Estou estagnado em vários setores da minha vida e no dia-a-dia sou tomado por pensamentos ruins que
14
respostas
Estou estagnado em vários setores da minha vida e no dia-a-dia sou tomado por pensamentos ruins que me distraem e drenam meu tempo e energias de por projetos e sonhos em execução. Além disso tenho vivido conflitos bem intensos entre minhas crenças e meus valores. TCC pode ajudar em tudo isso?
Olá. Concordo com os colegas sobre o valor da relação terapeutica, independente da abordagem. Acrescento que o principal ingrediente para que você tenha sucesso em sua terapia você já tem, que é a vontade de mudar para acabar com este incômodo que você está sentindo. A TCC pode, sim, sugerir ferramentas que o (a) ajude a organizar estes pensamentos para que você chegue a uma situação de congruência entre eles, seus sentimentos e comportamentos. Espero ter ajudado um pouco um abraço.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Com certeza a TCC pode te ajudar! Mas não esqueça que no trabalho do psicólogo da TCC é te ajudar a ver detalhes Q antes da terapia não reparava e te mostrar alternativas P melhorar em relação ao que está passando, mas depende muito mais de vc realizar o exercício que o terapeuta lhe indicou P sua melhora do que propriamente do psicologo. Aconselho-o a procurar um psicólogo da abordagem TCC para ter a experiência de como funciona. Tenho certeza Q vai permanecer no tratamento
Um abraço
Beatriz Sá
Um abraço
Beatriz Sá
Um bom psicólogo pode auxiliá-lo, sim. Independente da abordagem teórico-técnica utilizada por ele. Um psicólogo que utilize a TCC, bem como alguma outra das diversas abordagens em Psicologia, pode ser um parceiro nas mudanças que você deseja implementar. O vínculo terapêutico é também importante nesse processo. Cuidar bem da saúde emocional levará você mais longe! Boa sorte!
A terapia cognitiva comportamental fala muito sobre suas crenças, pensamentos, emoções e comportamentos. Fazendo o paciente criar habilidades para modificar seus pensamentos catastróficos em pensamentos positivos. Desenvolver a sua mente de forma a evoluir em sua vida no aspecto mais amplo. A abordagem TCC é a mais adequada para o seu caso.
Mais importante do que uma ou outra abordagem é identificar aquela que mais se adequé ao seu gosto e que consequentemente te fará sentir-se a vontade para tratar as questões que o incomodam.
A terapia comportamental pode te auxiliar muito dentro desses aspectos. Existem alguns protocolos dentro dessa abordagem que podem - e devem! - ser combinados para atingir as suas necessidades específicas. Isso significa desenvolver habilidades e comportamentos para você lidar com os desafios que estão se apresentando na sua vida, hoje e no futuro. Um exemplo é o protocolo da ACT (Terapia de Aceitação e Compromisso), que trabalha sobre os pensamentos, percepções e pode chegar a trabalhar sobre os valores individuais e a as ações que se tomam de acordo com os valores e crenças pessoais. A psicoterapia se inicia com objetivos que devem estar claros tanto para você como para seu terapeuta, mas não significa que não se possa expandi-los ou mudar o curso durante a terapia, se isso for preciso. É necessariamente um processo personalizado, dinâmico e que deve respeitar a individualidade de cada um. Procure um profissional capacitado no qual você confie e sinta segurança!
OLá, como pode observar nos esclarecimentos dos colegas, há pontos que convergem e outros que levam a um entendimento de que essa ou aquela teoria psicológica é a melhor. A ciência psicológica não é única na sua prática e fundamentação teórica portanto. Há várias abordagens e para alguém distanciado desse conhecimento pode gerar dúvidas sobre qual profissional escolher e qual abordagem. Esteja certa que mais do que a abordagem, o manejo técnico é fundamental. Há pesquisa que mostra as eficácias e ineficácias de diversas teorias. Então, querer promover como essa ou aquela a MELHOR, é fazer propaganda enganosa ao meu ver. Me baseio na Gestalt Terapia e nem por isso posso promover essa abordagem como sendo a melhor. Melhor, tento ser com a prática que realizo que me proporciona acertos e erros. É fato que conseguir estabelecer um vínculo terapêutico, acolhedor, confiável e honesto entre o cliente e o terapeuta, é imprescindível. E para tanto, depende muito mais das PESSOAS envolvidas.
Olá! sem sombra de dúvidas! a Psicoterapia cognitivo comportamental racional emotivo, irá ajudar a questionar seus valores, jogar fora o que não lhe pertence e adotar os que mais lhe trazem conforto! somado a hipnoterapia em pouco tempo estará bem! Paz e bem!
Olá! Independente da linha utilizada, se você escolher um bom profissional e, sentir-se à vontade com ele ou ela, a relação terapêutica se dará naturalmente. O que não pode faltar é a sua vontade em melhor a qualidade de sua vida. Se você estiver comprometido com o seu processo, com certeza, atingirá suas metas. Desejo que você consiga atingir todas as suas metas.
A promoção da saúde mental é premissa de qualquer abordagem psicoterápica e portanto, todas poderão ajudá-lo.
