rotina de estudos. E se considerar que deve conversar com algum profissional, agende uma consulta.
Abraço.
Olá! Entendo o quanto é importante uma pessoa se esforçar para atingir um objetivo, como é o seu caso, estudando para o vestibular. Acontece, que com a vida que levamos no mundo moderno, a ente se volta para para as coisas externas, que acaba não dando atenção para o nosso mundo interior. Tente estabelecer um momento para fazer algo que lhe dê prazer. Pode ser uma caminhada ao ar livre, uma conversa com aquela pessoa que te acolhe e te entende, assistir a um filme ou simplesmente não fazer nada e só contemplar o que está a sua volta. Não deixe essa sensação piorar, por isso sugiro também que procure um psicólogo para poder compartilhar esses sentimentos, ter apoio e um espaço que promova seu autoconhecimento. Fique bem!
Ola. Pode ser que este periodo tenha passado ou não... de qualquer forma, quando colocamos foco nos estudos para uma prova de vestibular, precisamos rever como anda a vida em geral...se temos tido e dado oportunidade para alguns momentos de lazer...o que acontece é que nem todo mundo tem habilidades para se relacionar com outras pessoas, e acabam "se fechando" muito para amizades, para o namoro...e geralmente a pessoa acaba se "culpando", "se criticando" por estar sozinha, "se comparando"com a colega mais próxima a ela...Eu gostaria de poder conversar contigo e entender como é que essa solidão tem invadido seu dia a dia, como é essa tristeza, qual a intensidade dela, quais são as perdas que você tem tido em sua vida, como é, afinal, essa dificuldade que você relata. As vezes, precisamos nos abrir para a possibilidade de ajuda terapêutica, assim você pode aprender a gerenciar horários de estudo e trabalhar as dificuldades que tem tido na rotina. Estou a disposição para te ajudar!!!
Olá,
Não parece ser uma doença mental. Sentir-se triste e chorar é normal, faz parte da vida, não é possivel estar o tempo todo bem/feliz.
Procure refletir sobre seu momento atual, pelo que está passando. O que passar no vestibular se tornou para você? Talvez comecando por aí, te dê algumas ideias sobre que caminho tomar.
Iniciar sua terapia ou análise seria importante nesse momento para compreensão das situações vividas e como trata-las .
O período de estudo vestibular pode gerar muita ansiedade e estresse. Se pegar chorando pode ser decorrente desses fatores, entender como está a sua rotina, seus horários de estudo, se há momento de lazer, descanso, seriam maneiras de compreender o que está acontecendo e buscar maneiras de lidar neste momento. Não dá para definir a priori se é uma doença mental mas parece que precisa de suporte. A psicoterapia pode lhe auxiliar muito neste momento.
Espero ter lhe ajudado.
Estou a disposição.
Olá! É comum nesse período de foco para os vestibulares, nós abrirmos mãos de algumas coisas e consequentemente ficarmos mais à sós, mas para que isso não venha trazer prejuízos à sua vida, precisamos criar uma rotina mais saudável. Ou seja, mantendo o foco no que é importante e também criando hábitos que ajudem você a descontrair de toda essa tensão. Seu choro não é "besta", ele tem função, permita-se a sentir. Uma dica que eu lhe daria, é para que você criasse uma rotina que vai além dos estudos, que inclua cuidar de si mesma, ter momentos de lazer, seja sozinha ou com amigos, tempo de descanso e por aí vai. A psicoterapia pode ser uma grande aliada nesse momento. Fico a disposição!
Bom dia! O momento de vestibular é um momento de muita solidão, para que possamos manter o foco no nosso objetivo, contudo, vem as cobranças, sua e da família, o cansaço, a angústias, os medos, a escolha de um curso que pode vir a definir sua futura profissão e outros sentimentos que corroboram, porém, se isso está lhe caucionando mal-estar, sofrimento, penso que tem mais alguma coisa acontecendo. Se faz necessário observar como você está dividindo o seu tempo, é preciso ter um momento de lazer, de conversar com os colegas, ter um tempo para você, exercício é algo que também ajuda bastante, pois libera a endorfina, que é o gerando um sentimento de prazer, de alívio e relaxamento. Quanto ao seu choro, ele tem uma função, permita-se a sentir.
Penso que a busca por um profissional, psicoterapeuta, ajudaria a lidar, sustentar e a manejar esse momento de pressão e até fortalecê-la para um novo ciclo que se iniciará.
Fico à disposição
É um período delicado e de muita pressão. É comum nos sentirmos sozinhos nesses períodos de estresse. Algumas dicas para se sentir melhor nessa fase: Mantenha uma rotina, pois ela ajuda a se organizar e ter melhor rendimento;
Equilibre prazer com estudos, você deve ter momentos para relaxar;
Tenha pensamentos positivos consigo e com os outros;
Reconheça e aceite seus limites;
Mantenha hábitos alimentares e de sono;
Se você perceber que estes momentos de tristeza não são passageiros, que os sente quase todos os dias e ocupa a maior parte do dia, é momento de procurar ajuda. Recomendo que busque psicoterapia. Pelo seu relato não se trata de uma doença mental e sim auxílio para conseguir lidar melhor com essa fase. Fique bem!
Olá, boa tarde, tudo bem?