A TCC, por ser uma terapia com procedimentos estruturados, orientada para o presente e para a relação colaborativa entre terapeuta e paciente, poderá facilitar o alcance de seus projetos, de suas metas. Nesse trabalho conjunto, seus recursos individuais de autoeficácia, autoconceito e autoconhecimento poderão ser desenvolvidos ao longo do processo, num aprendizado contínuo da habilidades emocionais, que poderão auxiliá-lo ao longo da vida.
A TCC, por ser uma terapia com procedimentos estruturados, orientada para o presente e para a relação colaborativa entre terapeuta e paciente, poderá facilitar o alcance de seus projetos, de suas metas. Nesse trabalho conjunto, seus recursos individuais de autoeficácia, autoconceito e autoconhecimento poderão ser desenvolvidos ao longo do processo, num aprendizado contínuo da habilidades emocionais, que poderão auxiliá-lo ao longo da vida.
Olá a terapia irá auxilia-lo nos pensamentos disfuncionais e crenças, que foram construídas ao longo de sua vida. A terapia na abordagem cognitivo -comportamental faz o uso de técnicas que irão lhe ajudar neste processo.
Abraços.
Abraços.
Bem legal procurar ajuda, entender que pensentos? Sem causa aparente ou vem de uma situação específica? O que descompesa? Quais seus valores norteadores? como se avalia? Como acha que os outros te avalia? Etc... A visão que temos de nos mesmos, sobre os outros sobre o mundo influenciam grande na forma de interagir e reagir. Também é muito válido procurar paralelente fazer umas pesquisa clinica vitaminas, ferro, homôrnios principalmente D, etc...pois somos integramenre um todo.
Att,
Maria
Att,
Maria
A psicologia é uma ciência muito rica e em qualquer abordagem pode te ajudar em sua questão. Mas para responder sua pergunta de forma fiel, sim, a TCC é uma abordagem muito eficaz pro seu tipo de problema. Pois é um tipo terapia organizada, focal e ao mesmo tempo muito flexível. O que significa que ajuda a identificar o real problema, foca nas soluções práticas e se adapta de acordo com suas metas, metas essas que serão identificadas em terapia. Ela disponibiliza ótimas ferramentas de auto conhecimento, de soluções de problemas e busca de objetivos. Recomendo.
Prezado (a), boa tarde.
Veja, a Psicoterapia, como um processo de autoconhecimento de conteúdos conscientes e inconscientes, pode oportunizar sua saúde Psíquica. Como sinalizou a Psicóloga Lorena Furlani, a Psicologia como um todo pode colaborar no seu campo de vivencia consigo e com o mundo. O que irá diferencia é o método de acesso a este campo entende? As vezes, o que influencia de forma profunda no processo clínico é a relação e vínculo terapêutico.
Atenciosamente,
Wellington Albuquerque.
Psicólogo Clínico - CRP: 18809/02
Veja, a Psicoterapia, como um processo de autoconhecimento de conteúdos conscientes e inconscientes, pode oportunizar sua saúde Psíquica. Como sinalizou a Psicóloga Lorena Furlani, a Psicologia como um todo pode colaborar no seu campo de vivencia consigo e com o mundo. O que irá diferencia é o método de acesso a este campo entende? As vezes, o que influencia de forma profunda no processo clínico é a relação e vínculo terapêutico.
Atenciosamente,
Wellington Albuquerque.
Psicólogo Clínico - CRP: 18809/02
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Como consigo acompanhamento psicólogico emocional gratuito?
- não sei mais o que fazer por minha esposa nunca tá feliz com que eu faço, sempre tento agradar ela, mas quando uma agulha falta ela muda de humor, sem contar as desconfianças de comportamento feito por ela, se me perfume ela diz que é pra algum do trabalho, antes era a condição financeira agora melhoramos…
- Qual o melhor tratamento para uma pessoa que tem transtorno de ansiedade generalizada e hipocondría?
- Olá. Minha filha sempre foi reservada na escola e sempre se queixou de que seus colegas eram desorganizados e bagunceiros o que para ela era um incomodo. Ela sempre foi inteligente e não gosta de fazer perguntas sobre as matérias na escola porque acredita não ter necessidade, certo dia anos atrás, ela…
- Minha filha tem 14 anos, possui hipotiroidismo controlado, corpo normal, não se senti a vontade de fazer amizades com adolescentes de sua idade somente mais novos na escola a mesma coisa é bastante ativa,,falante as vezes ansiosa. É normal ela não querer fazer amizades com amigos mais novos que ela?
- Para tratar transtorno bipolar, que necessita remédios, só um psiquiatra ou um médico neurologista…
- Minha filha tem 14 anos e só gosta de interagir com crianças mais novas que ela. Isso é normal?
- Meu filho de 5 anos foi vítima de abuso pelo meu enteado de 13 anos. Se ele ficar vendo o seu agressor é possível que ele tenha mais consequências graves? E ñ consiga esquecer a medida que ele vá crescendo?
- Boa noite! Tenho um filho de 29anos, ele já alguns anos esta tendo um comportamento de muitas mentiras ,esta praticamente impossível em acreditar nele.Qual especialista devo procurar?
- Minha esposa reclama constantemente que não dou o mesmo carinho e atenção a ela como na época de namoro. Não sei mais como me aproximar dela. Minhas tentativas de aproximação resultam em desconfiança da parte dela, pois ela julga essa atitude como "inédita" e logo "me corta". O que eu faço?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 75 perguntas sobre Terapia Cognitivo Comportamental
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.