O período de estudo e preparo para vestibulares é, realmente, bastante difícil, pois o estudante sente pressões em relação ao seu desempenho e ao atingimento de metas. É normal que momentos de tristeza, ansiedade ou preocupação apareçam. No entanto, estar constantemente triste, com choro fácil, isolamento social, podem ser indicativos de algo mais grave, como a depressão.
Porém, para que você tenha diagnóstico, é necessário buscar auxílio de profissionais como o Psiquiatra e Psicólogo.
Mas sugiro que você passe a planejar seus estudos, adicionando tarefas prazerosas ao seu dia; relaxe, em alguns momentos, busque ler conteúdos mais leves, tenha uma alimentação saudável e pratique exercícios físicos regularmente, e busque fazer parte de grupos de estudo, onde poderá se socializar mais, pode ser nas redes sociais mesmo.
Converse com alguém de confiança, e busque auxílio profissional.

Qualquer coisa, estou à disposição.

Espero ter ajudado.

Estou à disposição!
Olá, então fique tranquila, ao que parece você esta passando por um momento de tensão por causa dos estudos, e isso a faz sentir um pouco insegura e apreensiva, e normal o que esta sentindo. tire um tempo para fazer coisas que gosta, ver amigos, ouvir música, algo que goste, o segredo e o equilíbrio, e tudo ficara bem. Desejo muito sucesso pra você.
Olá! Sinto muito que esteja se sentindo dessa forma, sentir-se sozinho por um longo período pode gerar um grande sofrimento e isso pode acontecer em diversos momentos da vida, porque faz parte dela. A psicoterapia poderia te ajudar a lidar com essas dores e dificuldades... quando entendemos melhor o que está por trás delas, como chegamos nesse ponto, fica mais fácil pensar e agir de outras formas. A psicoterapia proporciona esse espaço, onde você e o profissional trabalham juntos em busca de um bem estar. Entendo também que as vezes queremos colocar um nome nas coisas que estão difíceis ou que não sabemos explicar, mas a psicoterapia não atende apenas para quem tem um diagnóstico de transtorno mental, ela é um instrumento de autoconhecimento, cuidado e aprendizado. Fico à disposição!
Olá..O ano de um estudante de pré-vestibular traz uma carga emocional gigantesca: compreensão de conteúdos, simulados, horas e mais horas de estudos, pressão dos pais pela aprovação, dúvida em relação a qual curso fazer etc. Esse turbilhão de emoções ocasiona em uma enorme ansiedade. Te oriento a procurar um psicólogo para fazer sessões de psicoterapia, este profissional esta preparado para lhe escutar e lhe orientar quando essa angustia grande. Procure se alimentar bem, praticar alguma atividade física, e reservar um momento do seu dia para fazer algo que lhe traga prazer e desconecte da pressão dos estudos.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 100
Olá, nessa caso a terapia é indicada para poder te ajudar a entender o que possa estar sentindo, pois, muitas das vezes, esse sentimento de solidão pode estar atrelada a pensamentos e sentimentos que estão inconscientes. Não deixe de se cuidar.
Vc não está sozinha(o). Venha participar de um programa de psicoterapia que dura entre 6-16 semanas. Nesse tempo iremos desenvolver uma relação terapêutica e alcançaremos objetivos amplos e com muito pé no chão. Sua CONDIÇÃO atual não define quem vc é. Esse choro que está trazendo esses sentimentos normalmente está associada a doenças altamente tratáveis e acontece principalmente quando estamos com ruminação (de pensamentos negativos) e sentimentos de culpa. A psicoterapia na TCC (Terapia Cognitivo Comportamental), minha linha de estudo e trabalho é eficaz, comprovada cientificamente em ais de 80 % dos casos. Fico no aguardo de um contato, abs e espero ter ajudado mostrando que vc não é assim. Vc está assim!. abs.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 50
Estudar um pouco menos e viver mais a vida, mesmo que isso demore um semestre a mais para entrar na universidade.
Parece que por você destinar grande parte do seu tempo aos estudos nesses últimos anos, tal fato tem gerado impacto em outros aspectos da sua vida. Algumas perguntas me vem a cabeça quando leio seu relato: há uma pressão externa por aprovação? Sente-se ansiosa quando está estudando ou realizando simulados? Tem dormido e se alimentado bem?
O estudante de pré-vestibular, muitas vezes, na ânsia de ser aprovado, acaba se abdicando de outros aspectos fundamentais de sua vida, desde uma noite bem dormida até de se permitir se relacionar com o mundo/pessoas.
A persistência dessa solidão e da sensibilidade aflorada podem ser indicativos de que sua vida não anda funcional e da forma como você quer viver. Em resumo, se esses sentimentos tem te causado sofrimento, parece válido rever sua rotina e suas prioridades, bem como procurar ajuda de um profissional para te auxiliar a entender melhor o que está acontecendo. Um abraço!
É normal sentir-se sozinha e emocionalmente sensível durante períodos estressantes, como ao estudar para vestibulares. No entanto, se esses sentimentos estão impactando negativamente seu dia a dia e persistem por um longo período de tempo, pode ser útil buscar suporte adicional. Aqui estão algumas dicas para ajudá-la a melhorar seu dia a dia e cuidar da sua saúde mental:

Priorize sua saúde mental: Reconheça que sua saúde mental é tão importante quanto sua saúde física e faça dela uma prioridade. Reserve um tempo para cuidar de si mesma, seja praticando autocuidado, fazendo atividades que você gosta ou dedicando tempo para relaxar e descansar.

Converse com alguém de confiança: É importante ter um sistema de apoio com pessoas em quem você confia. Compartilhe seus sentimentos com um amigo próximo, membro da família, professor ou conselheiro. Conversar com alguém pode ajudar a aliviar a sensação de solidão e oferecer uma perspectiva externa.

Busque atividades sociais: Procure oportunidades de se conectar com outras pessoas e participar de atividades sociais que você goste. Isso pode incluir clubes, grupos de estudo, voluntariado ou atividades extracurriculares. Conhecer novas pessoas e compartilhar interesses em comum pode ajudar a construir relacionamentos e reduzir a sensação de isolamento.

Pratique a autorreflexão: Tire um tempo para refletir sobre seus sentimentos e pensamentos. Escrever em um diário, meditar ou praticar mindfulness podem ser formas eficazes de se conectar consigo mesma e compreender suas emoções.

Busque ajuda profissional: Se você acredita que seus sintomas podem indicar uma doença mental, é importante buscar ajuda profissional. Um psicólogo ou psiquiatra pode avaliar sua situação e fornecer orientação adequada. Eles podem ajudar a identificar se você está enfrentando uma condição de saúde mental, como ansiedade ou depressão, e desenvolver um plano de tratamento adequado.

Cuide do seu corpo: Lembre-se de que a saúde mental e física estão interligadas. Certifique-se de cuidar de seu corpo comendo alimentos saudáveis, praticando exercícios regularmente e dormindo o suficiente. Esses cuidados podem ter um impacto positivo em sua saúde mental.

Tenha expectativas realistas: Lembre-se de que os vestibulares são uma fase estressante e é normal sentir-se pressionada. Tenha expectativas realistas em relação a si mesma e não se cobre em excesso. Lembre-se de que você está fazendo o seu melhor e que sua saúde mental é importante.

É importante lembrar que todos enfrentam momentos de dificuldades emocionais em algum momento da vida, e buscar ajuda não é um sinal de fraqueza, mas sim de autocuidado. Se você está preocupada com sua saúde mental, não hesite em procurar um profissional para avaliação e orientação adequada.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 150
Oii! como voce está hoje?
Algumas fases da vida são desafiantes, como por exemplo passar por período de estudos. Encontrar aquilo que lhe deixe feliz, pode ser trabalho so. O prazer pela vida é cultivado no nosso quotidiano, em pequenas atividades, com pequenas atitudes. É de dentro pra fora. O mundo nem sempre vai mostrar o que é o seu ideal para você. Precisamos experimentar as várias situações para ver como nos saímos. Assim se constrói autoestima, novos e bons relacionamentos. Precisamos fazer outras atividades que não só as de "obrigação" e sim atividades przerosas. Por isso é importante ter algum momento de pausa, lazer. Bem como a busca de atendimento psicológico que possa te ajudar a sustentar este momento de tamanha pressão. Me coloco à disposição, sou letícia e sou psicóloga. Abraço
Ter atividades que te tragam prazer e contato com natureza podem ser ações para melhorar seu dia a dia. Para entender sua dificuldade de se abrir com pessoas e buscar saídas, o indicado é fazer terapia. Abraço.
O momento de estudos pré-vestibular costuma ser muito difícil, ter uma rotina de estudos, decidir-se por um curso superior, e a pressão (tanto interna, que os vestibulandos colocam em si mesmo, quanto do mundo externo) também costuma ser grande. É importante que você pense em coisas para acrescentar em sua rotina que possam te fazer bem, por exemplo encontrar os amigos ou a família, pois isolar-se nesse momento pode contribuir para que os sentimentos que te angustiam persistam por mais tempo; ter uma rede de apoio é muito importante. Pense também em quais são seus hobbies e lembre-se de colocar pausas entre os estudos. Sentimentos como tristeza e solidão fazem parte da vida e podem surgir momentaneamente, principalmente quando passamos por momentos difíceis. No entanto, se esses sentimentos persistirem por um longo período de tempo, de maneira a não conseguir seguir em frente, busque ajuda profissional de um/a psicólogo/a. Avalie em que momento se encontra e não hesite em buscar ajuda profissional.